OceaniaDicas e artigos

Luzes, câmera, Austrália: um guia estado por estado dos melhores sets de filmes e da TV

Outback australiano

Com seu belo relevo irregular e suas peculiaridades inatas, a Austrália sempre esteve destinada a aparecer nas telas. As praias imaculadas, os desertos escaldantes e as cidades ecléticas do país serviram de cenário para uma série de novelas, séries de TV e filmes, de sucessos cult locais a blockbusters de Hollywood.

 

Nova Gales do Sul

Vista da Bondi Beach
Foto por: 
joeylonely/ThinkStock

 

É de Sydney que duas drag queens e uma transexual partem em uma estonteante viagem pela estrada em Priscilla, a Rainha do Deserto (1994). O ponto de partida delas é o Imperial Hotel em Erskineville, no centro. Apesar de ter encerrado seus shows de drag queen inspirados em Priscilla em 2014, o local ainda é um dos bares gays mais tranquilos e receptivos.

As lantejoulas abrem espaço para o surfe na série de reality show Bondi Rescue, gravada na lendária Bondi Beach de Sydney. De 22 de janeiro a 1º de março de 2015, a famosa área de surfe recebe o Ben & Jerry's Open Air Cinema, uma temporada de filmes do circuito comercial e clássicos, além de shows de música. Mais ao norte, o languido subúrbio de Palm Beach também é a Summer Bay fictícia de Home and Away, a segunda novela de duração mais longa da Austrália. Os fãs podem até fazer um passeio na vizinhança do programa.

De volta ao centro da cidade, o distrito financeiro central (Central Business District, CBD) de Sydney, com ares de Manhattan, forma o cenário futurista do filme de ação e ficção científica Matrix (1999), enquanto o extenso Centennial Park também atua como a propriedade de Gatsby em O Grande Gatsby (2013) de Baz Luhrmann. Também local de filmagem do filme em produção Deuses do Egito (2016), que conta com o ator australiano ganhador do Oscar Geoffrey Rush, o parque em si atrai os cinéfilos todos os verões para o Moonlight Cinema, realizado de meados de dezembro até o fim de março.

Planície de Mundi Mundi, o típico outback australiano
Foto por: Robyn Mackenzie/ThinkStock

 

Não que Sydney leve toda a glória. A uma viagem de 1.160 km para oeste da cidade, fica a desregrada cidadezinha mineradora de Broken Hill, e seu espalhafatosamente colorido Palace Hotel também apareceu em Priscilla. Mais da metade do filme foi gravado dentro e no entorno da cidade, inclusive na planície Mundi Mundi, uma extensão épica, cor de ferrugem, do outback, 29 km ao norte. A planície também foi usada no pós-apocalíptico Mad Max 2 - A Caçada Continua (1981), um fato que não passou despercebido pela cidade mineira vizinha de Silverton, que reivindica um museu exclusivo sobre Mad Max. Mad Max: Estrada da Fúria, o último da trilogia Mad Max, foi parcialmente filmado no oeste de Sydney e na Namíbia.

 

Victoria

O primeiro longa-metragem completo do mundo, The Story of the Kelly Gang, foi filmado em Melbourne, em 1906. A cidade ainda é o lar da série de TV mais longa da Austrália, Neighbours. A mundialmente famosa Ramsay Street da novela é, na verdade, Pin Oak Court, uma modesta rua sem saída na suburbana Vermont South e um ponto de parada no rito de passagem dos mochileiros: a visita a Neighbours.

Vista aérea de St. Kilda
Foto por: zetter/ThinkStock

 

Os subúrbios dão lugar ao estilo descolado do centro na série dramática agora extinta The Secret Life of Us. O drama sobre relacionamentos apresentou aos telespectadores de todo o mundo a sedutora miscelânea de bares, a arquitetura moderna e os moradores boêmios de St. Kilda. Embora o condomínio de apartamentos da série fique na Acland Street, 14A, as cenas de festas no telhado na verdade foram filmadas no topo do Belvedere Flats, com seu estilo de missão espanhola, na The Esplanade, 22, para mostrar ícones da vizinhança como o Luna Park e o Palais Theatre.

O boêmio e moderninho Fitzroy tem sua cota de amor na série de TV de comédia/drama Offspring, sobre uma obstetra que passeia pela vida e pelo amor, em geral no batalhão de cafés, lanchonetes e pubs da área. Entre eles, está o Union Club Hotel, em seu estilo antigo, um dos vários lugares no tour a pé de duas horas de Offspring.

