EuropaDicas e artigos

Guia para Natal e Ano Novo em Barcelona

La Rambla com decoração natalina

por Sally Davies

Há poucos lugares na terra com tanto clima de festa quanto o centro medieval de Barcelona – tão bonito que parece de mentira – durante a época do Natal (que lá acontece até a Epifania ou Noite de Reis).

Mesmo os becos mais estreitos são banhados pelo brilho de luzes coloridas, e famílias inteiras saem juntas para desfrutar do ambiente, observar o enorme presépio na Plaça Sant Jaume e petiscar cones de castanhas perfumadas, torradas em braseiros montados nas ruas. A pista de patinação na Plaça Catalunya é a maior atração para crianças, e há uma pequena pista para iniciantes.

Vista da Plaça Catalunya
Foto por: ©skerkam/Budget Travel

 

Compras

As principais ruas de comércio – Passeig de Gràcia e a Rambla de Catalunya no Eixample, Portal de l'Angel no Barri Gòtic – são especialmente animadas, e recebem uma decoração suntuosa nesta época do ano; mas, para uma ambientação de verdade, siga em direção à Fira de Santa Llúcia, o mercado natalino que se estende por toda a catedral gótica.

La Rambla à noite
Foto por: ©Matt Munro/Lonely Planet

 

Procure pelo caganer, cuja pequena presença agachada em todo presépio garante boa sorte no ano que está por vir. Você também verá o caga tió, um galho robusto apoiado em dois pés, com uma das pontas pintada com uma cara sorridente e usando uma barretina vermelha (chapéu tradicional catalão). O tronco está coberto por uma manta e é 'alimentado' toda noite antes do Natal, quando crianças batem nele com varas e cantam uma encantadora musiquinha que inclui as palavras 'mer*a, tronco, mer*a', o cobertor é arrancado e – opa! O tronco defecou uma pilha de doces, nozes e pequenos presentes.

 

O desenvolvimento

Os espanhóis são fãs ardorosos de loteria, e quase todo mundo compra um bilhete (ou uma participação em um bilhete – é um negócio complicado pra diabo) para El Gordo, 'O Gordo', no dia 22 de dezembro. Os prêmios maiores são impensavelmente grandes, mas os menores são divididos de um jeito que as chances não ficam completamente absurdas. O fim de semana antes do Natal em geral é a data da adorada apresentação anual do Messias de Händel na elegante basílica de Santa Maria del Mar no Born, também local da Misa de Gallo (Missa do Galo) à meia-noite, na véspera de Natal.

Interior da basílica
Foto por: Perseomed/ThinkStock

 

Ceia de Natal

Uma ceia familiar de arromba normalmente acontece na véspera de Natal (Nochebuena), e, enquanto o peru vem se tornando mais popular nos últimos anos, a festa clássica exige um naco imenso de carne cozida lentamente durante horas (carn d'olla), e seu suprimento é servido primeiro como uma sopa (escudella), no qual são colocados conciglioni grandes conhecidos como galets. Toda sobra da carne é usada no canelone servido no Sant Esteve (Dia Seguinte ao Natal). Robalo também é popular, acompanhado de uma pilha de mariscos e uma peça grande de presunto curado, esculpida como uma mesa lateral. Embora não haja o tradicional pudim propriamente dito, há o inevitável turrón, grossos lingotes de torrões que também vêm em forma de chocolate, marzipã ou um doce e rico confeito de gema de ovo.
Papai Noel não é tradicionalmente quem traz os presentes: em geral, isso é com os Reis, mas ele tem se tornado conhecido por deixar alguns presentes atrasados.

 

Dia de Natal

Enquanto em outros lugares o procedimento usual é passar o Natal com familiares e o Ano Novo com amigos, na Espanha a tendência é o oposto, e a maioria dos bares e restaurantes estará aberta, e cheia, no dia de Natal. Muitos vão servir um cardápio, embora no geral seja mais uma versão ligeiramente elaborada de sua comida usual do que qualquer prato típico de Natal. As ruas ficam animadas, assim como as águas geladas de Port Vell, para a competição anual de natação no porto.


Port Vell, onde ocorre a competição
Foto por: ©Matt Munro/Lonely Planet

 

Ano Novo

A véspera de Ano Novo começa com a Cursa dels Nassos, uma meia-maratona não lá muito séria que atrai milhares de participantes. Mais tarde, o jantar normalmente é em família, mas visitantes encontrarão a maioria dos restaurantes abertos, muitos deles servindo um cardápio especial – reserve com bastante antecedência se puder. Ao aproximar a meia-noite, verifique sua roupa de baixo – você terá que estar usando vermelho para melhores perspectivas de um ano novo próspero. Você também terá que vir munido de doze uvas, que vai ter de enfiar dentro da boca à meia-noite, uma uva para cada batida do relógio. O melhor lugar para fazer isso é a Plaça Catalunya.

Depois disso a diversão começa de verdade, e continua até o dia seguinte. A tendência dos clubes é não funcionar até as 2h ou mais, o que lhe dá tempo para percorrer os bares atrás de panfletos para entrada: sem eles, o ingresso pode custar bem mais caro que o usual. Em geral, chegar antes das 2h também vai ajudá-lo a conseguir um desconto para entrar.


O Dia de Ano Novo é um acontecimento sossegado, com exceção das almas corajosas que mergulham no Mediterrâneo para o Primer Bany (Primeiro Mergulho) ao meio-dia, saindo do Club Natació Atlètic (www.cnab.org), gratuito para todos.

 

Dia de Reis

Cinco de janeiro (Noite de Reis) é o dia que todas as crianças boazinhas aguardam (crianças más podem esperar encontrar um pedaço de carvão – hoje em dia feito de açúcar, geralmente – no pé da cama). Por volta das 17h, os Três Reis chegam ao porto em um navio com mastro, onde são recebidos pelo prefeito, e então, lentamente, dão voltas pela cidade numa espetacular parada de carros alegóricos, atirando montes de doces à multidão ansiosa. Seus mensageiros recolhem cartas de crianças contendo listas de presentes – eles, então, são entregues na calada da noite.

Depois é voltar para casa para outro banquete, que dessa vez termina com roscón, um imenso bolo em forma de rosquinha coberto de frutas cristalizadas e contendo algumas surpresas. Achar os minúsculos personagens sagrados garante boa sorte, enquanto a pessoa que encontra o feijão seco é obrigada a pagar pelo roscón.


O dia seguinte (Dia de Reis) é um feriado oficial, e marca o fim da temporada de feriados e o início das promoções.

Este artigo foi publicado em Dezembro de 2015 e foi atualizado em Dezembro de 2015.

Europa

Destaques