Dicas e artigos

Viaje pelos cenários de Game of Thrones

John Snow, o gatão da Patrulha da Noite

Você também estava sentindo falta de uma boa dose de guerras sangrentas, dragões indomáveis e os típicos puxa-saco da corte (e cenas sensuais - muitas)? Fique tranqüilo, fã de Game of Thrones! A série inspirada nos livros de George RR Martin voltou com tudo no domingo retrasado, para mais uma temporada que promete!

A história segue os altos e baixos de famílias nobres em sua conquista de domínios no continente fictício de Westeros. Embora não falte ação de deixar o espectador com o coração na boca, tudo parece baseado em pessoas e lugares reais. Pois descobrimos algumas das locações de filmagem, mostrando que você pode visitar o norte congelante sem ser um soldado monástico da Patrulha da Noite e andar pelas muralhas de King’s Landing (Porto Real) sem trombar com um menino-rei um tanto tirânico. Os lugares que cobrimos são ótimos destinos por si só, e vê-los de perto é gratificante tanto para os aficionados por Game of Thrones quanto pelos amantes de viagem como um todo.

SPOILER ALERT: esta matéria revela alguns detalhes da primeira, segunda e terceira temporadas, mas nenhum da quarta (ufa!), que acaba de estrear no Brasil.

O (ex) King Joffrey...quem viu ontem sabe do que estamos falando!

 

County Down, Irlanda do Norte

County Down é onde tudo começou: a sequência de abertura de Game of Thrones, na qual uma patrulha encontra o seu trágico fim ao norte da Muralha, foi filmada no parque de Tollymore Forest.

Ali perto, o Castle Ward passou-se por Winterfell, o lar dos Starks, os queridos senhores do norte, e Inch Abbey fez as vezes de Riverlands, onde o exército do norte esperou do outro lado do rio Trident, e onde Robb e Caitlin Stark ficaram sabendo da execução de Ned Stark – e prometeram se  vingar. Os três estão próximos ao belo Newcastle, a sudeste de Belfast e facilmente acessível de carro, partindo da capital.

Assim que você colocar os pés em County Down, verá por que os produtores da série a escolheram: as montanhas irregulares e o litoral tranquilo compõem um dos cantos mais bonitos da província. Quem gosta de trilhas poderá aproveitar bastante, andando nas montanhas Mourne, cujos paredões de granito são pontilhados por chalés brancos e flores amarelas. A antiga trilha de Brandy Pad é uma boa maneira de começar, cruzando as montanhas e o Tollymore Forest Park e terminando em Newcastle.

Fique no Briers Country House ou dê uma de Dothraki e levante acampamento no Tollymore Forest Park’s campsite.

Mourne Wall - saudades dos Stark!

 

County Antrim, Norte da Irlanda

A incrível costa e o interior selvagem do County Antrim serviram várias vezes de locação para Game of Thrones. O vilarejo pitoresco de Ballintoy foi o Lordsporton Pyke, a ilha-base do clã Greyjoy, governantes dos habitantes das Ilhas de Ferro, que mais parecem vikings. Ao longo da costa, a cidade portuária de Ballycastle representou a Free City, cidade-natal do intrigante eunuco Varys. Mais no interior, a Dark Hedges Road, perto de Ballymoney, retratou o trecho da Estrada do Rei no qual Arya Stark fugiu dos soldados do rei Joffrey.

A paisagem real é tão marcante quanto a fictícia: a famosa Calçada dos Gigantes (Giant's Causeway) e a ponte Carrick-a-Rede são duas das principais atrações da Irlanda do Norte, e a deslumbrante caminhada pela Causeway Coast Way entre esses dois pontos turísticos passa por penhascos sobre o mar e longos trechos de areia.

Cansou de tanto turismo? Ballintoy tem uma ótima pousada, a Whitepark House, enquanto o Causeway Hotel fica pertinho da Calçada dos Gigantes. Se percorrer as locações por si mesmo parecer difícil, participe de um tour.

Giant's Causeway - quer paisagem mais irlandesa que essa?!

 

Parque Nacional de Vatnajökull, Islândia

As paisagens grandiosas e varridas pelo vento da Islândia compõem o cenário de fundo para as cenas que se passam ao norte da Muralha, nos domínios selvagens no norte de Westeros. A Patrulha da Noite defendeu-se desesperadamente dos mortos-vivos no Punho dos Primeiros Homens, e tudo foi filmado no glaciar Svínafellsjökull, no Vatnajökull National Park – que também serviu de locação na Frostfangs, a cordilheira que cobre boa parte do extremo norte. A Islândia ainda terá um grande papel a desempenhar na quarta temporada: no norte do país, no Lago Mývatn, em julho do ano passado, foi filmado o acampamento da horda de selvagens de Mance Rayder, mostrando as regiões mais temperadas próximas à Muralha.

