México

México

Bem-vindo ao México

Selvas e desertos; megalópoles e vilarejos de uma rua só; fiestas com fogos de artifício; a angústia de Frida: o México reúne muitas imagens contraditórias. Mas uma coisa é certa: nenhuma ideia preconcebida condiz com a realidade.

 

Vida ao ar livre

Das selvas do sul aos vulcões fumacen­tos e cobertos de neve, e aos desertos do norte pontuados por cactos, tudo cercado por uma costa de 10 mil quilômetros, com praias de areia fina e lagoas ricas em vida aquática, o México oferece uma aventura sem fim para os nossos sentidos. O clima que varia de temperado a quente em quase todo lugar nos permite aproveitar a vida, em grande parte, ao ar livre. Relaxe na praia, almoce em ambientes abertos e ande pelas ruas de alguma bela cidadezi-nha. Ou mergulhe de snorkel nos recifes do Caribe, caminhe nas florestas das monta-nhas e pegue um barco para ver golfinhos e baleias.

 

Alimento para a alma

O México é repleto de história e cultura. Suas civilizações pré-históricas construíram alguns dos maiores monumentos arqueo-lógicos do mundo, das grandes pirâmides de Teotihuacán aos lindamente decorados tem­plos maias. A era colonial espanhola deixou graciosas cidades cheias de praças arboriza­das, igrejas de pedra bem elaboradas e man­sões. O México moderno viu a efervescência nas artes, com grandes nomes como Diego Rivera e Frida Kahlo. Ótimos museus e gale­rias espalhados pelo país documentam sua longa e fascinante história e sua infinita veia criativa. A cultura popular é igualmente vi­brante, das casas noturnas alternativas da Cidade do México aos solos sentimentais das cantoras de ranchera.

 

Viagem para todos

Há opções para todos os tipos de viajantes no México. Fique em resorts classe A, caba­nas baratinhas na praia ou em mansões co­loniais. Pode-se provar da culinária fusion em restaurantes requintados ou receitas da abuela (avó) no comedor (barraca) de um mercado movimentado. Circular é fácil, graças aos ônibus confortáveis que vão para quase todo canto e a uma boa rede do-méstica de voos. Ou alugue um carro: o México tem ótimas estradas e, fora das ci­dades, quase não há congestionamentos.

 

Los mexicanos

Um dos destaques no México é o seu povo, que é muito diversificado: dos descolados da cidade grande aos tímidos descendentes de índios das vilas, todos famosos por seu amor pelas cores vibrantes e por suas fies­tas frequentes. Além disso, são conheci­dos como um povo filosófico, para o qual horários (e dizemos isso com respeito) são bem menos importantes do que a simpatía. Raramente se encontra um mexicano pouco cortês; a maioria é gentil e sabe agradar a seus visitantes. Eles se revoltam com a ideiade nunca terem sido bem governados, mas sentem orgulho de sua terra natal, com toda a sua variedade, os laços familiares sólidos, as cidades (ao mesmo tempo, feias e bonitas) as tradições enraizadas, as bebidas exóticas à base de agave e a comida saborosa e bem apimentada. Não demora muito para en­tender o porquê de tanto amor.

 

Última atualização: 23 de Agosto de 2013

Dicas e artigos

  1. Cidade do México

    Cidade do México: as melhores atrações

    25 de Maio de 2015

    A Cidade do México, que nem sempre goza de boa fama, tem refeito sua reputação. Espaços...

    Leia mais

  2. O México e suas belas praias

    Conheça mais do México e algumas de suas regiões

    03 de Setembro de 2015

    Quer conhecer o México? Comece a se planejar entendendoalgumas das regiões do país.Cidade do...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para México