Vietnã

Trabalhador no campo de sal, Vietnã

Com vocês, Vietnã!

Abençoado com um litoral arrebatador, montanhas verde-esmeralda, parques nacionais de tirar o fôlego, cidades dinâmicas, uma cultura interessantíssima e uma das melhores cozinhas do mundo, o  Vietnã  tem de tudo.

A experiência vietnamita

O Vietnã é uma nação em movimento. Veloz. O povo tem energia de sobra, é direto, tem tino comercial e é resiliente por natureza. É extremamente divertido explorar este país; os vietnamitas adoram rir (e beber), e você terá várias oportunidades para socializar e ouvir histórias. A Guerra Americana acabou, mas seu impacto permanece – lembretes do conflito cataclísmico estão por todos os lugares. Dito isso, o país nunca se deixou derrotar e emergiu com o orgulho intacto. Pobre em certas partes, mas nunca miserável, o Vietnã está se desenvolvendo a uma velocidade espantosa. Os viajantes têm de levar em conta alguns problemas (incluindo pequenos golpes), mas o perigo é mínimo – em geral, é um país seguro, maravilhosamente gratificante e incrivelmente variado para explorar.

Um banquete cultural

Este é um país com uma miríade de influências e pontos referenciais. No Sul, as culturas indiana e hindu têm uma influência duradoura nos templos Cham e nas especiarias da cozinha regional, apimentada com malagueta e temperada com coco. Siga para o norte e as conexões chinesas ficam bem mais aparentes. Entre essas duas culturas concorrentes, você encontrará um Vietnã quintessencial nas províncias centrais: o charmoso porto antigo e histórico de Hoi An, e os túmulos reais, templos pagodes e a cozinha imperial de Hue. Ah, e tem mais, muito mais. Inclua a duradoura influência colonial francesa, evidente nos bulevares elegantes de  Hanói, nos museus imponentes da cidade de Ho Chi Minh e nas baguetes crocantes e cultura de cafés encontradas em toda esquina. Adicione o interlúdio norte-americano, mais de 50 tribos montanhesas e, claro, a ideologia orgulhosa (testada em batalha e vitoriosa) e reinante do Partido Comunista, e o Vietnã é isto: inebriante, intoxicante e único.

Natureza grandiosa, cidades florescentes

Se você quer visuais dramáticos, o Vietnã não decepciona. Navegue por um oceano azul-celeste pontuado por ilhas de calcário de aparência surreal em  Halong Bay epratique slalom em meio às montanhas continentais de karst de Cao Bang. Suba por trilhas de montanha e explore vilas tribais perto de Sapa e Bac Ha. Depois, conheça as areias espetaculares das baías do litoral central e explore os recifes e angras de Cham e das Ilhas Con Dao. A Rodovia 1 é praticamente toda urbana, portanto faça desvios frequentes para conhecer os espantosos sistemas de cavernas de Phong Nha, parques nacionais como o Cat Tien, e os remansos encantadores do  Mekong Delta. Por fim, nenhuma visita fica completa sem experimentar a energia vital das cidades grandes na capital do Vietnã, Hanói, a grande dama antiga do Oriente, e a cidade de Ho Chi Minh, a casa das máquinas da economia e da nação.

Última atualização: 19 de Novembro de 2014