Nepal

Himalaias vistos de Gokyo Ri, Everest, Nepal

Conheça o Nepal

Encravado entre a muralha dos  Himalaias  e as florestas vaporosas das planícies indianas, o  Nepal é uma terra de picos nevados e sherpas, yaks e yetis, mosteiros e mantras.

Aventuras na montanha

Desde que abriu as suas fronteiras pela primeira vez a estrangeiros na década de 1950, esta nação montanhesa minúscula tem exercido uma fascinação mística irresistível sobre os viajantes. Hoje, legiões de caminhantes são atraídos pelas escaladas mais icônicas e acessíveis dos Himalaias, algumas das melhores do mundo, com trilhas acidentadas até o Everest, os Annapurnas e além. Em nenhum outro lugar do mundo você pode caminhar por vários dias, ou mesmo várias semanas, em um cenário montanhês incrível, com a certeza de que uma refeição quente, acomodação aconchegante e uma fatia quentinha de torta de maçã aguardam você no final do dia. O Nepal é o nirvana para os amantes das montanhas.

Outros chegam atraídos pela injeção de adrenalina de fazer rafting num dos furiosos rios nepaleses, ou bungee jumping numa garganta himalaia sem fundo. Canoagem, escaladas, andar de caiaque, parapente ou mountain bike – tudo isso deixa o pulso acelerado, com uma das paisagens mais dramáticas do mundo como pano de fundo.

Templos e tigres

Outros viajantes preferem conhecer o Nepal a uma velocidade mais lenta, admirando os picos enquanto tomam um gim e tônica num mirante himalaio; passeiam pelas praças das cidades medievais, lotadas de templos, de Catmandu, Patan e Bhaktapur; e juntam-se a peregrinos budistas numa volta espiritual ao redor de estupas e templos de séculos de existência espalhados pelo Vale de Catmandu.

Mais ao sul ficam os parques nacionais nepaleses mais selvagens e amplos, onde os amantes da natureza olham para os topos das árvores em busca de pássaros exóticos e varrem a selva atrás de rinocerontes e tigres no lombo de elefantes indianos desajeitados. Não importa se você atravessa o país de mountain bike, motocicleta, canoa ou num ônibus de excursão – o Nepal oferece uma variedade espantosa de atrações e paisagens.

Paraíso dos viajantes

São poucos os países do mundo tão bem equipados para viagens independentes como o Nepal. Perambulando pelas lojas de equipamentos para caminhadas, padarias e pizzarias de Thamel e Pokhara, é normal sentir que você acabou de aterrissar numa espécie de Disneylândia de mochileiros. Na área rural, fica um Nepal bem diferente, onde a vida tradicional das montanhas prossegue estoicamente e a uma velocidade mais lenta, e um milhão de aventuras potenciais cintilam nos horizontes montanheses.

O grande problema enfrentado por quem visita o Nepal é como conseguir encaixar tudo. Várias pessoas passam uma vida inteira explorando as trilhas das montanhas dos Himalaias e as atmosféricas cidades de templos das Montanhas do Meio, e sempre voltam querendo mais. O nosso conselho é escolher um punhado de experiências essenciais em sua primeira visita e guardar o resto para as viagens número dois, três e quatro...

Última atualização: 19 de Novembro de 2014