Dicas e artigos

Dez motivos para visitar Kiev

Um dos centros culturais mais importantes da Europa oriental

Devido ao turbilhão político da Ucrânia, Kiev perdeu um pouco do seu apelo turístico nos últimos anos. Porém, a histórica capital ucraniana – e anfitriã do Concurso de Música Eurovision de 2017 – é totalmente segura para visitar e espera turistas curiosos para desvendarem sua história rica e interessante. Classificada como um dos centros culturais mais importantes da Europa oriental, oferecendo uma arquitetura fantástica e uma cena culinária descolada, Kiev ainda é uma das cidades que menos têm seu valor reconhecido no continente.

Lendas da Andriyivsky Uzviz

Apelidada de “Montmartre de Kiev”, essa rua é uma das joias culturais da capital ucraniana. Todas as casas ali podem contar uma história, cada esquina esconde uma lenda. Com várias galerias e ateliês, Andriyivsky Uzviz sempre foi uma caçarola de artistas de Kiev, atraindo-os com seu clima boêmio e belo cenário de morros. Lá, você pode admirar a graciosa arquitetura da Igreja de Santo André e comprar lembrancinhas artesanais de um dos artesãos locais.

Deliciosa cozinha ucraniana

A cozinha ucraniana não é apenas muito saborosa, mas também tem um ótimo preço. Quando está em Kiev, você simplesmente não consegue resistir a experimentar o tradicional varenyky (bolinho recheado) ucraniano e a lendária borshch (sopa de beterraba vermelha). Para um genuíno lanche urbano de Kiev, prove perepichka (salsicha em um pão frito) na Kyivska Perepichka, perto da estação e metrô de Teatralna, e deguste um magnífico pão com canela na padaria Bulochnaya Yaroslavna, na agitada rua Yaroslaviv Val.

Cidade das cúpulas douradas

 © Leonid Andronov / Getty Images

Esse orgulhoso apelido reflete o esplendor arquitetônico das igrejas de Kiev, assim como o destaque da capital ucraniana para cristãos ortodoxos. Os visitantes são facilmente surpreendidos pela beleza do complexo do monastério Kyevo-Pecherska Lavra e a grandeza da Catedral de Santa Sofia, ambos Patrimônios Mundiais da Unesco. Você pode passar dias admirando os afrescos medievais e as fachadas barrocas, descendo para masmorras sagradas e observando vistas impressionantes das torres dos sinos.

Diversão ao ar livre ao longo do Dnipro

Kiev se espalha ao longo do largo rio Dnipro, que divide a cidade nas margens direita e esquerda. Várias ilhas entre elas oferecem uma grande seleção de atividades ao ar livre. A ilha Truhaniv é o local perfeito para caminhadas relaxantes ou passeios de bicicleta com uma linda vista do rio. Durante o verão, o Hydropark se torna a central do lazer com praias de areia fofa, atividades na água e bares chiques. Você também pode fazer um cruzeiro de barco saindo do Porto do Rio para ter uma vista espetacular dos morros de Kiev.

Gigantescos monumentos soviéticos

Kiev foi a terceira maior cidade da União Soviética e, assim, não é de se admirar que a herança soviética na forma de condomínios de apartamentos colossais, afrescos socialistas-realistas e prédios modernistas bizarros seja encontrada em praticamente toda parte da capital ucraniana. Porém, há uma estrutura que você simplesmente não pode perder: o enorme memorial Rodina Mat (que significa “terra natal”), parte do Museu da Grande Guerra Patriótica. Com uma altura de 102m, é um elemento inconfundível do horizonte de Kiev.

Muitas opções de entretenimento

Kiev é uma capital vibrante com uma vasta seleção de eventos que acontecem todos os dias. Fãs de música clássica podem aproveitar notas celestiais na incomparável Casa de Órgão e Música de Câmara, dentro da Catedral de São Nicolau, projetada por Wladyslaw Horodecki. Amantes do balé ficarão fascinados com as apresentações do mundialmente renomado Balé Nacional da Ucrânia no Teatro da Ópera Nacional Taras Shevchenko. A vida noturna de Kiev é um microcosmo próprio, com opções que variam do hipster Closer (facebook.com/closerkiev) ao dinâmico Carribean Club.

Um dos maiores museus a céu aberto da Europa

© Pavlo Fedykovych / Lonely Planet

Museu de Arquitetura Popular Pyrohovo é um lugar perfeito para ter uma ideia de como os ucranianos viveram ao longo dos séculos. Com 300 exemplos de arquitetura popular de todas as partes da Ucrânia e mais de 40 mil itens e objetos da cultura tradicional, Pyrohovo é uma experiência única de museu ao ar livre. Ele também recebe regularmente festivais para exibir o antigo estilo de vida rural ucraniano.

Art nouveau ucraniana

O horizonte eclético de Kiev é um destino perfeito para amantes da arquitetura. Em uma única rua, você pode encontrar prédios barrocos ao lado de blocos de apartamento em estilo soviético, ou elegantes palácios art nouveau com vista para arranha-céus recém-construídos. O estilo arquitetônico modernista em Kiev é o equivalente à art nouveau europeia; seu pioneiro foi Wladislaw Horodecki, às vezes mencionado como o “Gaudí de Kiev”. Seu gênio arquitetônico deu origem à impressionante neomourisca Casa de Atores e a um dos marcos mais enigmáticos de Kiev, a esplêndida Casa com Quimeras.

O monumental metrô de Kiev

De coloridos afrescos representando a herança medieval do Rus' de Kiev na estação Zoloti Vorota a bustos de mármore branco de cientistas e poetas na estação Universytet – sem falar do labirinto de passagens de transferência subterrânea dos soviéticos –, o metrô de Kiev é impressionante. Também é recordista, com a estação Arsenalna sendo considerada a mais funda do mundo. Tanto uma enorme herança do passado soviético da Ucrânia quanto principal transporte dos moradores da cidade hoje, o metrô de Kiev é uma atração curiosa e um verdadeiro destaque da capital ucraniana.

Ótimos preços

Kiev costuma ficar no topo das listas de destinos europeus mais acessíveis, em especial nos últimos anos... e por um bom motivo. Por exemplo, uma viagem de metrô vai custar cerca de 0,15 euros, enquanto ingressos para a ópera começam no valor de apenas 1 euro. Custos de alimentação e acomodação também são muito menores do que na Europa central e ocidental, em especial desde a desvalorização do grívnia, o que torna a capital ucraniana um destino muito tentador a preços baixos.

Este artigo foi publicado em Setembro de 2017 e foi atualizado em Setembro de 2017.