Dicas e artigos

10 cidades com praias maravilhosas

Miami, EUA

Se você está pensando no seu próximo destino, mas não tem certeza se prefere férias na praia ou na cidade, talvez tenhamos a resposta. Estas cidades ensolaradas ficam convenientemente localizadas no litoral, o que significa que dá para aproveitar a vida urbana e ainda ganhar um belo bronzeado.

 

Barcelona, Espanha

Barcelona é a cidade mais cosmopolita da Espanha e um dos pontos mais badalados do Mediterrâneo. Restaurantes, bares e casas noturnas estão sempre lotados, assim como as suas praias no verão. Um conjunto de praias movimentadas se estende a nordeste da marina do Port Olímpic. A praia mais ao sul, Platja de la Nova Icària, costuma ser a mais cheia. Atrás dela, do outro lado da Avinguda del Litoral, fica a Plaça del Campions, onde fica a plataforma de três andares que homenageia medalhistas velejadores nos jogos de 1992. As praias de Barcelona podem ser bem artificiais, mas isso não impede a vinda de estimados sete milhões de banhistas por ano!

 

Cidade do Cabo, África da Sul

Linda, animada, esportiva e sociável. Se a Cidade do Cabo estivesse à procura de um amor, seu perfil de paquera poderia ser esse. E – pelo menos nesse caso – é tudo verdade. Além da magnífica Table Mountain, as praias também estão entre as suas principais atrações. Ao longo do litoral, você encontrará uma praia para cada ocasião. Os estilosos seguem para o oeste, onde bebem coquetéis com os amigos em Camps Bay, enquanto famílias rumam para o leste, onde organizam jogos de rúgbi nas areias da Fish Hoek Beach.

 

Rio de Janeiro, Brasil

Cuidado: o poder de sedução do Rio pode deixar você com uma danada de uma saudade – esse sentimento indescritível que só a língua portuguesa exprime como nenhuma outra. Copacabana e Ipanema são as mais famosas, mas uma visita a Búzios, com os seus pescadores, dá um sabor mais tradicional da vida praiana no Brasil.

 

Tânger, Marrocos

De sua localização extraordinária, inclinada na ponta mais noroeste da África, Tânger olha para dois sentidos, de um lado para a Europa e, de outro, para a África. Com a recente chegada do novo governador da cidade, essa cidade praiana está agora brilhando, não há mais assediadores chatos nas ruas e até os motoristas de táxi andam mais educados. Como uma Tanger mais estilosa está se erguendo, os viajantes descobrem agora as delícias de suas praias, nas quais o Atlântico encontra o Mediterrâneo. Lá você pode dar um passeio na orla, assistir à criançada local jogando futebol ou andar de camelo pelas areias.

 

Sydney, Austrália

Definitivamente, Bondi, em Sydney, é uma das mais fabulosas praias do mundo – é ali que o oceano colide com a terra. O Pacífico chega em grandes ondas espumantes, e ali todas as pessoas são iguais; a praia é democrática. É a faixa de areia mais próxima do centro da cidade, com ondas sempre boas (embora concorridas) para um nado mais corajoso. Mas não pense que essa é a única praia da cidade. Uma caminhada levará você a Coogee, Bronte e Cronulla. As praias do norte de Sydney oferecem uma deliciosa oportunidade de excursão de um dia. Mais ao norte de Manly, elas formam um trecho contínuo de mais de 20 praias sossegadas, que acabam em Palm Beach.

 

Valência, Espanha

A charmosa Valência fica localizada na costa mediterrânea da Espanha e oferece muitas atrações para os amantes de praias. Estenda a sua toalha na Playa de la Malvarrosa ou na vizinha Playa de las Arenas, cada qual margeada pelo calçadão Paseo Marítimo e fileiras de restaurantes. Um quarteirão para trás reúne bares e casas noturnas, que lotam no verão.

 

Tel Aviv, Israel

Tel Aviv é o outro lado da moeda de Jerusalém, uma Cidade do Pecado moderna, que pouco tem a ver com a Cidade Sagrada sobre um monte. Quando o tempo ajuda, os habitantes locais seguem em massa para as praias urbanas. Você encontrará jovens e adultos banhando-se, praticando kitesurfe e disputando bolas de borracha em partidas de matkot. As praias são seguras e limpas, e há vestiários e chuveiros de água doce espalhados por toda a sua extensão. As principais praias ficam lotadas de gente na maior parte dos dias, sobretudo aos domingos, quando as multidões brigam por um lugar ao sol. Chegue cedo.

 

Dubai, Emirados Árabes

Não importa que você seja um nômade urbano cheio de estilo, uma socialite fora do fuso-horário ou parte de uma família viajando com os filhos: há respostas para as necessidades e expectativas de todos em Dubai. Pequena, mas dinâmica, essa cidade-estado é um destino turístico altamente desenvolvido, que oferece compras, hospedagem, restaurantes, esportes e experiências relaxantes – tudo de primeira. Aproveite o céu ensolarado com um pulo até a praia: as favoritas são Jumeirah e Palm Beach, mas as praias públicas são escassas. A maioria dos hotéis de luxo comanda trechos de areia, e o seu bronzeado certamente terá um preço.

 

Miami, EUA

O que torna Miami linda, dos corpos estendidos na areia à arquitetura, é a diversidade. Todos os bairros têm o seu estereotipo e também exceções às regras. E isso vale para as praias também. Sim, South Beach é onde fica a gente bonita, mas rodeadas de hordas de turistas. Já North Miami Beach é onde as pessoas de verdade moram. Praticantes de windsurfe devem rumar para as praias de Hobie ou Virginia Key. Para uma vista geral das muitas praias de Miami, há passeios de helicóptero que partem da Watson Island, conectada a Miami pela MacArthur Causeway.

 

Brighton e Hove, Inglaterra

Brighton é a cidade litorânea mais vibrante da Inglaterra. Fica a apenas uma hora de Londres e é uma cidade próspera e cosmopolita, com espírito boêmio; é lar de uma comunidade gay exuberante, uma população estudantil dinâmica e um número salutar de hippies maduros e new-age, além do tradicional algodão-doce. A praia tem pedrinhas no lugar da areia, mas isso não impede que banhistas estendam ali as suas toalhas. Seja para se bronzear no meio do dia ou para badalar à noite, a praia serve para todas as horas. 

Este artigo foi publicado em Novembro de 2013 e foi atualizado em Novembro de 2014.