The Hill Country

Jardim Botânico Peradeniya

Resenha da Lonely Planet

Houve um tempo em que este belo jardim botânico era reservado apenas para a realeza de Kandyan. Hoje até os plebeus podem entrar no jardim botânico que, com 60 hectares, é o maior e mais impressionante do Sri Lanka.

Entre os muitos destaques há uma coleção de orquídeas e uma alameda de palmeiras reais. Outro grande sucesso é a gigantesca figueira Javan no grande gramado. Cobrindo 2500 m², ela é como uma enorme e viva cúpula geodésica.

Nos fins de semana e feriados os jardins ficam lotados de turistas locais propensos ao romantismo, e pode ser difícil se locomover sem tropeçar em um ou outro jovem casal namorando.

Se a comida é mais importante que o amor, você encontra uma cafeteria cara (pratos Rs 550 a Rs 1000) cerca de 500m ao norte da entrada. A comida ocidental e do Sri Lanka é servida em uma varanda coberta. Melhor é levar um piquenique. Só fique atento à matilha insistente de cães locais.

O ônibus 644 (Rs 15) que sai da parada da torre do relógio de Kandy vai para o jardim. Um triciclo de Kandy custa cerca de Rs 700 ida e volta; uma van custa cerca de Rs 1500. Muitos motoristas de táxi integram uma visita aos jardins no passeio ao Orfanato de Elefantes Pinnewala ou ao templo de Kandy.