OceaniaDicas e artigos

Como conhecer a Austrália de trem

Tim Richards

A Austrália é um país tão grande que a ideia de cruzá-lo de avião parece lógica. Há outra opção para se conhecer o país, porém – uma que faz a viagem memorável por si só: via trem. Utilizando rotas interconectadas, é possível embarcar em uma grande jornada de trem pelo continente, cruzando savanas, florestas e trópicos e mergulhando em um cenário sempre mutante. Listamos algumas dicas sobre como fazer essa aventura.

 

O trem Indian Pacific faz parada em uma pequena cidade na Planície de Nullarbor © Matt Munro/Lonely Planet

De Savana do Golfo até a costa do Pacífico

Savana do Golfo, a noroeste de Queensland, é uma fascinante campina de árvores esparsas, cortada por rios que correm para o Golfo de Carpentaria. Aqui você pode começar a sua viagem épica de trem pela Austrália de várias maneiras.

Se preferir a jornada mais longa, comece a oeste de Mt Isa, uma das cidades mineiras em atividade há mais tempo em Queensland. Antes de deixar Isa, visite o Outback da região, o qual lhe dará acesso a três grandes atrações: a mina Hard Times, o museu de história Isa Experience & Outback Park e o Centro Fóssil de Riversleigh, com exibição de fósseis encontrados ali perto, no Parque Nacional de Boodjamulla.

Então, embarque no Inlander, na ferrovia de Queensland, e vá para a cidade costeira de Townsville passear em suas ruas cheias de grandiosa arquitetura histórica. Essa jornada de 21 horas o leva pela savana aberta até a região verde a leste do Great Dividing Range.

Faça acontecer

O Inlander sai duas vezes por semana; faça a sua reserva via Queensland Rail Travel.

 

O histórico trem turístico Gulflander está em operação desde 1889 © Tim Richards/Lonely Planet

De Normanton para Cairns: uma trajetória alternativa pela Savana do Golfo

Uma alternativa para a sua viagem de trem pela Austrália é começá-la em Normanton, a norte de Mt Isa. Essa pequena cidade é o ponto final do trem turístico Gulflander, também conhecido como “Tin Hare”. Em operação desde 1889, ele vai até a pequena cidade de Croydon, seguindo por trilhos especificamente projetados para desafiar as enchentes. É possível viajar no Gulflander como parte de um passeio que inclui o Savannahlander, outro trem histórico que o levará até Cairns, cidade calma e tropical em Esplanade, Boardwalk & Lagoon. De Cairns, você poderá fazer uma espetacular viagem de volta, passando pelas serras a oeste da cidade na Ferrovia Cênica de Kuranda.

Faça acontecer

Os trens Gulflander e Savannahlander saem uma vez por semana. A Ferrovia Cênica de Kuranda tem partidas diárias. Faça a sua reserva on-line.

 

Viaje no moderno e confortável Spirit of Queensland © Tim Richards/Lonely Planet

De Norte de Queensland para Brisbane

Começando em Cairns ou Townsville, embarque no Spirit of Queensland, um reluzente e moderno trem que oferece diversos assentos ou railbeds – poltronas semelhantes às de avião, que se convertem em camas à noite. De qualquer modo, você terá acesso a entretenimento onde se sentar e também a um café-bar, o Club Car. Seguindo a leste da Great Dividing Range, não muito longe da costa, esse trem vai para o sul, chegando até Brisbane; leva 24 horas saindo de Cairns ou 18, de Townsville.

Faça acontecer

O trem Spirit of Queensland sai cinco vezes por semana; faça a sua reserva em Queensland Rail Travel.

De Brisbane para Sydney

Capital e centro econômico do estado de Queensland, Brisbane é uma cidade agitada com diversas opções gastronômicas e turísticas. Veja as estimulantes exposições na impressionante Galeria de Arte Moderna, então caminhe até um descolado café no West End, como o Gunshop. Embarque em uma balsa CityCat para um cruzeiro pelo rio e termine seu dia com uma cerveja no Hotel Regatta, em frente ao terminal de balsas.

Acorde cedo e pegue o trem XPT para Sydney, cuja viagem leva 14 horas. Saindo antes do amanhecer, você passará pela verde Border Ranges e entrará em New South Wales com o sol nascendo. Dali é uma viagem diurna por floresta nativa e cidades regionais, e, eventualmente, você chegará à costa do Pacífico de novo, em Coffs Harbour, lar do icônico Big Banana. Então, verá mais montanhas imponentes a leste do Parque Nacional de Barrington Tops e saberá que está entrando em área urbana, e que Sydney se aproxima.