O Parque Nacional de Vatnajökull ocupa quase 10% de toda a Islândia e tem maior a concentração de glaciares fora dos polos. Atrai quem tem experiência com escalada e trilhas, assim como viajantes de fim de semana vindos de Reykjavik (cerca de 250 km a oeste). Os visitantes podem explorar os glaciares e também cavernas e cachoeiras, assim como fazer passeios guiados pela floresta e escalar as montanhas mais altas da Islândia. Não há muitas acomodações no próprio parque – o Visitor Centre CampsiteBölti, ambos em Skaftafell (a seção sul popular do parque) são opções.

 

Dubrovnik, Croácia

Com as suas cintilantes muralhas de calcário e um litoral ensolarado, Dubrovnik, na Croácia, ao sul da costa da Dalmácia, é a sede perfeita para King’s Landing, a capital dos Sete Reinos e do Iron Throne (Trono de Ferro).

Caminhando sobre as notoriamente bem preservadas muralhas medievais da cidade, pode-se ver, do outro lado da baía, a região próxima ao forte Lovrjenac, que foi transformada no majestoso Forte Vermelho, onde a Batalha da Água Negra foi filmada,. Ao fazer a volta na torre Minčeta, no ponto mais alto da muralha, você seguirá os passos de Daenerys Targaryan, quando ela tentou desesperadamente entrar na Casa dos Imortais para salvar os seus dragões. Há muitas outras locações por ali, e um tour organizado garantirá que você não perca nada.

A uma pequena viagem de barco dali, a linda Ilha Lokrum, onde foram filmadas as cenas em Qarth, possui florestas tranquilas e praias excelentes, perfeitas para uma excursão de um dia. Há, ainda, o lindo jardim botânico em estilo renascentista dos jardins Trsteno, a 13km a noroeste de Dubrovnik, onde Sansa Stark encontrou Lady e Margaery Tyrell.

Entre as ótimas opções de hospedagem na cidade antiga de Dubrovnik, estão Apartment Karmen e Fresh Sheets Hostel.

Dubrovnik: Torcendo pra que a Sansa escape por aqui!

 

Split, Croácia

Para a quarta temporada, a filmagem passou do norte de Dubrovnik para a cidade litorânea de Split. A fortaleza de Klis e uma pedreira em Žrnovnica, ambas a nordeste da cidade, foram usadas para filmar cenas de batalhas com dezenas de figurantes, que aparecerão nessa nova temporada da série.

A principal locação na cidade foi o Palácio de Diocleciano, que é uma das mais impressionantes ruínas romanas do mundo. Construída em 295 d.C. como um palácio de descanso para o imperador romano Diocleciano, a grande fortaleza quadrada está longe de ser peça de museu – é, isso sim, o coração vibrante da cidade, com bares, lojas e restaurantes dentro de suas antigas muralhas. Para ver onde foram feitas as filmagens, desça aos porões na ponta sul do palácio, que, nos tempos romanos, eram usados para armazenar comida e vinho.

Se quiser dormir como um imperador, o Hotel Vestibul Palace e o Hotel Peristil ficam, ambos, dentro das muralhas do palácio.

Uma foto do Cão e da Arya só porque...bom, só porque eles são demais!

Essaouira, Morrocos

Astapor, na Slaver’s Bay, foi onde Daenerys Targaryen tornou-se de fato o que é: libertou um exército de escravos, enfurecendo o seu cruel proprietário, depois ainda fez o seu dragão cuspir fogo na cara dele. Obviamente, toda essa ação pedia um cenário digno do drama – e a cidade litorânea de Essaouira, no Marrocos, que se passou por Astapor, caiu como uma luva para isso. As muralhas e passarelas de arenito parecem atemporais, e os momentos de tensão silenciosa foram realçados pelas bandeiras flamulando com a brisa do Atlântico Norte e pelos pios das gaivotas ao fundo.

Na realidade, Essaouira é um dos lugares mais tranquilos que se pode visitar no Marrocos – surfistas vêm aproveitar suas boas ondas, e a cidade é conhecida também por seu lado artístico. Pequenos ateliês e galerias enfileiram-se nas ruazinhas estreitas, e esculturas de madeira e outros suvenires não pesarão no seu bolso – ou você pode criar uma obra de arte em uma oficina de escultura em madeira.

Fique no Dar al Bahar para ter vistas amplas do litoral todo recortado – é uma maneira perfeita de mergulhar na fantasia de Game of Thrones. Prefere sentir como é a vida real em Essaouira? Tente a Dar Afram, uma pousada alegre no coração da medina.

Essaouira: dá pra imaginar nitidamente a Daenerys passando por aqui.

Este artigo foi publicado em Abril de 2014 e foi atualizado em Novembro de 2014.