Dicas e artigos

Viagens assustadoras em família: oito atrações fantasmagóricas pelo mundo

Christina Webb

Planejando uma viagem em família que deixará o clã todo de cabelo em pé? Não tenha medo... Ou, melhor, tenha, sim. Há algo de legal em datas assustadoras, seja durante o Halloween ou no restante do ano. Assuste seus monstrinhos (e a você mesmo) em passeios familiares que o levam a casas mal-assombradas, residências subterrâneas, festivais aterrorizantes e ruínas históricas.

 

Prepare-se para perder-se de verdade nos aterrorizantes corredores e recônditos da Winchester Mystery House © CREATISTA / Shutterstock

Horror na casa mal-assombrada – San José, EUA

Essa não é uma casa mal-assombrada qualquer. O labirinto arquitetônico da Winchester Mystery House irá fascinar a família toda. Não se iluda com o calor reconfortante da ensolarada cidade de San José: você sentirá um arrepio na espinha ao entrar nesses 160 quartos que dizem ter enlouquecido seus donos.

Após herdar a fortuna da família do marido, Sarah Winchester começou a acreditar que os espíritos inquietos daqueles que foram mortos por armas Winchester estavam por trás do seu azar. Ela passou o resto da vida tentando fugir das vingativas almas, contratando construtores para aumentarem a casa… todo dia, durante 38 anos! Passeios do que restou da estrutura da propriedade revelam incontáveis voltas e curvas, desde escadas que não levam a lugar nenhum até claraboias no chão.

Nível de terror: 8. Após essa experiência, vocês ficarão com a sensação de terem escapado por pouco.

 

Dê uma olhada na vida após a morte no cemitério da Recoleta © Jan Jerman / Shutterstock

Tempos mortos – Buenos Aires, Argentina

Veja a elegância do outro lado da vida com passeios em um dos cemitérios mais grandiosos e imponentes do mundo, o cemitério da Recoleta. Esse não é apenas o lugar de descanso de muitos argentinos importantes – como a ex-primeira-dama da Argentina, Eva Perón –, mas é também um local com diversos mausoléus lindamente esculpidos e lápides que guardam histórias intrigantes.

Os passeios talvez o levem ao túmulo de David Alleno, um imigrante italiano que trabalhou aqui como coveiro e que, dizem, gastou as economias de uma vida inteira em seu túmulo com ares de palácio. Há também o não tão relaxante lugar de descanso da socialite Rufina Cambaceres, que estaria em coma quando foi enterrada viva.

Nível de terror: 9. Os opulentos arredores só reforçam as arrepiantes histórias que esse épico cemitério guarda.

 

Que segredos você descobrirá embaixo das ruas de Paris? © javarman / Shutterstock

Esqueletos subterrâneos – Paris, França

Sob as pegadas dos fashionistas, esse reino subterrâneo é um forte lembrete da sombria história de Paris. Estima-se que seis milhões de esqueletos emoldurem as paredes das Catacombes. Com a explosão populacional de Paris, os cemitérios estavam tão superlotados que, a partir dos anos 1780, os corpos foram exumados e empilhados aqui, em uma rede de passagens que ocupa estimados 280km.

Hoje você pode visitar uma parte de 1km do túnel que é levemente menos claustrofóbica e onde crianças podem explorar a história subterrânea de Paris sem encontrar nada horrível demais.

Nível de terror: 7. Explorar esses túneis é impressionante – embora não seja uma atividade adequada para crianças menores, é excelente para aquelas com mentes curiosas.

 

Afaste espíritos raivosos ao acender incenso nas ruas de Hong Kong © Matt Leung / Shutterstock

Fantasmas camaradas – Hong Kong, China

O Festival dos Fantasmas Famintos dura um mês e é focado em celebrações budistas e taoístas da vida de entes queridos que se foram. Hong Kong leva o festival a um novo nível de assustador e espetacular. Em meados de agosto, as pessoas desfilam pelas ruas da cidade observadas pelos espíritos inquietos que saem para brincar e acalmam esses fantasmas cantando, guiando os caminhos deles com lanternas e afastando espíritos raivosos com incenso.

Nem tudo é diversão, porém. As crianças aprendem lições sobre a arte de doar para os necessitados, por exemplo nas oferendas de arroz. Há também a oportunidade de lançar um barquinho de papel – decorado com os nomes dos seus ancestrais – no rio, simbolizando a partida dos fantasmas para longe de sua jornada terrena. E, se você for assistir a uma ópera tradicional chinesa nessa época, você se questionará por que a primeira fila está sempre vazia – são os lugares reservados para as pessoas que já partiram, é claro.

Nível de terror: 5,5. As crianças não conseguem ficar assustadas por muito tempo com a variedade de cores que desfilam na rua nesse festival.

