EuropaDicas e artigos

As melhores coisas gratuitas para fazer em Atenas

Atenas

por Alexis Averbuck

Aproveitar a vida em Atenas não abre um rombo na conta bancária. É uma cidade com preços razoáveis para começar, e você vai descobrir que, se escolher um hotel simples, a maior parte do dinheiro acaba indo para jantares em restaurantes da moda ou para saborear coquetéis de qualidade, se é disso que você gosta. Precisa economizar? Há muitas maneiras de experimentar a capital grega além do barato: de graça!

 

Praça Syntagma

Em frente ao edifício do Parlamento, na Plateia Syntagmatos (ou Praça Syntagma, que significa Praça da Constituição), você reconhecerá os evzones (guardas) tradicionalmente vestidos de kilts curtos e sapatos com pompom inspirados no traje usado pelos klephts (os combatentes das montanhas durante a Guerra da Independência).  Eles montam guarda no Túmulo do soldado desconhecido e representam um ritual de chutes para o alto, quando se alternam de hora em hora. Aos domingos às 11h, um pelotão inteiro marcha em direção a Leoforos Vasilissis Sofias até o túmulo, acompanhado por uma banda.

A própria Praça Syntagma, bem ampla, é ótima para ver gente. Vá descendo a partir do Parlamento, com o histórico Hotel Grand Bretagne à sua direita, e encontre um assento em um dos bancos do parque na praça para ver o mundo passar… Esse importante cruzamento de pedestres é também o local de uma das mais movimentadas estações de metrô de Atenas. No Natal, é enfeitada com uma árvore gigante – uma parada popular para moradores tirarem fotos.

 

Jardins Nacionais

Localizados bem no meio do centro da cidade, os Jardins Nacionais de Atenas são um refúgio agradável e com bastante sombra durante o verão. Eles ficam logo atrás do Parlamento (embora você consiga entrar por todos os lados) e foram, primeiramente, os jardins reais concebidos pela Rainha Amalia. Extensas avenidas de palmeiras levam a plantações de laranjeiras e de árvores ornamentais; também há um amplo parque para crianças e um café à sombra. Traga pedaços de pão para os patos na lagoa, ou procure pelas tartarugas na pequena fonte de mármore nos Jardins Zappeio ao redor.

Foto por: ©Alexis Averbuck/Lonely Planet 

 

 

Ruínas antigas

Foto por: ©Ricardo De Mattos/Getty Images 

 

A maioria das ultrafamosas vistas antigas de Atenas, como a Acrópole e a Ágora antiga, está disponível por um ingresso conjunto de €12, mas há muitas outras que podem ser vistas de graça. E você pode, é claro, observar a Acrópole de toda a cidade, sem ingresso. O Arco de Adriano, o Templo de Zeus Olímpico e o Estádio Panatenaico também são fáceis de observar enquanto perambula pelas ruas.

Ruínas menos conhecidas emergem – literalmente – da paisagem que atravessa Atenas. Os Banhos Romanos foram escavados durante a construção do metrô, e estão marcados por letreiros ao lado dos Jardins Nacionais. Na estação Syntagma do metrô, a escavação revelou um antigo aqueduto e outros artefatos agora expostos aqui. A estação Monastiraki de metrô também tem um sítio arqueológico demarcado.

Depois de anos de escavação, em 2014 o Liceu de Aristóteles foi aberto ao público – totalmente gratuito. Descoberto em 1996, é o local onde 2500 anos atrás o respeitável filósofo ensinou. Encontre-o num pequeno parque entre o Museu Bizantino e Cristão e o Conservatório de Atenas.

Em Plaka, você pode dar uma espiada nos Banhos Turcos históricos dentro da loja de presentes do Museu dos Instrumentos Populares Gregos. E toda a cidade está repleta de igrejas bizantinas, oferecendo um vislumbre do cerne do antigo Bizâncio.

 

Ruas históricas

Foto por: ©Sivan Askayo/Lonely Planet 

 

Uma das maneiras mais fáceis de absorver o clima da cidade enquanto participa de vistas antigas e da vida moderna é dar uma volta pelo centro histórico. Comece pelo velho bairro turco em Plaka. Praticamente tudo o que existia quando Atenas se tornou capital da Grécia, suas ruas estreitas se aninham na encosta a nordeste da Acrópole. Uma vez fora da colina, a vizinhança se torna turística ao extremo, mas ainda é a parte mais característica de Atenas.

