Nova York

Placas

Bem-vindo a Nova York

Nova York pode ser o que você quiser. É por isso que tantas pessoas depositam ali seus sonhos e arriscam a sorte.

 

E é por isso que os visitantes continuam a chegar de todas as partes do mundo, tentando – e conseguindo – encontrar suas imagens cinematográficas e ficando boquiabertos ao descobrir muito mais pelo caminho. Nova York é ao mesmo tempo surpreendente e maleável, direta porém desconcertante em sua complexidade. Tem tantas faces e tanto a mostrar que pode intimidar até o mais urbano dos visitantes. Chegue com uma combinação de organização e espírito aberto e será premiado com recompensas incríveis.

Você pode escolher preencher seu dia com alta cultura e os pratos da moda, por exemplo. Você vai se ver andando pelos corredores do Museu de Arte Moderna e depois assistindo a uma apresentação do Balé da Cidade de Nova York no Lincoln Center. Ou talvez prefira uma cidade menos rebuscada e decida passar a tarde caminhando pelas ruas tortuosas de Chinatown e pelas galerias de arte do badalado Williamsburg. Só não fique chocado demais se, no seu dia de alta cultura, cruzar com um talentoso cantor de jazz na plataforma do metrô – ou se o dia boêmio ganhar um toque de elegância quando uma butique descolada o seduzir e, antes de cair em si, estiver pondo a mão no bolso para comprar aqueles sapatos perfeitos. Seja qual for sua escolha, Nova York é assim, fácil.

 

A vida na cidade

Há boas e más notícias sobre Nova York no momento em que este guia é redigido. A má, a situação econômica, não chega a ser uma surpresa diante dos problemas financeiros de todos os Estados Unidos. Com um índice de desemprego de pouco mais de 10%, ocupação dos hotéis em queda – de 92,8% em meados de 2008 para 88,2% – e incontáveis projetos de construção parados ou sem encontrar compradores, é difícil perceber onde estão os pontos positivos. Mas é aí que você entra. Em 2009, a cidade recebeu um recorde de 47 milhões de visitantes, cerca de 10% do exterior. Isso colocou NYC na cobiçada posição de principal destino turístico dos Estados Unidos, o que não a impede de buscar objetivos ainda mais altos. Foram abertos novos escritórios de turismo em Toronto, Moscou e Mumbai e lançadas campanhas de mídia na Itália e na Alemanha para tentar chegar a 50 milhões de visitantes por ano em 2015.

Turistas gostam de atrações novas e muitas delas – como o Dwyer Cultural Center do Harlem, o renovado El Museo del Barrio, de arte hispânica, e parques como o elevado High Line e o Water Taxi Beach em Governor’s Island – estão aí para apoiar a causa.

O reduzido índice de criminalidade – que caiu para o ponto mais baixo em mais de 40 anos em 2009 – também não atrapalha. É uma excelente informação para muitas pessoas que ainda temem encontrar a mesma Nova York da década de 1970. Apesar da reforma geral na cidade ter sido muito alardeada, há pessoas que precisam ver para crer.

Nova York também está fazendo uma limpeza em outras áreas. A cidade está tentando melhorar a saúde pública por meio de diversos programas, consertar as falhas no ensino público e transformar-se na máquina enxuta e “verde” que precisa ser, adotando políticas de desenvolvimento e transporte ecologicamente sólidas. É a cidade do futuro. E ele já chegou.

Última atualização: 08 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. Brooklyn: atrações imperdíveis da região

    19 de Fevereiro de 2015

    Se o Brooklyn fosse uma cidade, seria a quarta maior dos Estados Unidos. É o lar de mais de 2,5...

    Leia mais

  2. O High Line é uma surpresa na paisagem nova-iorquina

    Conheça o High Line, símbolo da renovação urbana de Nova York

    31 de Julho de 2015

    Orgulho do recente ímpeto de renovação urbana, o High Line sem dúvida é uma comprovação da...

    Leia mais

  3. Nova York tem diversas opções de bares incríveis

    10 ótimos bares literários em Nova York

    31 de Agosto de 2015

    Bebidas e livros têm uma afinidade natural: os dois ficam bem em uma prateleira de madeira, os dois...

    Leia mais

  4. Williamsburg Bridge à noite

    Harlem e Williamsburg: fique por dentro dos bairros queridinhos de Nova York

    19 de Fevereiro de 2016

    Nova York transborda atrações caras, mas são os telhados escondidos, as inesperadas instalações...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Nova York