The Hill Country

Buduruwagala

  • Endereço
    • Wellawaya
  • Horários
    • 6h30-18h

Resenha da Lonely Planet

Cerca de 5km ao sul de, uma estrada secundária segue para oeste da estrada Tissa rumo às belas estátuas de Buda de mil anos e construídas em pedra em Buduruwagala. Cercado por estátuas menores, o gigantesco Buda em pé (com 15m, é o mais alto da ilha) no centro ainda guarda traços do revestimento original de gesso, e uma longa faixa cor de laranja sugere que ele já foi pintado.

As Estátuas Centrais

A que está no centro das três estátuas à direita do Buda é Avalokiteśvara (o bodisatva da compaixão) do budismo maaiana. À esquerda desta escultura pintada de branco há outra, feminina, considerada sua consorte, Tara. Diz a lenda local que a terceira estátua representa o Príncipe Sudhana.

As Outras Estátuas

Das três estátuas à esquerda do Buda, a coroada no centro do grupo é Maitreya, o futuro Buda. À esquerda dele está Vajrapani, que segura uma vajra (um símbolo de raio em forma de ampulheta) – um exemplo incomum do lado Tântrico do budismo no Sri Lanka. A estátua à esquerda pode ser Vishnu ou Sahampath Brahma. Várias estátuas mantêm a mão direita erguida com dois dedos dobrados em direção à palma – um gesto de chamado.

O nome Buduruwagala deriva das palavras para Buda (Budu), imagens (ruva) e pedra (gala). Acredita-se que as estátuas são do século 10 e pertencem à escola do Budismo Maaiana, que teve um breve apogeu no Sri Lanka nessa época.

Recentemente uma velha estupa foi descoberta na metade do caminho a partir a junção onde estão as esculturas.

Dicas práticas:

Você pode achar um guia, que vai querer uma gorjeta. Um triciclo de Wellawaya custa cerca de Rs 500 ida e volta. Algumas pessoas vão a pé a partir da junção com a estrada principal, o que é muito agradável, mas também muito quente e demorado. A rota atravessa vários lagos. Preste atenção às aves da região, entre elas muitas garças.