Dicas e artigos

Conheça as cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Fortaleza

Fortaleza: marzão e prédios

Kevin Raub

Em 2014, 12 cidades brasileiras receberão jogos da 20ª Copa do Mundo da FIFA. Nesse clima da febre mundial do futebol, trazemos mais um artigo da série "Conheça as cidades-sede da Copa do Mundo", onde sugerimos as atrações imperdíveis, os melhores lugares para comer, beber e dormir – e, claro, onde ver os jogos. Esta matéria cobre a capital cearense, Fortaleza. Não perca as nossas dicas quentes para outras cidades-sede no Brasil!

Fortaleza

Estendendo-se por 20km ao longo da disputada costa do Ceará está a sua capital, Fortaleza. Os seus 3,6 milhões de habitantes, boa parte dos quais moram em arranha-céus à beira-mar, trabalham muito - e se divertem muito. Afinal, essa metrópole nordestina oferece aquele estilo de vida praiano relaxante procurado por aposentados, surfistas e todo tipo de maníaco por praias.

O que ver: O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um excelente reduto cultural e de entretenimento, mas o forte de Fortaleza são mesmo as praias. A melhor da cidade é a Praia do Futuro. Além disso, a cidade é um bom ponto de partida para outros concorridos destinos banhados pelo mar, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Onde ficar:O Albegaria Hostel, na Praia de Iracema, é o nosso albergue preferido, com ótima infraestrutura e um proprietário simpático. Para um mediano muito bom, em excelente localização no bairro de Meireles, rume diretamente para o Hotel La Maison, com administração franco-brasileira. O luxuoso Hotel Luzeiros foi o primeiro hotel de design do Ceará e continua sendo o melhor equilíbrio entre hospitalidade e estilo de Fortaleza.

Onde comer:O Coco Bambu faz muito de tudo… Na verdade, não há como negar: eles fazem muito de tudo, e bem. Já o Colher de Pau é o melhor da cidade para gastronomia nordestina de primeira, especialmente o baião de dois (uma mistura de arroz com feijão, charque, ervas e temperos). O chef Rodrigo Moreira é considerado o melhor em Fortaleza – a sua culinária de luxo no Santa Grelha (www.socialclube.com.br/santa-grelha) foi votada a número um da capital sete vezes, e provavelmente será mais vezes.

Onde beber: As praias da cidade são famosas por suas megabarracas – grandes bares de praia – e o Crocobeach é o lugar certo para ir para se jogar no olho do furacão (se eles não tiverem telas grandes exibindo os jogos, ninguém mais terá). Para algo mais protegido da areia e do vento, o Boteco Praia sempre lota em dias de partidas importantes.

Onde ver a Copa: O Arena Castelão(www.arenacastelao.com), com capacidade para 67 mil pessoas, foi o primeiro a ficar pronto entre os estádios da Copa do Mundo no Brasil e fica a 11 km da orla. No MetroFor (www.metrofor.ce.gov.br), pegue a linha Sul vermelha até Parangaba e pegue um táxi para os outros 8 km. 

Este artigo foi publicado em Março de 2014 e foi atualizado em Novembro de 2014.