Dicas e artigos

Conheça as cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Porto Alegre

Pôr do sol no Guaíba...

Kevin Raub

Porto Alegre

A capital mais ao sul do Brasil não se preocupa tanto com coisas que a maioria das pessoas consideraria “brasileiras”. O povo desta grande e movimentada cidade portuária, às margens da Lagoa dos Patos, falam de forma diferente, bebem cervejas diferentes (e muito melhores!) preferem o chimarrão ao cafezinho e se orgulham de sua postura progressiva quando o assunto é política. Porto Alegre é uma metrópole moderna com parques verdejantes e ótimos botecos que cercam o seu centro colonial restaurado. Bem-vindo à terra gaúcha!

O que ver: Porto Alegre ramifica-se a partir do seu marco central, a Praça XV de Novembro, onde você encontrará o excelente Mercado Público, o melhor mercado urbano do sul do país. A leste, outra praça colonial, a Praça da Alfândega, é um espaço arborizado, onde fica o neoclássico Museu de Arte do Rio Grande do Sul, e, ao sul, a pitoresca Praça da Matriz é dominada pela Catedral Metropolitana. Você também não está muito longe da bela rota do vinho brasileira, o Vale dos Vinhedos, que fica a 2h30 ao norte da capital, perto de Bento Gonçalves.

Onde ficar: O Porto Alegre Eco Hostel, administrado por um americano-brasileiro, ocupa uma linda mansão restaurada em meio à descolada vida noturna da Cidade Baixa. O Lido é uma opção mediana bem no centro da cidade. Quem busca luxo deve rumar para o Sheraton Porto Alegre, um hotel de rede acima da média cercado pela boemia do bairro Moinhos de Vento.

Onde comer:Não perca a massa fresca e de preço justo do Atelier de Massas (www.facebook.com/pages/Atelier-de-Massas/89268095282). O restaurante mais badalado da cidade no momento é o Hashi Art Cuisine (www.hashi.com.br), cujo chef Carlos Kristensen tem dominado os prêmios culinários por quatro anos seguidos. Para uma variedade de petiscos clássicos e rápidos, o Mercado Público é cheio de opções.

Onde beber: Fãs de futebol vão se reunir no Chalé da Praça XV, na Praça XV de Novembro, uma cervejaria de 1855, em estilo vitoriano, que tem servido canecas desde 1911. O Brechó do Futebol (www.brechodofutebol.com) é uma mistura de lojinha e barzinho minúsculo, mas com forte espírito futebolístico.

Onde ver a Copa: Às margens do Lago Guaíba, o recentemente reformado Estádio Beira-Rio terá capacidade para 50.287 pessoas quando pronto. Pode-se chegar a ele por 25 linhas de ônibus diferentes.

Kevin Raub mora em São Paulo e é co-um dos autores do guia Lonely Planet: Brasil.. Para segui-lo no Twitter: @RaubontheRoad.

Este artigo foi publicado em Maio de 2014 e foi atualizado em Novembro de 2014.