Em seguida, verifique Dionysiou Areopagitou, que circunda parcialmente a Acrópole perto do Museu da Acrópole. Siga-o pela Colina Filopappou (que também vale a pena explorar) integrada ao Tiseio, com muitos cafés de frente para a Acrópole, antes de sair para os arredores da região de Monastiraki. Você pode andar pelo divertido mercado de pulgas de Monastiraki e pela agitada Plateia Monastirakiou (Praça de Monastiraki) antes de completar a volta passando pela Antiga e pela Ágora Romana – algumas delas você pode espiar da rua.

 

As Colinas de Atenas

Se quiser um exercício ótimo e gratuito e vistas estonteantes, suba uma das colinas centrais de Atenas.

A Colina Filopappou – juntamente com as Colinas anexas Pnyx e Nymphs – foi, de acordo com Plutarco, o lugar onde Teseu e as Amazonas travaram combate. Habitada de épocas pré-históricas à era pós-bizantina, hoje as encostas cobertas de pinheiros conduzem a excelentes vistas da Ática e do golfo Sarônico, bem como a alguns dos pontos mais estratégicos para tirar fotos da Acrópole.

Ao se aproximar da colina, não deixe de visitar a excelente Igreja de Agios Dimitrios Loumbardiaris (que contém belos afrescos) em sua base, antes de prosseguir além da prisão de Sócrates (na verdade, é provável que ele não tenha sido mantido cativo aqui) e o Templo das Musas.

No topo da colina, o Monumento de Filopappos foi construído entre os anos 114 e 116 AD em homenagem a Julius Antiochus Filopappos, eminente cônsul e administrador romano. A colina toda é atravessada pelos vestígios de antigos baluartes.

Foto por: ©Mark Read/Lonely Planet 

 

Outra grande colina central de Atenas, Lykavittos significa ‘Colina de Lobos’, e em épocas antigas foi realmente habitada por lobos. Hoje, uma via conduz ao topo saindo do alto da Rua Loukianou, com destino a belos panoramas da cidade e da bacia do Ático. Empoleirada no topo, a pequena Capela de Agios Georgios é como um farol iluminando Atenas toda noite. Como alternativa, você pode pegar o funicular (teleférico) que sai do alto da Rua Ploutarhou em Kolonaki, mas vai lhe custar alguns euros.

 

Museus gratuitos

Sítios arqueológicos, como o Templo de Zeus Olímpico, a Ágora Antiga, a Ágora Romana e Keramikos não apenas estão incluídos no ingresso conjunto de €12 para a Acrópole como também são gratuitos todo primeiro domingo, entre novembro e março, e são sempre de graça para os menores de 18 anos (com documento). As regras para entrada gratuita também se aplicam ao excelente Museu Arqueológico Nacional.

O principal prédio de alto nível do Museu Benaki  (os anexos não), um dos melhores museus culturais do país, é gratuito às quintas-feiras. Mas há muito mais coisa para ver – e os museus a seguir são sempre gratuitos:

Museu Kanellopoulos Maravilhoso museu cultural em uma histórica mansão nos sopés de Plaka.

Museu de Instrumentos Populares Gregos Exposições e gravações de instrumentos e trajes tradicionais.

Museu Epigráfico A mais significativa coleção de inscrições gregas em uma verdadeira biblioteca de tábuas de pedra.

Centro de Arte Folclórica & Tradição Deslumbrante mansão Plaka com interessantes exibições periódicas.

 

Arte moderna

Arte moderna em forma de grafites bizarros, criativos e que demonstram alta habilidade é parte da vida de rua ateniense – fique de olho nela enquanto passeia. Mas você também pode desfrutar do vibrante cenário artístico contemporâneo nas numerosas galerias de Atenas. Baixe uma lista de galerias e espaços de arte do Mapa da Arte de Atenas; alguns lugares de destaque são:

A.antonopoulou.art Instalações, videoarte e fotografias de artistas gregos emergentes em um depósito adaptado.

Galeria Qbox Jovens artistas emergentes, locais e visitantes, no cenário internacional.

Galeria CAN A mais nova galeria de arte contemporânea da vizinhança chique de Kolonaki.

Galeria de Arte Medusa Excelente pintura, escultura, instalações e fotografia grega contemporânea.

Taf Exibições, bar-café, cinema e teatro em um interessante prédio histórico em ruínas.

Six DOGS Gregário e central – bar, café, casa de shows e teatro.

Bios Industrial elegante com cinema, galeria, bar e mais.

Este artigo foi publicado em Março de 2016 e foi atualizado em Março de 2016.

Europa

Destaques