Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Bem-vindo ao Rio de Janeiro

Praias douradas e montanhas verdejantes, uma vida noturna embalada por samba e partidas de futebol espetaculares: bem-vindo à Cidade Maravilhosa

Paisagens tropicais 

Do alto dos 710m do Corcovado, você entenderá por que o Rio é chamado de Cidade Maravilhosa. Montanhas verdes e exuberantes flanqueiam a cidade, com praias reluzentes pontuando a costa e uma série de ilhotas ao longo da orla marítima. Longe de ser um simples cenário cinematográfico, essa beleza à beira-mar proporciona excelentes aventuras ao ar livre: caminhar na floresta da Tijuca, pedalar ao longo da lagoa e das praias, navegar pela Baía de Guanabara, além de surfe, escalada em rocha e asa-delta em uma das paisagens urbanas mais impressionantes do mundo.

Praias cativantes

As praias do Rio há muito seduzem os visitantes. Copacabana tornou-se símbolo do Rio nos anos 1940, quando estrelas internacionais passavam ali o final de semana. No centro das atenções hoje está Ipanema, cuja fama e beleza são exaltadas desde que os astros da bossa-nova Tom Jobim e Vinicius de Moraes revelaram ao mundo os encantos do lugar, na década de 1960. Para os cariocas, a praia é seu quintal – um parque de diversões gratuito e aberto a todos, que oferece prazer sem fim na forma de futebol, vôlei e surfe, e onde se pode petiscar, beber ou apenas relaxar e observar o vaivém das pessoas.

Os ritmos do Rio

A música é a alma do Rio, com uma trilha sonora composta de rock, bossa-nova, hip-hop, funk e muitos outros ritmos. Acima de tudo, há o samba, com suas raízes africanas e uma batida contagiante que é sinônimo de Rio de Janeiro. Você pode ouvi-lo por toda a cidade, mas a alma do samba mora na Lapa, um bairro agitado, antes associado à prostituição e que hoje abriga dezenas de espaços de música ao vivo e finais de semana com festas de rua que atraem todo tipo de folião. O samba, claro, sempre é o som do Carnaval e dá o ritmo das festas de rua e desfiles noturnos.

Alegria de viver

Por falar em Carnaval, o Rio sabe como festejar. Seja alegria de viver, joie de vivre ou lebensfreude, os cariocas têm de sobra. O Carnaval, com seus preparativos, é a mais clara manifestação desse espírito festeiro. Mas o Rio tem muitas outras ocasiões para cair na folia – comemorações após o jogo do Flamengo (ou do Vasco, Fluminense ou Botafogo), rodas de samba no final de semana por toda a cidade, bailes funk nas favelas e festas pela baía a bordo de um navio, sem falar em grandes eventos como o Réveillon e as festas juninas.

Última atualização: 11 de Junho de 2014

Dicas e artigos

  1. Praia de Ipanema

    5 coisas bem cariocas para fazer no Rio de Janeiro

    26 de Julho de 2016

    Que o Rio de Janeiro é lindo e cheio de opções para passeios, isso todos sabem, mas que tal fugir...

    Leia mais

  2. Morro Dois Irmãos

    Curtindo as Olimpíadas nas montanhas cariocas

    26 de Julho de 2016

    Praia ou montanha? A preferência dos turistas no Rio de Janeiropelas praias é indiscutível, mas o...

    Leia mais

  3. Morro do Vidigal

    No topo do Vidigal

    26 de Julho de 2016

    Suba o morro, é seguro. Eu, um estranho no ninho e viciado em Chaves, fui orientado, pelo dono da...

    Leia mais

  4. Maracanã

    Um roteiro clássico pelo Rio de Janeiro

    26 de Julho de 2016

    O Rio de Janeiro é uma cidade repleta de belas atrações que encantam turistas do mundo inteiro....

    Leia mais

  5. Vista da cidade à noite

    Uma noite de agito no Rio

    07 de Janeiro de 2016

    Quando o sol se põe nas praias do Rio de Janeiro, os bronzeados cariocasvão para casa tirar a...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Rio de Janeiro