Dicas e artigos

Dicas para planejar uma viagem de família econômica

Imogen Hall

Se você viaja com crianças, talvez tenha percebido que, nos últimos anos, viagens de família baratas tenham ficado mais difíceis de se planejar do que antes. O aumento dos preços durante as férias escolares é um fato bem documentado, mas há também a subida do custo de comidas, hospedagem e entradas para as atrações, o que dá uma boa soma quando se viaja em família.

Mas nem tudo é catástrofe: por sorte, existem formas de fazer seu suado dinheirinho render mais enquanto vocês exploram o mundo juntos. Aqui vão 10 dicas para planejar férias econômicas com a família.


Domine a arte da viagem em baixa temporada, se puder © Elizaveta Galitckaia / Shutterstock

Lembre-se: timing é tudo

Ofertas de última hora não costumam existir durante as férias escolares e as que aparecem em geral são para lugares indesejáveis. Se seus filhos estão na escola, então você sabe o calendário deles com bastante antecedência, use essa informação para reservar as coisas com meses, até anos, de antecedência, quando os preços são relativamente baixos devido a falta de procura. Se seus filhos não estão mais na escola, ou têm flexibilidade, aproveite para viajar fora dos períodos de pico, quando os custos e as multidões são menores.

Use suas redes de pais

Grupos de bebês devem ter ajudado a te manter são durante o caos do recém-nascido – mas essa sabedoria coletiva vai além de apoio moral e técnicas para trocar a fralda durante uma soneca. Pergunte aos outros pais sobre viagens que eles fizeram, quanto custa e o que fariam diferente para economizar dinheiro da próxima vez. Da mesma forma, no mundo online há vários fóruns e blogs prontos e dispostos a te dar dicas econômicas para destinos que eles já visitaram.


Encontre seu próprio caminho na próxima viagem em família © Monkey Business Images / Shutterstock

Leve sua família para longe da multidão

É economia básica: quanto maior a demanda, maior o preço. Uma solução? Seja alternativo. Evite lugares muito turísticos e opte por algum lugar menos na moda, ou mais desconhecido: pense no rural Lazio em vez da Toscana, Adelaide em vez de Sydney ou Maine em vez da Califórnia. Com um pouco de pesquisa, você vai encontrar cosias divertidas para fazer com as crianças e vai aproveitar o luxo de não ter que lutar com massas de pessoas para comprar um sorvete ou tirar uma foto da família. Além do que, você vai ganhar os parabéns que sempre vêm quando você é só um pouco mais aventureiro.

Transforme a jornada em uma aventura

Economize dinheiro de hospedagem e crie memórias para sempre ao viajar para o seu destino (ou entre dois pontos do seu itinerário) de uma forma diferente. Com um trem noturno ou uma balsa (ou mesmo um ônibus, se você tiver coragem), será um grande evento para as crianças e uma história que elas irão contar várias vezes quando voltarem para casa. Alternativamente, uma road trip familiar com seu próprio carro evita os custos de passagens de avião e carros alugados.


Contate seus anfitriões para ver se eles aceitam crianças © Monkey Business Images / Shutterstock

Aproveite os brinquedos dos outros

Embora ficar em um hotel de fato remova o trabalho de cozinhar e limpar, usar sites como o HomeAway, Love Home Swap ou Airbnb normalmente é uma opção bem mais econômica para famílias. Alugar uma casa ou apartamento também te dá mais espaço para os que precisam (adolescentes em particular gostam da privacidade extra). Você também pode achar lugares com brinquedos, jogos, cadeirões ou o que mais sua família precisar. Albergues com quartos familiares também são uma alternativa mais econômica aos hotéis e irão apresentar suas crianças a outros viajantes.


As melhores coisas da vida são de graça – e com frequência lindas © Natalia Deriabina / Shutterstock

Abrace o ar livre

Crianças tendem a amar passar o tempo ao ar livre, o que é uma ótima notícia para pais com orçamento apertado. Planeje passeios que envolvam trilhas em vez de atrações caras, ache o playgroud local para que os pequenos possam conhecer outras crianças e leve um piquenique para evitar pagar restaurantes. Outra boa forma de economizar dinheiro ao ar livre é acampar. Isso permite às crianças realmente mergulharem na natureza enquanto se envolvem em tarefas simples (limpar os pratos do churrasco, por exemplo), então todo mundo sai ganhando – e vale a pena tentar pelo menos uma vez, mesmo que você ache que não vai gostar.

Descontos para famílias são seus amigos

Embora você não necessariamente possa tirar vantagem dos descontos para grupos, há muitas formas para as famílias poderem aproveitar seu número. Você pode conseguir um passe de desconto no transporte local, achar cupons para famílias online para as atrações que você quer ver ou aproveitar campanhas do tipo crianças entram de graça em teatros ou grandes exposições que não cobram entrada para crianças.


Faça sua pesquisa, traga lanches e comece a caminhar © Monkey Business Images / Shutterstock

Se atenha ao essencial

Qualquer um tentando economizar dinheiro sabe que os pequenos extras se acumulam e o mesmo vale quando você está viajando com crianças. Leve garrafas de água para encher no caminho, compre potes de sorvete no supermercado local e leia sobre os lugares que vai visitar para evitar pagar por audioguias, pacotes de atividades ou exposições especiais. Ter uma política de “só pode olhar” em lojinhas também pode ajudar a evitar gastos extra.


Comam, crianças, o vovô cuida do churrasco! © Monkey Business Images / Shutterstock

Mude os hábitos de viagens da sua família

Em vez de tentar viajar todas as vezes que as crianças tiverem férias, considere viajar com menos frequência, mas por mais tempo, juntando os custos de deslocamento. Se você puder trabalhar remotamente, você pode viajar por meses, em vez de semanas. Alternativamente, considere as famosas “staycation”, férias na sua cidade. Desligar e fingir que está de férias enquanto explora sua região pode ser um desafio familiar divertido. Você também pode tentar se reconectar com tios e esquecidos que podem amar ter sua família lá por uma semana, ou convencer os avós que a forma perfeita de passar tempo com os netos (e te ajudar no processo) é sair de férias com vocês.

Controle as expectativas

Se um resort de luxo com tudo incluído, ou uma viagem de longo prazo estão fora das suas possiblidades, então é hora de repensar do que você precisa para ter uma experiência incrível ao viajar. Você poderia trocar uma mansão cara com uma piscina de fundo infinito por uma casa mais simples e a praia ou uma piscina pública? Lembre-se – crianças são fáceis de agradar e a maioria irá abraçar qualquer aventura que você propor, grande ou pequena. Embora possa custar mais planejamento e paciência viajar com pouco dinheiro e crianças, é certamente possível, e a mudança coletiva irá beneficiar toda a família.  

Este artigo foi publicado em Dezembro de 2018 e foi atualizado em Dezembro de 2018.