 

Deixe a história da Casa das Sete Empenas ganhar vida em Salem © Dominionart / Shutterstock

Bruxaria – Salem, EUA

Lar de todas as bruxas, há vários sustos aguardando as famílias que viajam para Salem especialmente durante o mês de outubro, quando acontece o festival Salem Haunted Happenings com feiras e passeios a portos assombrados. Em outras épocas do ano, você pode, por conta própria, embarcar no tour narrado do The Salem Trolley. Depois, aprofunde seu conhecimento a respeito dos julgamentos das bruxas no Salem Witch Museum ou faça o Salem Kids Tour, um passeio destinado a crianças menores.

Para as crianças maiores, pode ser interessante fazer um passeio na Casa das Sete Empenas – o prédio histórico que dizem ter inspirado o romance sobrenatural de mesmo nome escrito por Nathaniel Hawthorne. E se alguém gostar de se fantasiar, poderá participar de uma sessão de fotos assustadora, disponível o ano todo no estúdio Witch Pix.

Nível de terror: 4. A história sangrenta de Salem pode ter sido encoberta com um tipo mais alegre de preto, mas a cidade não foge de seu passado. Vista um chapéu de bruxa ou robe de mago e deixe que as crianças descubram as histórias do lugar.

 

Você tem coragem de visitar a casa de férias do Drácula? © Radek Sturgolewski / Shutterstock

Passeios vampíricos – Whitby, Reino Unido

Nada é mais assustador do que o Drácula. As crianças podem ter visto várias versões dele nos livros e nos filmes, mas ver Whitby em si torna as histórias bem reais. Descubra como a visita de Bram Stoker, em 1890, a essa pequena cidade portuária de Yorkshire deu a ele o cenário atmosférico de seu romance.

Toda a família pode se envolver nesse passeio vampírico, participando de tours fantasmagóricos próprios para crianças como o “Ghost Walk” ou o “In Search of Dracula” – ambos guiados pelo especialista local Dr. Crank. Do mistério do cavaleiro sem cabeça até faróis mal-assombrados, há muito com o que se assustar na enganosamente bonitinha Whitby. E não deixe de conhecer a Abadia de Whitby, as ruínas góticas que tanto impressionaram Stoker.  

Nível de terror: 8. Quando você der uma olhada no cenário sombrio de Whitby, você entenderá por que essa cidade arrepiou Stoker tanto tempo atrás!

 

Passaria uma noite na assustadora mansão Monte Cristo? © Monte Cristo Homestead

Mistérios da mansão – Junee, Austrália

Considerada a casa mais assombrada da Austrália, a Monte Cristo Homestead recebe crianças e adultos para tours arrepiantes nessa assustadora mansão vitoriana – os mais corajosos podem até passar a noite nela! A casa fica nos arredores da pequena cidade de Wagga Wagga, em New South Wales, e foi construída para a família Crawley em 1884. O edifício restaurado é parte de um museu e de uma loja de antiguidades com um bom estoque de parafernália assustadora, incluindo algumas pinturas assombrosas do Sr. Crawley.

Muitas histórias trágicas aconteceram com os residentes e empregados da casa, e o proprietário atual acredita que o lugar é assombrado por seus antigos proprietários até hoje. Dizem que, depois de uma visita a essa mansão, você sairá de lá acreditando no sobrenatural.

Nível de terror: 9. Com antiguidades de um passado repleto de horror povoando os corredores dessa mansão e visitantes tendo visto fantasmas recentemente, uma visita a esse lugar não é indicada aos de coração fraco.

 

Céus cinzentos aumentam a atmosfera sombria do Castelo de Edimburgo © jan kranendonk / Shutterstock

Contos sangrentos – Edimburgo, Reino Unido

Achou que todos os passeios fantasmagóricos aconteceriam bem depois de as crianças irem para cama? Nada disso. Edimburgo é toda gótica, e as crianças podem voltar no tempo com atmosféricos tours históricos conduzidos em plena luz do dia. Com certeza, as crianças se assustarão nos assombrados passeios a pé destinados a elas,  e há também tours no Castelo de Edimburgo, supostamente um dos prédios mais assombrados da Escócia – e ele fica ainda mais macabro quando o tempo está um pouco feio (o que, vamos ser sinceros, é frequente em Edimburgo).

Há vários relatos de experiências paranormais que aconteceram aqui, nos quais centenas de túneis subterrâneos foram encontrados sob o castelo, além de histórias de antigos prisioneiros e seus fantasmas que assombram as masmorras.

Nível de terror: 6. Edimburgo é cheia de histórias horríveis, mas os tours para famílias acrescentam um pouco de diversão ao passeio.

Este artigo foi publicado em Outubro de 2019 e foi atualizado em Outubro de 2019.