Vietnã

Mausoléu de Ho Chi Minh

  • Horários
    • 8-11h seg-qui, sab e dom dez-set, último horário de entrada 10h15

Resenha da Lonely Planet

Seguindo a tradição de Lenin, Stalin e Mao, o Mausoléu de Ho Chi Minh é um edifício monumental de mármore. Contrariando seu desejo, que pedia uma cremação simples, o mausoléu foi construído com materiais coletados de todas as partes do Vietnã entre 1973 e 1975. Depositado nas entranhas do edifício, num sarcófago de vidro, está o corpo frágil e pálido de Ho Chi Minh. O mausoléu fica fechado por cerca de dois meses por ano, quando a manutenção do corpo embalsamado é feita na Rússia.

O telhado e o peristilo, dizem, evocam uma casa comunitária tradicional, ou dizem outros, uma flor de lótus, embora muitos turistas enxerguem apenas um cubículo de concreto com colunas.

A fila, que geralmente anda depressa, costuma serpentear por centenas de metros até a entrada do mausoléu. Uma vez no interior, adote uma velocidade lenta, mas regular, ao passar pelo corpo de Ho. Os guardas, em uniformes militares brancos como a neve, ficam a uma distância de cinco passos uns dos outros, proporcionando um aspecto estranhamente autoritário ao espetáculo um tanto macabro que é o corpo com seus cabelos brancos e finos.

Note que não é permitido vestir shorts e camisetas sem mangas, portanto use roupas discretas e mantenha uma atitude respeitosa o tempo todo – não fale. É proibido também colocar as mãos nos bolsos. Chapéus têm de ser retirados e talvez peçam a você que guarde a mochila, o telefone e a câmera antes de entrar. É estritamente proibido tirar fotos no mausoléu.

A maioria dos visitantes é vietnamita e é interessante observar suas reações. Grande parte demonstra um respeito profundo por Ho Chi Minh, que é celebrado tanto por seu papel como libertador do povo vietnamita do colonialismo, como pela ideologia comunista. Esta visão é reforçada pelo sistema educacional do Vietnã, que enfatiza os feitos e proezas de Ho.

Se tiver sorte, você vai pegar a troca da guarda no lado de fora do mausoléu de Ho – a pompa e cerimônia exibidas aqui rivalizam as do evento britânico equivalente no Palácio de Buckingham.