Turquia

Istambul

Bem-vindo a Istambul

História

A localização estratégica de Istambul atraiu muitos saqueadores ao longo dos séculos. Os gregos, persas, romanos e venezianos se revezaram no comando da cidade antes de os otomanos atacarem e decidirem ficar por lá – lembretes físicos dos vários dominadores podem ser vistos espalhados pela cidade. E o fato de a cidade incluir dois continentes não era o seu único atrativo. Istambul está localizada no último trecho das famosas Rotas da Seda que uniam a Ásia e a Europa, e muitos mercadores gostaram tanto da cidade que também decidiram ficar. Com isso, eles levaram ao local uma diversidade cultural que perdura até hoje.

 

Arte e arquitetura

Os conquistadores dos tempos antigos tendiam a saquear a cidade em vez de enriquecê-la com tesouros artísticos, mas tudo isso mudou com o domínio dos bizantinos, que adornaram suas igrejas e palácios com mosaicos e afrescos. Por milagre, muitos deles sobreviveram para ser admirados. Seus sucessores, os otomanos, lançaram um ambicioso programa arquitetônico após sua chegada. As mesquitas imperiais magnificamente decoradas são triunfos arquitetônicos que formam um dos panoramas mais belos do mundo.

 

Herança culinária

“Mas e a comida?”, você se pergunta. Temos a satisfação de relatar que a culinária da cidade é tão diversificada quanto a sua herança... e uma delícia! Os locais levam a comida e a bebida a sério, e os restaurantes da cidade são os melhores do país. Você poderá usufruir de badaladas criações da gastronomia fusion, ricos pratos asiáticos ou clássicos italianos, mas a maioria dos visitantes prefere provar os suculentos kebabs, os saborosos mezzes e peixes frescos que são os pratos típicos da cidade, acompanhados de rakı, cerveja ou o vinho local, bastante suave.


Vida local

Algumas cidades antigas são a soma de seus monumentos, mas Istambul é muito mais do que isso. Uma de suas variadas atrações são os próprios ıstanbullus, com sua paixão pela vida e espírito generoso. Essa comunidade vibrante, inclusiva e em expansão é composta de pessoas que trabalham e festejam muito, valorizam a família e os amigos e não têm dificuldade de misturar tradição e modernidade em seu dia a dia. Una-se a eles em seus pontos de encontro preferidos – çay bahcesis (casas de chá com terraço), cafés de bairro, meyhanes (tabernas turcas) e kebapçıs (kebaberias) – será um ponto alto da sua visita.

Última atualização: 10 de Setembro de 2014

Dicas e artigos

  1. Istambul

    Um dia perfeito em Istambul

    25 de Março de 2015

    O dia começa cedo e já cheio de lembranças na maior cidade da Turquia. Ao amanhecer, a melodia...

    Leia mais

  2. A bela mesquita de Süleymaniye à noite

    A impressionante mesquita Süleymaniye, em Istambul

    01 de Junho de 2015

    Süleymaniye coroa uma das sete colinas de Istambul e domina o Chifre de Ouro (Haliç),...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Turquia