Portugal

Portugal

Bem-vindo a Portugal

Castelos medievais, aldeias com calçamento de pedra, cidades cativantes e praias de areias douradas: experimentar Portugal pode significar muitas coisas. A história, os vinhos e as comidas excelentes, as paisagens idílicas e a tórrida vida noturna são apenas o começo...

 

Fantasmas do passado

Celtas, romanos, visigodos, mouros e cristãos – todos eles deixaram sua marca no país ibérico. Explorar Portugal significa ficar frente a frente com grandes mistérios do passado. Você pode observar gravuras rupestres de 20 mil anos, em Vila Nova de Foz Côa, assistir ao pôr do sol sobre os intrigantes megálitos nos arredores de Évora, ou se perder nos intrincados corredores dos Patrimônios Mundiais da unesco em Tomar, Belém, Alcobaça ou Batalha. É possível preencher todo um roteiro com palácios que pairam sobre bosques enevoados, castelos erguidos no topo de precipícios e cidades medievais incrivelmente preservadas.

 

A mesa portuguesa

Pão fresco, azeitonas, queijos, vinho tinto ou verde, peixes grelhados, cataplana (ensopado de peixes e frutos do mar), defumados – os portugueses aperfeiçoaram a arte de preparar (e comer) refeições simples e deliciosas. Sentar-se à mesa significa vivenciar a abundância do litoral e a fertilidade do campo em Portugal. Aliás, nem é preciso sentar. Dá para pedir em pé um pastel de nata numa confeitaria inaugurada em 1837 em Belém, ou perambular por lindos vinhedos sorvendo os aveludados vinhos do Porto no vale do Douro – mais antiga região demarcada do mundo. Vá aos bem abastecidos mercados do Porto e de Lisboa e prepare um memorável piquenique na praia. E, na hora de descansar, reserve uma mesa em algum dos melhores restaurantes desse país repleto de jovens chefs talentosos.

 

Paisagens de cinema

 

Fora das cidades, a beleza de Portugal se revela em sua surpreendente variedade. Você pode pernoitar em castelos e mansões com vista para vinhedos e olivais, escalar os picos de granito do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ou apreciar a paisagem intocada e as aldeias históricas nas regiões das Beiras. Nos mais de 800 quilômetros de litoral, observe a vista sobre dramáticos penhascos no fim do mundo, surfe em frente a praias cobertas por dunas, ou relaxe em ilhas cercadas por um tranquilo mar azul. No exuberante estuário do rio Sado é possível observar golfinhos; no sinuoso rio Guadiana fazer bons passeios de barco e caiaque; e por todo o país existem memoráveis trilhas para serem percorridas a pé ou de bicicleta.

 

Ritmos de Portugal

 

O calendário português está repleto de festas. Beba, dance e se divirta a noite toda em eventos como a Festa de Santo António, em Lisboa, ou a Festa de São João, no Porto. Há muita diversão nas feiras do interior, e festivais de rock e de world-music ao longo de todo o litoral. E, naturalmente, qualquer época do ano é adequada para ouvir o melancólico fado na Alfama, sair para dançar no Bairro Alto ou ficar nos bares do Porto, de Coimbra e de Lagos.

Última atualização: 08 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. Cidadezinha na região de Algarve

    Algarve: motivos para visitar e se encantar com a beleza da região

    08 de Maio de 2015

    A região do Algarve é sedutora. O litoral tem muito destaque por suas falésias de tirar o...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Portugal