EuropaDicas e artigos

Roteiro gastronômico de 5 dias pela Itália

Massa caseira...não tem igual!

 

Para muitos gourmets, a Emilia-Romagna é a rainha da gastronomia italiana – um grande feito em um país conhecido pelas proezas culinárias. Comece com dois dias em Parma, terra do melhor presunto curado (prosciutto di Parma)...

...e do queijo mais aclamado (Parmigiano Reggiano) da Itália. Faça um estoque dos dois e de vinhos Lambrusco locais na Salumeria Garibaldi, e saboreie clássicos como tortelli di zucca (massa recheada com abóbora) e cappelletti in brodo (recheado com carnes moídas e parmesão em caldo de carne) na favorita dos gourmets Trattoria del Tribunale.

Se você for ousado, não se esqueça do pesto di cavallo (carne de cavalo crua moída com ervas e parmesão), uma das especialidades mais incomuns de Parma. Para um mergulho cultural no queijo mais ralado do mundo, faça um desvio até o Museo del Parmigiano Reggiano em Soragna, a 30km de Parma:

 

A próxima parada é Módena. Faça um estoque do mundialmente famoso aceto balsâmico (vinagre balsâmico) envelhecido da cidade na Enoteca Ducale...

 

...ou vá mais fundo com as visitas guiadas a produtores locais da Modenatur. Outra opção é visitar o Museo del Balsamico Tradizionale na cidade de Spilamberto, a 17km de Módena. Se o dinheiro permitir (e você tiver feito reserva), coma na querida Osteria Francescana, dona de uma estrela Michelin e muita ousadia. Se estiver fora do alcance de seu orçamento, coma na Franceschetta 58, a irmã mais casual.

De Módena, continue até a vibrante Bolonha, capital da Emilia-Romagna e última parada. Passe dois dias explorando as ruas medievais e os sabores robustos da cidade:

Abasteça-se de produtos frescos no Mercato delle Erbe e essenciais mais gordurosos nas muitas delicatéssens do bairro Quadrilatero, depois aprenda o que fazer com eles em um curso de culinária da La Vecchia Scuola Bolognese. Para livros de culinária, revire as prateleiras da Librerie Coop, uma livraria de vários andares que tem parceria com o famoso empório Eataly, de Turim. Nem é preciso dizer que a cidade tem incontáveis lugares que servem clássicos superlativos como tagliatelle al ragù, mortadella e stinco di maiale al forno con porcini (canela de porco assada com cogumelo porcini) – entre os melhores estão a Osteria dell’Orsa e a Trattoria dal Biassanot. Buon appetito!

 

Gostou? Simplesmente AMA a Itália? Nós da Lonely Planet também...gostamos tanto que aqui estão dois dos nossos lançamentos, com muito mais sobre esse lindo (e saboroso!) país. Fique de olho; no fim de outubro eles chegam!

 

Ama a Itália, mas o bolso dói só de pensar em ir? Tudo bem...por enquanto, vá ao sul do Brasil! Lá, você pode comer (quase) as mesmas coisas - mais fácil, mais barato e tão gostoso quanto! Dá uma olhada no nosso guia Lonely Planet Brasil, que tem tudo isso e veja o que acha!

 

Este artigo foi publicado em Setembro de 2014 e foi atualizado em Novembro de 2014.

Europa

Destaques