Dicas e artigos

Os melhores roteiros pelas estradas da costa leste da Austrália

A costa leste da Austrália oferece muitas opções

A costa leste da Austrália oferece muitas opções para quem ama fazer viagens de carro. Ao longo do asfalto banhado de sol, você vai encontrar praias que parecem ter saído de um cartão-postal, cidades moderninhas, florestas úmidas viçosas, a Grande Barreira de Coral e uma abundância de animais nativos. As rotas de carro atendem a qualquer interesse, desde épicas aventuras a itinerários específicos com experiências imperdíveis. Por isso, pegue sua prancha de surfe, suas botas para trilhas e seu apetite por aventura e siga para as estradas da costa leste.

Viagem para a Grande Barreira de Coral: de Cairns a Cape Tribulation (1 semana)

Ao embarcar nessa viagem, você vai subir pela costa leste de Queensland, no extremo norte, passando por clássicas cidadezinhas antigas e centros de resorts de luxo com vistas estonteantes da Grande Barreira de Coral no caminho. Começando na efervescente Cairns, um passeio para praticar snorkeling ou mergulho na Grande Barreira de Coral é obrigatório. Depois disso, pule de lá para cá nos jardins botânicos, restaurantes moderninhos e bares agitados da cidade.

Em seguida, afaste-se do litoral usando o teleférico de cabines ou a autoestrada cênica até os famosos mercados e trilhas da floresta úmida de Kuranda (experimente algumas macadâmias!). Não perca os desvios para a pitoresca cachoeira de Millaa Millaa e uma trilha no belíssimo Parque Nacional de Wooroonooran.

Nas praias do norte de Cairns, hospede-se em um confortável resort Palm Cove e, depois, pare na estrada para uma foto no ponto de observação Rex Lookout, acima da praia de Wangetti, mais ao norte. Port Douglas é a próxima – um centro de férias pulsante com restaurantes fabulosos, bares e mais diversão nos corais.

Em Mossman Gorge, a viçosa floresta úmida (Patrimônio Mundial da Unesco) envolve o fotogênico rio Mossman: faça um passeio guiado e se refresque em uma lagoa. No rio Daintree, reserve lugar em um cruzeiro de observação de crocodilos e, depois, almoce na vila Daintree. Cow Bay espera por perto para algumas horas procurando conchinhas. A última parada é Cape Tribulation, uma mistura magnífica de floresta úmida e corais. Passe algumas noites em um dos sofisticados alojamentos na beira da floresta.

Da energética Brisbane à calma Gold Coast (7-10 dias)

Photo by istock80 / Getty

Veja suas preocupações desaparecerem conforme você sai da adorável cidade grande de Brisbane e parte para a relaxante cidade de surfe de Gold Coast e para o norte de Nova Gales do Sul. Porém, antes de deixar Brisbane, é bom separar uns dias para aproveitar a cidade do rio e capital de Queensland, uma cidade semitropical pincelada de incríveis bares, cafés e livrarias (os pilares da sociedade civilizada).

Não perca a excelente Gallery of Modern Art (GOMA), o centro artístico Brisbane Powerhouse, os bares de cerveja artesanal e a música ao vivo de West End. Reserve uma noite nos ladrilhos do hedonista Fortitude Valley e consiga tempo para um passeio de balsa até a Ilha North Stradbroke para surfar, andar de caiaque no mar e comer peixe com batatinhas na areia. De volta ao continente, siga para oeste até a região do Cinturão de Granito para visitar vinhedos e pular umas pedras no Parque Nacional de Girraween.

Uma hora ao sul de Brisbane, Gold Coast exibe sua alma praieira e atrevida. O epicentro ali é o festivo Surfers Paradise, com seu sol acobreado e a diversão depois do anoitecer. Mais relaxadas e voltadas para o surfe são as praias Burleigh Heads e a tranquila Coolangatta. Faça uma viagem rápida de 50 minutos para o sul até Nova Gales do Sul e vai encontrar Byron Bay, o paraíso da vida alternativa, lar de praias infinitas, acomodações prazerosas, comidas deliciosas e mais. O carisma local é tão forte que muitos mochileiros param em Byron Bay e nunca vão embora.

A grande viagem pelas praias: Sunshine Coast e Ilha Fraser (10 dias)

Talvez sua ideia de uma ótima viagem pela estrada dependa do acesso a uma aventura ao ar livre de primeira classe. Se for o caso, você deve seguir para a Sunshine Coast no sudeste de Queensland. Comece passeando pela curiosa geologia das Glass House Mountains, com suas vistas de tirar o fôlego e incríveis oportunidades para escalada. Por perto, fica o maravilhoso Australia Zoo: fantástico se você estiver com crianças (e mesmo se não estiver).

Em seguida, a ensolarada Mooloolaba tem surfe de respeito e um clima de praia mais animado e exibe pescas frescas dos camarões locais “Mooloolaba King”. Mais meia hora ao norte e você chegará a Noosa e seu viçoso parque nacional (lar de coalas às vezes vistos pelos visitantes), caiaque no rio e cena culinária de alto nível.

Algumas horas ao norte fica a Rainbow Beach, cheia de surfe, pesca, trilha, parapente, paraquedas, passeios a cavalo e mais. Dali, explore as enormes dunas, as “avenidas” de praia, as trilhas na floresta e os lagos cristalinos na Ilha Fraser (Patrimônio Mundial), a maior ilha coberta de areia do planeta (vá de veículo 4x4 ou reserve seu lugar em um passeio guiado).