Faça acontecer

O XPT sai diariamente de Brisbane para Sydney; faça a sua reserva on-line em NSW TrainLink.

 

Vista aérea da impressionante Opera House de Sydney e da Ponte da Baía de Sydney © Pete Seaward/Lonely Planet

De Sydney para Melbourne

O orgulho de Sydney é seu belo porto. Você pode admirá-lo ao passear em uma das balsas públicas que saem regularmente do Circular Quay, perto da icônica Opera House e da grandiosa Ponte da Baía de Sydney. Uma breve viagem de balsa leva você por baixo da ponte até a Ilha Cockatoo, uma antiga prisão e estaleiro que, hoje em dia, é uma intrigante atração turística.

Após ter um gostinho de Sydney, embarque no trem XPT, em uma jornada de 11 horas, até Melbourne. O trem segue a oeste, evitando as Montanhas Nevadas, e, então, leva-o ao sul, passando pela cidade fronteiriça de Albury e cruzando o Rio Murray até Victoria. Se optar por viajar à noite, o sol nascerá quando estiver passando pelos subúrbios ao norte de Melbourne, em direção à impressionante Estação de Southern Cross, no coração da cidade.

Faça acontecer

O XPT sai duas vezes por dia, de Sydney para Melbourne; faça a sua reserva em NSW TrainLink.

 

Aproveite o café e a gastronomia de Melbourne em uma breve parada na cidade © James Braund/Lonely Planet

De Melbourne para Adelaide

Melbourne é a capital cultural e gastronômica da Austrália. Comece a exploração da cidade com um ótimo café e brunch no Auction Rooms e, então, siga para as delícias veganas da Smith & Deli ou a moderna culinária asiática do Chin Chin. Para uma atividade cultural, absorva a excelente arte australiana (incluindo obras aborígenes) no Ian Potter Centre: NGV Australia.

Então, embarque no trem Overland e siga a oeste para Adelaide. Inaugurado em 1887, esse foi o primeiro trem intercolonial (depois, interestadual) da Austrália. Viajando durante o dia, ele segue a sudoeste de Melbourne, passando pela segunda maior cidade de Victoria, Geelong, e, depois, pega uma rota pelo interior, cruzando fazendas e o espetacular Parque Nacional Grampians, conhecido pelos aborígenes locais como Gariwerd. Finalmente, ele corta as atraentes colinas verdes de Adelaide Hills, descendo até a capital do sul da Austrália.

Faça acontecer

O Overland sai duas vezes por semana de Melbourne para Adelaide; faça a sua reserva via Great Southern Rail.

 

Viaje com estilo em um dos trens mais famosos da Austrália, o The Ghan © Matt Munro/Lonely Planet

The Ghan: de Adelaide para Darwin

Adelaide tem orgulho de sua culinária e seu vinho. Experimente a primeira no excelente Mercado Central e o segundo em um passeio pela região viticultora de Barossa Valley com a empresa de turismo Groovy Grape.

Chegou a hora de pegar seu último trem. Embarque no The Ghan, que o levará até Darwin, no Território do Norte, em uma das mais extensas viagens de trem do mundo, atravessando um continente e passando de um clima temperado para o deserto dos trópicos. A jornada leva 53 horas via Alice Springs até o Top End. Os passageiros viajam de Gold Service, em cabines com banheiros e camas; ou Platinum, em uma suíte que inclui cama de casal. Não são opções baratas, mas todas as refeições, bebidas e excursões estão incluídas na tarifa.

Esse é o trecho final da jornada de trem mais longa da Austrália – um total de 8.073km de Mt Isa até Darwin.

Faça acontecer

O The Ghan sai toda semana de Adelaide para Darwin; faça a sua reserva via Great Southern Rail.

 

Siga a oeste, indo de Adelaide a Perth, atravessando o deserto no Indian Pacific © Matt Munro/Lonely Planet

Indian Pacific: de Adelaide para Perth

Talvez você queira substituir o The Ghan pelo trem Indian Pacific (com o mesmo elevado padrão de serviços) de Adelaide à cosmopolita e tranquila capital da Austrália Ocidental, Perth. Essa jornada de duas noites no Indian Pacific tem um dia dedicado ao deserto, especialmente a fascinante Planície Nullarbor, com sua completa ausência de árvores. Não há nada parecido com tomar um drink enquanto se olha o vazio passar pela janela.

Faça acontecer

O Indian Pacific sai toda semana de Adelaide para Perth; faça a sua reserva via Great Southern Rail.

Este artigo foi publicado em Novembro de 2019 e foi atualizado em Novembro de 2019.

Oceania