Além da variedade de filmes locais um pouco cult – inclusive Dogs in Space (1986) e Death in Brunswick (1991) – o ar europeu de Melbourne faz com que ela seja a dublê de Londres e Paris no filme de ação de Hollywood Os Especialistas (2011) e interprete a si mesma com confiança em Salaam Namaste (2005), o primeiro filme de Bollywood gravado inteiramente na Austrália. A arquitetura e a beleza natural de Melbourne ganham muito tempo na tela, da extensão de areia de Fairhaven Beach até a fascinante Federation Square.

Uma viagem de 70 km para o noroeste do centro de Melbourne vai levá-lo às antigas pedras vulcânicas de Hanging Rock, cenário do perturbador Picnic na Montanha Misteriosa (1975), de Peter Weir. A fauna, inclusive ualabis, coalas, kookaburras e águias-de-cauda-cunha são o plano de fundo indomável dessa história real sobre meninas estudantes desaparecidas.

 

Queensland

A paradisíaca Ilha Hamilton
Foto por: 
happygosnappy/ThinkStock

 

O kitsch em tons pastéis de O Casamento de Muriel (1994) na verdade é Gold Coast, um trecho sinuoso de construções altas, praias douradas e parques temáticos. A Ilha Hamilton faz as vezes de Ilha Hibiscus no filme, o lugar onde a simplória Muriel Heslop (Toni Collette) e a hedonista Rhonda Epinstalk (Rachel Griffiths) detonam a concorrência com sua versão dublada de Waterloo, do Abba.

Uma das entradas para a Grande Barreira de Corais, a ilha altamente desenvolvida se passa pelas Bahamas no romance de aventura hollywoodiano Um Amor de Tesouro (2008). No filme, Key West na verdade é a cidade de resorts de Port Douglas, no norte de Queensland. Conhecida pelas areias da sua Four Mile Beach, a cidade é cenário de mais batidas de claquete com a filmagem de Piratas do Caribe 5 em 2015. Port Douglas é uma base conveniente para a exploração do Parque Nacional de Daintree; sua selva fechada foi usada para a filmagem de grande parte do épico de guerra americano Além da Linha Vermelha (1998).

 

Território do Norte e Austrália Ocidental

Esse é o tipo de paisagem que espera por você no Território do Norte
Foto por: 
photosbyash/ThinkStock

 

Um país das maravilhas queimado pelo sol, com natureza, costumes antigos e falta de sofisticação; nenhum lugar capta a Austrália do imaginário mundial como o Território do Norte. O australiano típico Paul Hogan brinca com vários estereótipos no sucesso de bilheteria global Crocodilo Dundee (1986). Parte do filme foi gravada no Parque Nacional de Kakadu, Patrimônio da Humanidade, onde moram 10 mil crocodilos. Vários passeios em parques temáticos estão listados no site Parks Australia.

Enquanto isso, no Parque Nacional Kata Tjuta, é à sombra do Uluru que Meryl Streep interpreta a personagem real Lindy Chamberlain em Um Grito no Escuro (1988), sobre uma mulher erroneamente acusada de matar sua filha. A alta formação rochosa também deveria ter uma ponta em Priscilla, mas a falta de uma permissão para filmagem a fez ser substituída pela vertiginosa maravilha vermelha do Kings Canyon, localizado entre Uluru e Alice Springs.

Cruzando a fronteira na Austrália Ocidental, a monumental região de Kimberley apresenta panoramas estonteantes no épico de Baz Luhrmann,  Austrália (2008), sem falar de alguns momentos de gelar a espinha nos filmes de terror australianos Wolf Creek – Viagem ao Inferno (2005) e Wolf Creek 2 (2013). Embora tenham sido filmados, na maior parte, no sul da Austrália, estes dois últimos se passam na Cratera de Wolfe Creek, uma formação enorme criada há cerca de 300.000 anos por um meteorito. Localizada 145 km ao sudeste de Halls Creek, uma cidadezinha de entrada para a região de Kimberley, sua localização remota oferece emoção para os fãs de filmes conforme eles refletem sobre o jogo de gato e rato que o assassino em série do outback Mick Taylor tem com suas vítimas azaradas. Esse fato não passa despercebido pelos empreendedores locais, agora ocupados comercializando camisetas que dizem “Eu sobrevivi à Cratera de Wolfe Creek”.

Kimberley, a típica paisagem australiana
Foto por: tyson_cable/ThinkStock

 

 

Este artigo foi publicado em Junho de 2015 e foi atualizado em Julho de 2015.

Oceania