EuropaDicas e artigos

10 experiências imperdíveis na Espanha

Barcelona à noite

Pretende passar as férias na Espanha? Separamos 10 experiências incríveis por lá:

 

1. Ir a Barcelona

 

 

O curioso Parc Guell, um dos cartões-postais de Barcelona (foto: ©Matt Munro/Lonely Planet )

 

Lar de arquitetura, culinária e vida noturna de primeira, Barcelona é desde sempre um dos destinos mais queridinhos da Europa. Você pode passar os dias andando pelas ruas de pedra do bairro gótico, torrando nas praias do Mediterrâneo ou admirando as preciosidades de Gaudí pela cidade. À noite, Barcelona é um mix de bares vintage, restaurantes inovadores e baladas para quem ama dançar, com festas noite adentro. Há também feiras coloridas, arenas consagradas (como a Camp Nou, onde o FC Barça joga) e um calendário recheado de festivais catalães.

 

2. Flamenco na Andaluzia

 

 

Apresentação no tablao El Arenal, em Sevilha, Andaluzia (foto: ©Yadid Levy/Lonely Planet )

 

Quem precisa de rock? Como toda a música cheia de angústia, o flamenco tem o poder de te tirar do marasmo e tocar a sua alma. É como se, ao dividir a dor de inúmeras gerações de excluídos, você entrasse em um mundo secreto de fantasmas musicais e espíritos antigos da Andaluzia. Mas o flamenco também pode ser surpreendentemente animado, zoeiro e sarcástico. Só há um porém: você tem que ouvi-lo/vê-lo ao vivo, de preferência no circuito Sevilha-Jerez-Cádiz.

 

3. Percorrer o Camino de Santiago (ou uma parte!)

 

 

Peregrinos na cidade de Sarria, na Galícia (foto: ©Justin Folkes/Lonely Planet )

 

Todo ano, milhares de peregrinos (e uma galera que simplesmente gosta de caminhar) fazem esse caminho no norte da Espanha. Santiago de Compostela tem um significado imensurável para os cristãos, mas o encanto dessa caminhada épica vai muito além do religioso. Com diversas rotas pelo norte, não há jeito melhor de se embrenhar pela Espanha e conhecer os prazeres e caprichos do seu mundo natural.

 

4. Passar a noite em um dos Paradores

Dormir como um rei nunca foi tão fácil, graças aos paradores (rede administrada pelo governo), muitas vezes palacianos, sempre extremamente confortáveis em antigos castelos, palácios, monastérios e conventos. Há pelo menos 94 deles pelo país. No ranking das melhores experiências de hospedagem da Europa, os preços são muito mais acessíveis do que se imaginaria, especialmente se você reservar on-line e com antecedência.

 

5. Comer jamón - de qualquer jeito

 

 

Jamón sendo cortado em uma jamonera (foto: ©Justin Folkes/Lonely Planet )

 

Mais do que um presunto curado, o jamón é uma constante culinária na Espanha – e uma das poucas coisas que realmente une o país. Se há uma comida nacional, é essa, mais do que a famosa paella. Praticamente todos os bares e restaurantes espanhóis tem ao menos um jamón pronto para comer a qualquer momento. Uma (ou várias) fatia finíssima de jamón ibérico de bellota é a simplicidade em si – e o melhor exemplo de céu gastronômico espanhol.

 

6. Conhecer Segovia

 

 

Vista de Segovia (foto: ©Ray Cook/Lonely Planet )

 

Uma das mais incríveis cidades de médio porte da Espanha, Segovia tem a típica estrutura de igrejas castelhanas e cenário magnífico, com montanhas nevadas como pano de fundo. Duas construções se destacam, no entanto: o Alcázar, inspiração para o castelo de Walt Disney, e um gigante aqueduto romano, de blocos de granito de 2.000 anos.

 

7. Jantar em um restaurante com estrelas Michelin

 

 

Tapas em San Sebastián (foto: ©Justin Folkes/Lonely Planet )

 

A culinária espanhola é simplesmente fantástica. Poucos países oferecem tanta diversidade, chefs inovadores e um povo que é tão apaixonado por comer. Você pode comer muito bem em quase qualquer lugar, mas ao menos uma vez em sua viagem, reserve uma mesa (com bastante antecedência!) em um dos templos gastronômicos agraciados com estrelas Michelin – alguns entre os melhores restaurantes do mundo. 

 

8. Visitar a Costa Brava

 

 

Praia em Tossa de Mar, Catalunha (foto: ©Michael Heffernan/Lonely Planet )

 

Repleta de vilas e praias responsáveis pela obsessão geral com o verão na costa espanhola, a Costa Brava, na Catalunha, é um dos nossos cantos favoritos no Mediterrâneo. Além disso, o espírito de Salvador Dalí deu personalidade e excentricidade ao local, de sua casa em Port Lligat (perto de Cadaqués) a lugares dedicados a ele em Figueres e Castell de Púbol.

 

9. Admirar a arquitetura da Alhambra

 

 

A belíssima Alhambra, em Granada (foto: ©Pete Seaward/Lonely Planet )

 

O complexo palaciano da Alhambra de Granada é um bom exemplo de perfeição arquitetônica. É possivelmente o exemplo mais refinado de arte islâmica ao redor do mundo, além de um símbolo dos 800 anos de domínio mouro no Al-Andalus. De longe, as torres vermelhas da fortaleza dominam o horizonte de Granada, tendo como pano de fundo os picos nevados de Sierra Nevada. De perto, os jardins extremamente pensados completam as minúcias do Palacio Nazaríes.

 

10. Curtir a vida noturna em Madri

 

 

A Gran Vía à noite (©ventdusud/Shutterstock )

 

Madri pode até não ser a única cidade europeia com uma vida noturna agitada, mas poucas conseguem se equiparar à sua intensidade. Há inúmeros bares, baladas pequenas, lugares com shows ao vivo e baladas gigantes amadas por celebridades – algo para todo mundo. Mas é em Huertas, Malasaña, Chueca e La Latina que você realmente entenderá do que estamos falando.

 

Essa lista foi retirada do guia "Discover Spain", em produção no Brasil.

 

Este artigo foi publicado em Outubro de 2015 e foi atualizado em Outubro de 2015.

Europa

Destaques