Jordânia

Ad Deir, Jordânia

Apresentando a Jordânia

Para muitos, a Jordânia começa e termina com a mágica cidade nabatena de Petra, que é, sem dúvida, uma das atrações que você não pode deixar de visitar no Oriente Médio. Petra é um dos lugares mais espetaculares do mundo, competindo com Machu Picchu ou Angkor Wat pelo título de melhor “cidade perdida”.

No entanto, há muito mais para se ver na Jordânia: ruínas de cidades romanas, castelos da época das Cruzadas, fortalezas desertas e importantes locais bíblicos: o ribeiro onde Jesus foi batizado, a fortaleza onde Herodes decapitou São João Batista, e a montanha de onde Moisés lançou o olhar pela primeira vez sobre a terra prometida. Mas na Jordânia, as cenas bíblicas não estão apenas no passado: é possível ver muitos homens usando vestes compridas e pastoreando animais pelo deserto atemporal. Mas a Jordânia não é feita apenas de ruínas.  A capital, Amã, é uma cidade árabe moderna e multicultural que está a anos-luz dos clichês típicos de exotismo ligados ao Oriente Médio. O país também oferece as maiores aventuras da região e paisagens incrivelmente diversas, desde as areias vermelhas do deserto de Wadi Rum até o azul cristalino do Golfo de Aqaba, com sua belíssima barreira de corais; desde os vales rodeados de palmeiras até o desolador Mar Morto. No fim, o que você mais sentirá falta quando voltar para casa são os prazeres do dia a dia no Oriente Médio; o sabor agridoce do café com cardamomo ou o aroma de um narguilé; o ritmo intoxicante do pop árabe saindo de alguma porta em Amã e o silêncio ensurdecedor do deserto.

Os jordanos são pessoas emotivas, têm orgulho do seu país e recebem os turistas de braços abertos. Apesar de estarem espremidos entre áreas de tensão como Iraque, Arábia Saudita, Israel e os territórios palestinos, a Jordânia é provavelmente o território mais seguro e estável da região. Independentemente de qual seja a sua nacionalidade, você será recebido com cortesia e hospitalidade nesse país que é uma verdadeira pedra preciosa.

Última atualização: 26 de Novembro de 2014