Venezuela

Bem vindo à Venezuela

Enquanto outros países sul-americanos são romantizados pelo tango, por Machu Picchu ou pelo Carnaval, a reputação da Venezuela gira em torno do petróleo, do estilo político combativo do falecido presidente Hugo Chávez e das misses que com frequência ganham concursos de beleza mundo afora. Apesar de tudo isso, porém, há muito mais sobre a Venezuela do que essas manchetes típicas. Aliás, a Venezuela é, na verdade, bem diversificada e ainda pouco visitada por viajantes internacionais.

Nesse país, você encontra picos andinos; o maior trecho de costa caribenha pertencente a uma única nação; ilhas tranquilas próximas ao litoral, em meio ao mar turquesa; pântanos habitados por jacarés, capivaras, piranhas e sucuris; a úmida floresta amazônica; e uma vasta savana, pontilhada por montanhas de cume plano, chamadas tepuis. Lá está também a mais alta cachoeira do mundo, a Salto Ángel, que cai de 979 m, do topo de um tepui no Parque Nacional Canaima. Quem busca aventura encontrará trilhas, mergulhos, windsurfe, parapente e mais. E, o que é ainda melhor: essas atrações ficam a um dia de viagem de ônibus ou um voo curto uma da outra.

Os que se interessam pela cultura podem se esbaldar nas casas de salsa vibrantes da capital, Caracas, explorar diversos festivais regionais, garimpar artesanatos nas cidadezinhas do interior ou até acompanhar os dotes de jogadores de beisebol no estádio local. À sua época, o próprio Chávez, com sua “Revolução Bolivariana”, também se tornou uma atração nacional, levando documentaristas, trabalhadores voluntários e simples espectadores ao país. 

Última atualização: 06 de Novembro de 2014