Índia

Templo em Amritsar, Punjab

5 dicas para quem vai à Índia pela primeira vez

Caótica, ilusória, intoxicante, maluca, exasperadora, esquálida, intimidante, avassaladora. A  Índia  é tudo isso e muito mais. Como se preparar?

Comece com as nossas dicas para fazer uma das viagens mais desafiadoras: ir à Índia pela primeira vez.

1. Escolha um roteiro sensato

O roteiro mais popular da Índia é o clássico “Triângulo Dourado”. Clichê, sim, mas se o tempo é curto, é uma introdução fantástica a três das melhores destinações da Índia. Comece em Deli (Túmulo de Hamayun, Old Fort), vá até Agra (Taj Mahal, Forte de Agra, Fatehpur Sikri) e, a seguir, para Jaipur (Cidade Cor-de-Rosa, Fortaleza Amber). Retorne a Deli para visitar seus bazares maravilhosos e fazer as últimas compras antes de voltar para casa.

E se você tem interesses mais específicos:

Compras - Deli
Praias - Goa
Caminhadas - Himachal Pradesh
Yoga - Rishikesh
Culinária – todos os lugares!
Tigres - Madhya Pradesh
Aventuras - Manali
Fervor religioso - Varanasi
Só relaxar - Kerala

2. Vá sem pressa

Muita gente tenta fazer coisas demais numa única visita à Índia. Não seja mais um(a). Conhecer um lugar sem pressa é muito mais recompensador do que conhecer vários em visitas relâmpago. Você fica menos estressado, aprende muito mais sobre o lugar e tem mais tempo para criar relacionamentos com as pessoas que encontra.

3. Evite as multidões

Um bilhão de habitantes pode ser um pouco demais para alguns viajantes, mas a Índia também tem vários refúgios tranquilos. Se você precisar fugir das multidões das cidades em expansão, considere rumar para o sul e o remanso de  Kerala; para regiões montanhosas de influência tibetana tal como  Ladakh ; ou faça uma visita a uma das várias estações ferroviárias montanhesas da Índia.

4. Não fique doente

Evite a água de torneira ou qualquer comida nela lavada – sempre. Nada de gelo, saladas ou frutas que não tenham sido descascadas por você.

Muitos viajantes tornam-se vegetarianos quando estão na Índia. Não é má ideia. Um pedaço de carne duvidoso vai fazer um estrago bem maior do que legumes um pouco mal cozidos. Além disso, muitos indianos são vegetarianos, portanto a escolha de pratos desse tipo é fabulosa. Se comer carne, certifique-se de que foi bem cozida. Na dúvida, coma num lugar lotado de gente local.

Os banheiros são notoriamente ruins na Índia, mas não oferecem riscos àsaúde. Considere o método local da “mão esquerda e jarro d'água”, preferido por muitos (afinal, é muito mais higiênico do que usar papel seco), mas não se esqueça de levar sabão para lavar bem as mãos depois.

5. Mantenha a calma

A Índia é famosa por seus golpes e ambulantes insistentes, por indivíduos de atitude às vezes agressiva, e por ser geralmente frenética demais. Há várias maneiras de reduzir as chances de ser cobrado a mais ou simplesmente enganado, mas não há como evitar totalmente essas situações, portanto o único conselho - e o mais importante - para quem vai à Índia pela primeira vez é tentar manter a calma a qualquer custo. As frustrações extrapolam facilmente na Índia, então ser capaz de controlá-las, respirar fundo e deixar pra lá é crucial para curtir a experiência em geral.

Daniel McCrohan , autor da Lonely Planet, fez a pesquisa para a14ª edição  do guia da Índia.

Última atualização: 20 de Outubro de 2014

Dicas e artigos

  1. Mumbai

    24 horas em Mumbai

    27 de Maio de 2015

    Prepare-se para empurrões, pessoas apressadas e conversa fiada incessante quando mergulhar na...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Índia