EuropaDicas e artigos

Downton Abbey: visite algumas das locações do filme

Claire Naylor

“Um almoço real, um desfile e um jantar?” pergunta Mrs. Patmore, perturbada. O trailer do filme Downton Abbey revela os desafios que aguardam os aristocráticos Crawleys e seus criados com a chegada do rei, da rainha e de sua corte à grande mansão. A premiada série de TV Downton Abbey, ambientada no período de 1912 a 1925, despertou a imaginação de viajantes de todos os cantos do mundo que desejavam experimentar a vida luxuosa do conde e da condessa Grantham. Pensando no filme, montamos um guia das locações para você visitar.

 

Highclere Castle (a própria Downton Abbey)

Highclere Castle, a locação da própria Downton Abbey, fica no interior da Inglaterra, entre Bath e Londres, geograficamente bem longe da fictícia cidade de Downton, em Yorkshire. Na vida real, é o lar do conde e da condessa de Carnarvron, que abrem o castelo e os jardins para passeios temáticos, chás da tarde e eventos em diferentes épocas do ano. O baile de Natal é um acontecimento extravagante. Ingressos podem ser reservados on-line, com uma quantidade limitada disponível para venda no dia – confira a programação no site antes da visita.

Os interessados no Egito antigo podem visitar a Exposição Egípcia, nas adegas da propriedade. Ela inclui artefatos da tumba de Tutancâmon, cuja descoberta foi patrocinada pelo quinto conde de Carnarvon.

 

As cidades inglesas de Bampton e Lacock são as locações da vila de Downton © 2019 FOCUS FEATURES LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Bampton, Oxfordshire e Lacock, Wiltshire (cidade de Downton)

Partes das vilas de Bampton, em Oxfordshire, e a tombada Lacock, em Wiltshire, são usadas em cenas externas no filme, contribuindo para a criação da bonitinha vila de Downton. Em Bampton, é possível passear pelos espaços verdes da cidade, visitar os Correios ou caminhar pelos jardins da igreja. Em Lacock, tente achar o exterior do chalé que é usado como o Grantham Arms.

 

Os portões do Palácio de Buckingham com o estandarte real hasteado © Tetra Images / Getty Images

Palácio de Buckingham, Londres

O exterior do incomparável Palácio de Buckingham, em Londres, é usado para representar o palácio no filme, o lar do rei George V e da rainha Mary. Na vida real, hoje em dia, é a residência principal da rainha Elizabeth II. Quando Sua Majestade está em férias de verão, os aposentos de Estado são abertos aos visitantes (e também em alguns dias do inverno e da primavera). Esses exuberantes aposentos são usados pela família real em ocasiões oficiais e eventos cerimoniais. Espere ver móveis belíssimos, decoração elaborada e obras de arte valiosas da Coleção Real. Há 19 aposentos de Estado no total, e, embora os cineastas desejem que você acredite que partes de Downton Abbey foram gravadas aqui, nada realmente foi filmado dentro do Palácio de Buckingham. Cenas internas foram rodadas no Wrotham Park, em Hertfordshire (fechado ao público), e em Wentworth Woodhouse, em Rotherham.

Se você ficar satisfeito em ver apenas o exterior do Palácio de Buckingham, marque sua visita para a cerimônia de Troca da Guarda, quando a Velha Guarda, acompanhada de música tocada por bandas militares, passa a responsabilidade de proteger o palácio para a Nova Guarda.

 

Carson caminha em direção à Downton Abbey, ou Highclere Castle na vida real © 2019 FOCUS FEATURES LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Harewood House, Yorkshire

Harewood House, em Yorkshire, construída no século 18, é a locação real da Harewood House no filme. Passeie pelos aposentos de Estado, incluindo a sala de estar onde cenas do filme Downton Abbey foram gravadas, e desça as escadas até a enorme cozinha de pedra com teto abobadado, o que lhe dará uma visão de como os funcionários da cozinha de uma grande casa trabalhavam. Os jardins têm mais de 40 hectares, com grandes áreas de paisagismo, um lago, gramados para lazer e um playground para as crianças. Há também cinema ao ar livre, oficinas e apresentações.

 

Um desfile a cavalo antes da chegada da família real na vila de Downton © 2019 FOCUS FEATURES LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Wentworth Woodhouse, Rotherham

O salão de baile em Wentworth Woodhouse faz as vezes do de Harewood House. A casa também serve como o interior do Palácio de Buckingham. Os visitantes de Wentworth Woodhouse, que fica a uns 15km de Sheffield, podem participar de um passeio guiado de uma hora aos aposentos formais ou descobrir aposentos particulares, onde aprendem mais sobre as famílias aristocráticas que viveram aqui. Nos jardins, há monumentos, lagos e um parque de cervos – passeios nessa área acontecem de março até setembro.

 

Lady Edith de mãos dadas com Bertie nos jardins de Downton Abbey © 2019 FOCUS FEATURES LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Beamish Museum, County Durham

Cenas filmadas em Beamish Museum retratam a loja do Sr. Bakewell e o York Car Showroom. O museu a céu aberto conta sobre a vida industrial no nordeste durante os séculos 19 e 20. Visite o banco, as lojas, casas e um pub em uma cidade eduardiana, faça uma viagem de trem a vapor ou suje as mãos em uma visita a uma comunidade mineradora.

Este artigo foi publicado em Fevereiro de 2020 e foi atualizado em Fevereiro de 2020.

Europa

Destaques