Vietnã

Templo da Literatura

  • Endereço
    • P Quoc Tu Giam
  • Horários
    • 8-17h

  • Telefone
    • +84 4 4 3845 2917

Resenha da Lonely Planet

Cerca de 2km a oeste do lago de Hoan Kiem, o Templo da Literatura é um exemplo raro de arquitetura tradicional vietnamita bem conservada. Fundado em 1070 pelo Imperador Ly Thanh Tong, o templo é dedicado a Confúcio (Khong Tu) e homenageia os estudiosos mais destacados e os homens de maior prestígio literário do Vietnã. A primeira universidade do país foi estabelecida aqui em 1076. Nessa altura, a entrada era permitida apenas àqueles nascidos em berço nobre, mas após 1442 uma postura mais igualitária foi adotada, e alunos talentosos de toda a nação passaram a seguir para Hanói para estudar os princípios do confucionismo, da literatura e poesia.

Em 1484, o Imperador Le Thanh Tong ordenou a construção de estelas para gravar os nomes, locais de nascimento e conquistas de estudiosos excepcionais – 82 permanecem de pé. O imponente portal de dois andares (em P Quoc Tu Giam) que forma a entrada é precedido por uma placa curiosa, cujos dizeres pedem aos visitantes que desmontem de seus cavalos antes de entrar.

A seguir, caminhos em meio a jardins de aparato levam até o pavilhão de Khue Van, construído em 1802, além do qual fica uma grande piscina quadrada conhecida como o “Poço da Clareza Divina”.

A ala norte do pátio é marcada por um templo pagode de estatura baixa que aloja uma estátua extraordinária de um Confúcio de aparência majestosa, retratado com um cavanhaque e trajando robes escarlates, ladeado por quatro de seus discípulos.