Vire para o sul e visite a histórica Maryborough, local de nascimento da autora de Mary Poppins, PL Travers; depois, explore a Tin Can Bay, lar de um número improvável de tartarugas marinhas, dugongos e raros golfinhos-corcundas-indopacíficos.

Aventuras na costa: Airlie Beach à Ilha Magnetic (10 dias)

Photo by Saenman Photography / Getty.

Viagens de carro e ilhas não são um par óbvio, mas as ofertas na costa de Queensland são tantas que você pode conhecer uma boa parte delas em uma viagem combinada com passeios inesquecíveis pela costa.

Comece na Airlie Beach. Lá, você pode se livrar do número infinito de turistas antes de reservar uma viagem de barco para o glorioso arquipélago das Ilhas Whitsunday. Há uma grande variedade de passeios diários em Whitsunday, mas uma viagem de barco de vários dias de duração permitirá que você deixe suas pegadas em praias remotas. Não perca a Ilha Whitsunday em si, além de um mergulho memorável na sublime Whitehaven Beach, geralmente chamada de a mais bonita da Austrália.

Depois de um cruzeiro pelas ilhas, reserve algumas noites em um elegante resort na costa; as ilhas Hamilton, Hayman e Daydream esperam por você. Está procurando por aventura? Inscreva-se para uma passeio de caiaque com direito a acampamento na ilha.

Depois, uma boa opção é seguir por cerca de três horas para o norte até Townsville. Lá, caminhe pela beira d’água, veja o excelente Reef HQ Aquarium, suba para Castle Hill e almoce nos incríveis restaurantes e bares de Townsville (experimente os frutos do mar, é claro). Mergulhadores experientes podem reservar um mergulho nos famosos destroços do SS Yongala, perto do litoral.

Termine sua jornada na Ilha Magnetic, um lugar despretensioso com muitas vilas e praias tranquilas, vida selvagem abundante e trilhas cênicas na natureza.

Um pouco de tudo: Sydney a Melbourne (1 semana)

A esta altura, você está longe do charme acidentado de Queensland, mas a estrada costeira entre Sydney e Melbourne oferece uma abundância de parques nacionais, praias de surfe, animais marinhos e um tranquilizador clima de cidade pequena.

Sydney é a maior e mais vibrante cidade da Austrália, oferecendo experiências icônicas como a Ópera de Sydney, a Ponte da Baía de Sydney, balsas até  Manly e a efervescente Bondi Beach. Logo ao sul, no entanto, você vai encontrar os despenhadeiros dramáticos e as trilhas na natureza do Parque Nacional Royal e a elevada autoestrada Grand Pacific Drive, curvando-se sobre o oceano em um passeio impressionante. Na Baía Jervis, você vai encontrar praias de areias brancas, golfinhos brincalhões e parques nacionais. Com um rápido desvio terra adentro, você pode visitar a capital da Austrália, Camberra, para ver as sessões do parlamento e visitar os melhores museus do país.

A costeira Narooma tem praias bonitas e bom surfe. De lá, pegue uma balsa até a Ilha Montague, um importante território aborígene e impressionante reserva natural. Na costa sul de Nova Gales do Sul, a calma Eden é famosa para observação de baleias. Não perca a histórica Central Tilba, com seu visual perfeito de cartão-postal.

Ao cruzar para Vitória, você pode deslizar em meio a florestas, fazendas e pelo distrito dos Lagos Gippsland até Wilsons Promontory, com suas incríveis trilhas na natureza, acampamentos e praias. Mais além, fica a Ilha Phillip, onde pinguins, focas e surfistas se divertem na água. Para finalizar, a cidade da fumaça: Melbourne.

Um clássico da costa sul: Melbourne e a Great Ocean Road (7-10 dias)

Photo by TGR Photography / Getty

Esse clássico rito de passagem em forma de viagem de carro segue para o sul, saindo da sofisticada Melbourne, ao longo da rochosa Great Ocean Road; prepare-se para lindas cidades praianas, ótimas ondas e vistas épicas. Melbourne tem atrativos suficientes para manter os mochileiros parados por meses: bares em ruelas, galerias, música ao vivo, compras, paixão por café, futebol australiano e mais. Porém, uma hora ao sul, a Great Ocean Road o chama.

Comece no santuário do surfe, Torquay, e veja as ondas da lendária Bells Beach, depois siga para a familiar Anglesea para uma aula de surfe e um piquenique ao lado do rio. Aireys Inlet fica por perto: faça um passeio no farol e, então, passe a noite na pequena e refinada Lorne.

A oeste dali, a Great Ocean Road fica sinuosa e extremamente cênica, serpenteando entre o mar agitado e o florestado Parque Nacional de Great Otway. Relaxe na artística vila de pescadores Apollo Bay por alguns dias (ótimos pubs!) e, depois, passe em Cape Otway para ver alguns coalas e o icônico farol.

Em seguida, vá ao Parque Nacional de Port Campbell e sua famosa formação rochosa Doze Apóstolos: conte-os pelos topos ou reserve um voo cênico. Procure baleias na costa de Warrnambool, depois continue para oeste até a excêntrica e bem irlandesa Port Fairy. O festival popular que acontece todo mês de março joga a cidadezinha em animação total!

Este artigo foi publicado em Setembro de 2017 e foi atualizado em Setembro de 2017.