Japão

Japão

Bem-vindo ao Japão

O Japão é um mundo à parte – uma ilha de cultura onde floresceu uma civilização única e que hoje vive um delicioso contraste entre tradição e modernidade. O espírito de seu povo é forte, caloroso e acolhedor.

Cultura

Localizados no extremo leste da Rota da Seda e unindo influências do continente inteiro, os japoneses passaram milênios recebendo e refinando heranças culturais de toda a Ásia e criando algo genuinamente japonês. Do esplendor da dança gueixa de Quioto à beleza de um jardim de pedras zen, o Japão tem o poder de encantar até mesmo um viajante mais cansado. E a cultura tradicional é apenas metade dessa história: desembarcar na estação Shibuya, em Tóquio, e sentir a energia, as luzes e os sons da cidade é como sair de uma máquina do tempo e chegar ao futuro.

Exotismo acessível

Desde a vinda dos jesuítas, no século 17, os viajantes que chegam ao Japão acabam envolvidos por uma cultura que é ao mesmo tempo bela, insondável ou simplesmente bizarra. Ficar num ryokan (pousada em estilo japonês) é completamente diferente de hospedar-se num hotel. Comer peixe cru e vegetais da montanha sentado num tatame e vestindo um quimono é provavelmente bem diferente de um jantar em sua casa. Além disso, ficar pelado com um monte de desconhecidos num banho de onsen (águas termais) pode até parecer estranho, mas basta experimentar e perceberá como é relaxante.

Comida

Saborear as delícias da culinária japonesa em sua terra natal já é uma boa razão para ir ao Japão. Você pode facilmente planejar um itinerário das especialidades regionais e passar por restaurantes sublimes. Basta uma refeição num dos restaurantes de sushi superchiques de Tóquio e você vai entender o motivo de tanto bafafá. A atenção japonesa aos detalhes, as belíssimas apresentações e a insistência em usar apenas os ingredientes mais finos resultam em uma comida que pode, literalmente, mudar a sua ideia do que é possível fazer no universo gastronômico.

Vida ao ar livre

As maravilhas da natureza do Japão são um segredo guardado a sete chaves. A escalada nos Alpes Japoneses e em Hokkaidō é sensacional e com um grande sistema de cabanas você pode fazer várias escaladas com pouco mais que uma mochila nas costas. Indo para o sul, os recifes de corais de Okinawa vão fazer você se sentir transportado para a Tailândia. E, no Japão, não é preciso viajar horas para encontrar a natureza: em cidades como Quioto, bastam alguns minutos de viagem para explorar florestas e montanhas.

Última atualização: 23 de Maio de 2014

Dicas e artigos

  1. Gueixa

    A arte viva das gueixas

    11 de Março de 2015

    Nenhum aspecto da cultura japonesa é mais mal-compreendido que as gueixas. Primeiramente – e...

    Leia mais

  2. Piquenique em Harajuku

    Japão com crianças: dicas e destaques de atrações para os pequenos

    24 de Julho de 2015

    O Japão é um ótimo lugar para se viajar com crianças. Os proble­mas que os pais geralmente têm...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Japão