Sri Lanka

Buddha Dourado em Dambulla, Sri Lanka.

Apresentando o Sri Lanka

Praias intermináveis, ruínas atemporais, povo acolhedor, muitos elefantes, surf fantástico, preços baixos, trens divertidos, chá famoso, comida saborosa – precisamos continuar?

O país desconhecido 

É possível dizer que o Sri Lanka tem estado escondido à vista. Muitos viajantes passaram direto por ele a caminho de outro lugar, mas anos de guerra e dificuldades como tsunamis mantiveram o Sri Lanka fora de muitos itinerários.

Mas agora – como você deve ter ouvido – a guerra acabou e Sri Lanka levanta a cabeça. Se você “cansou” da Índia, é indiferente ao Sudeste da Ásia ou simplesmente quer conhecer um lugar cujos encantos e prazeres sejam inúmeros, é hora de se jogar.

Tanto em tão pouco 

Os atributos do Sri Lanka são muitos. Poucos lugares têm tantos Patrimônios Mundiais da Unesco (oito) reunidos em uma área tão pequena. São mais de 2000 anos de cultura que podem ser descobertos em lugares antigos cheios de mistérios. Templos lendários transbordam lindos detalhes criados por artesãos ao longo dos séculos.

Em trechos inteiros do país, aquela coisa que aparece no meio da noite pode ser um elefante a caminho do charco favorito. Em safáris pelos agradáveis e tranquilos parques nacionais do Sri Lanka é possível encontrar leopardos, carrancudos búfalos d’água, todo tipo de aves e um bando de primatas.

Quando quiser fugir do clima tropical do litoral e das terras baixas, vá para as colinas verdejantes, esverdeadas e viralmente contagiosas de encanto. Plantações muito verdes de chá e picos cobertos de florestas tropicais atraem os que caminham, fazem trilhas ou simplesmente querem ver o cenário em uma espetacular viagem de trem.

E tem as praias. As praias! Brancas ofuscantes e muitas vezes inacessíveis, elas cercam a ilha de forma que, aonde quer que você vá, estará perto de uma joia de areia. Se vencer a inevitável preguiça, você pode surfar e mergulhar em lugares de primeira sem as multidões de primeira.

É muito fácil 

As distâncias são pequenas: veja o lar sagrado da árvore mais velha do mundo de manhã (Anuradhapura) e se encante com a imagem de centenas de elefantes se reunindo à tarde (Minneriya). Encontre sua praia favorita, medite em um templo de 2000 anos, troque sorrisos enquanto percorre um antigo vilarejo, encante-se com aves e flores do campo e tente não perder a conta dos pratinhos que acompanham seu arroz e curry. Passeie por tesouros coloniais em Colombo e siga em frente para um surf épico.

O Sri Lanka é espetacular,acessível e ainda não  muito lotado. Este é o melhor momento para descobrir o país.

Última atualização: 19 de Novembro de 2014