Taiwan

Taiwan - Taipei

Taiwan e a Ásia moderna

O Tao de hoje

A ilha de Taiwan é herdeira de toda a tradição chinesa do Budismo, Taoísmo, Confucionismo e outras coleções amorfas de divindades e demônios adorados pela fé folclórica. Entretanto, ao longo dos séculos, as pessoas foram mesclando sua fé em uma cultura religiosa única e tolerante, que por um lado possui tantos rituais quanto o Catolicismo, e por outro lado pode ser tão desenfreada quanto a Santeria.

Os templos taiwaneses (todos os 15mil) combinam salões de adoração, festivais locais e casas de arte debaixo do mesmo teto. Assista à queima de um barco amaldiçoado pela praga no Templo Donglong, participe de uma peregrinação com o Expresso do Paraíso, estude um teto com um mosaico tridimensional e entenda como uma bandeira e uma bola passaram a representar uma prece.

 

Valores asiáticos próprios

Desafiando aqueles que diziam que isso não estava no DNA deles, os taiwaneses estabeleceram a democracia mais vibrante da Ásia, uma sociedade liberal com uma imprensa livre estrondosa, igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos, assim como um crescente respeito aos direitos dos animais. Os ancestrais ainda são adorados e pais e mães honrados, mas os políticos que pensavam que o povo deveria se curvar a eles, não o contrário, ficaram bastante desapontados. Se você quiser ter uma ideia da paixão do povo por protestos, vá à Taipei Main Station em qualquer fim de semana ou apenas acompanhe os jornais locais.

Última atualização: 06 de Fevereiro de 2015