EuropaDicas e artigos

Natal nos Christkindlmarkt da Alemanha

Rua de Rothenburg ob der Tauber no clima natalino

 

 

Natal é gostoso em qualquer lugar, é verdade, mas quer coisa melhor que esperar o Papai Noel cercado por luzinhas fofas, pinheirinhos sofisticados, muita comida boa e neve? Tudo isso e muito mais você encontra na Alemanha, onde a festividade é comemorada em grande estilo. Há, inclusive, comes e bebes especiais para a ocasião: o Dresden Stollen (bolo cheio de uvas Thompson e frutas cristalizadas, salpicado de açúcar de confeiteiro e enfeitado com uma bola de marzipã - uau!) e a cerveja Weihnachtsbock (cerveja Bock, forte, produzida especialmente para o Natal) representam bem esse time de delícias.

 

 

O famoso Dresden Stollen...hummmm!!!
 
Foto hydrangea100/iStock/ThinkStock

 

Mas o que realmente chama a atenção na Alemanha nessa época são os muitos Christkindlmarkt (mercados de Natal, também chamados de Weihnachtsmarkt), que contam com vinho quente, biscoitos de gengibre e decorações incríveis. Separamos alguns dos melhores para você curtir nesse fim de ano (ou no ano que vem, claro). Não rola pronunciar Christkindlmarkt? Pergunte por um “Christmas Market” que é sucesso! Olha só:

 

1) Berlim

 

 
Foto Totalpics/iStock/ThinkStock

 

Muito brilho e vinho quente em dezenas de mercados natalinos que acontecem ao longo de dezembro, em locais como Breitscheidplatz e Alexanderplatz.

 

2) Dresden

 

 

Foto LianeM/iStock/ThinkStock

 

No Striezelmarkt (www.striezel-markt.de), prove do famoso Dresdener Stollen (bolo de frutas) em um dos mais antigos e bonitos mercados de Natal da Alemanha, em dezembro.

 

3) Munique

 

 

Foto Antonio Gravante/iStock/ThinkStock

 

O tradicional mercado de Natal na Marienplatz é um prazer para os olhos.

 

4) Rothenburg

 

 

Foto irakite/iStock/ThinkStock

 

O mercado de Natal de Rothenburg é um dos mais românticos da Alemanha. É montado em torno da Marktplatz central durante o Advento.

Rothenburg também é o lar do museu Deutsches Weihnachtsmuseum (www.weihnachtsmuseum.de). Se você acha ótimo que o Natal só aconteça a cada 365 dias, ique longe da Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf , uma superloja temática que também abriga o Museu de Natal. Esse repositório de todas as coisas “Ho! Ho! Ho!” traça o  desenvolvimento de vários costumes e decorações de Natal, e inclui uma exibição de 150 estátuas do Papai Noel, além de muitos enfeites e bolas retro – especialmente surreal no meio de julho, quando o termômetro lá fora está beirando os 30°C. Não é um sucesso tão grande quanto se poderia esperar entre as crianças, porque elas não podem tocar em nada.

 

5) Nuremberg

 

 

Foto Sean Nel/Hemera/ThinkStock

 

Do fim de novembro à véspera de Natal, o Hauptmarkt é dominado pelo mais famoso Christkindlesmarkt da Alemanha. Compradores de época chegam à “Cidade do Natal” vindo de todas as partes da Europa em busca de presentes únicos nas inúmeras barracas de madeira colorida que enchem a praça. O aroma de Lebkuchen (grandes e macios biscoitos de sabor marcante), vinho quente e salsichas assadas paira no ar gelado, enquanto eventos festivos especiais acontecem na praça e em outros lugares da cidade.

 

 

Um delicioso Lebkuchen (desejando Feliz Natal!)
 
Foto AMzPhoto/iStock/ThinkStock

 

6) Regensburg

 

O mercado de Natal tem barracas que vendem amêndoas torradas, pão de mel e tradicionais brinquedos de madeira. Acontece em Neupfarrplatz e no Schloss Thurn und Taxis no mês de dezembro.

 

7) Stuttgart

 

Um dos maiores mercados de Natal da Alemanha (www.stuttgarter-weihnachtsmarkt.de) leva um brilho festivo a Marktplatz, Schillerplatz e Schlossplatz do fim de novembro a 23 de dezembro.

 

8) Frankfurt

 

 

Foto sborisov/iStock/ThinkStock

 

Feira de Natal no Altstadt, com corais, barracas de enfeites, comidas tradicionais e, é claro, Glühwein (quentão).

O colorido mercado de natal de Heidelberg, com 140 barracas, invade muitas das praças públicas do Altstadt, inclusive a Marktplatz, a Universitätsplatz e a Kornmarkt.

Nas proximidades, Deidesheim é famosa pelo seu Weihnachtsmarkt, o maior da região, que dura os quatro fins de semana (noite de sexta, sábado e domingo) antes do Natal.

 

Ficou interessado? Mais sobre mercados de Natal e outras maravilhas alemãs nos nossos Alemanha e Descubra a Europa.

 

Este artigo foi publicado em Dezembro de 2014 e foi atualizado em Dezembro de 2014.

Europa

Destaques