Estados UnidosDicas e artigos

O melhor da Califórnia: 5 atrações imperdíveis na parte mais ensolarada dos EUA

São Francisco

Com sua costa cinematográfica, vinhedos banhados pelo sol e picos cobertos de neve, a Califórnia vai além até mesmo das expectativas vendidas nas telas do cinema de Hollywood.

O caldeirão multicultural da Califórnia está no fogo desde que essa farta terra prometida foi demarcada entre Espanha e México. Ondas de imigrantes ainda correm atrás de seu próprio sonho americano nessas costas do Pacífico cravejadas de palmeiras. É hora de você se juntar a eles.

 

Hollywood

Hollywood é parada obrigatória para ver as pessoas mais famosas dos Estados Unidos
Foto por: KathyKafka/iStock/ThinkStock

 

Hollywood tem sido sinônimo de cinema desde que Cecil B. DeMille filmou um dos primeiros longas‑metragens do mundo em um celeiro de “Hollywoodland” em 1914. Los Angeles tomou o centro do palco no mundo da cultura pop e está lá desde então. A Calçada da Fama de Hollywood homenageia mais de 2 mil celebridades com estrelas na calçada e o multishopping Hollywood & Highland tem bela vista da colina do Hollywood Sign.

Celebridades reais desfilam pelo tapete vermelho do Dolby Theatre na cerimônia do Academy Awards – colunas com nomes de filmes ganhadores do Oscar ornam a entrada. Passeios caros de 30 minutos mostram o auditório, a sala VIP e uma estatueta real do Oscar.

 

Praias

Venice Boardwalk tem várias figuras alternativas, além da vista linda
Foto: TraceRouda/iStock/ThinkStock

 

Ondas revoltosas, longos trechos de areia e diversão ao longo do calçadão – quando se trata de praias, Califórnia é que manda. Os surfistas podem fazer suas manobras em Santa Cruz ou Huntington Beach – também conhecida como “Surf City” –, já os banhistas podem pegar um sol na Silver Strand de San Diego. Se você cansar de areia e surfe, vá a Venice Boardwalk, ótimo lugar para observar as pessoas. Ela é um show de horrores, um zoológico humano, um carnaval maluco e uma experiência essencial de LA. É o lugar ideal para trançar o cabelo, fazer uma massagem qi gong nas costas ou comprar óculos de sol baratos e uma boina de tricô rastafári. Encontros com fisiculturistas, encantadores de serpentes de sunga ou um mestre sikh de patins são quase garantidos, em especial em tardes de sol. Infelizmente, à noite a vibe assusta um pouco.

 

São Francisco

São Francisco é uma das cidades mais liberais do mundo
Foto por: Medioimages/Photodisc/Photodisc/ThinkStock

 

Teleféricos, encostas cobertas por nevoeiros, arquitetura vitoriana e vistas deslumbrantes estão em toda parte dessa cativante cidade de baía. Alternando elegância e boemia, São Francisco tem bairros fascinantemente diversos com lojas e butiques ecléticas, cafés do velho mundo, casas noturnas cheias de hipsters e restaurantes à luz âmbar. Tranquila e verde; é fácil amar São Francisco. Drogas psicodélicas, tecnologia ultramoderna, liberação gay, empreendimentos ecológicos, liberdade de expressão e experimentação culinária tornaram-se mainstream há muito tempo em São Francisco. Após 160 anos de altos e baixos, tirar a camisa tornou -se o passatempo local favorito na corrida Bay to Breakers, na Parada do Orgulho Gay e nos quentes domingos em Baker Beach. Adeus, timidez; olá, São Francisco.

 

Napa Valley

Napa Valley é o lugar perfeito para admirar uma paisagem natural incrível e saborear os melhores vinhos
Foto por: Gordon Swanson/iStock/ThinkStock

 

Vinhedos pontuam esse estado fértil e cinematográfico e você não terá que ir muito longe atrás de vinhos memoráveis. Uma das melhores regiões vinícolas fica ao norte de São Francisco. Em meio ao verde constante (lembrando fortemente a Toscana), você vai encontrar as vinhas banhadas pelo sol do Napa Valley. Passeie pelos campos, prove o picante Zinfandels e os refrescantes Sauvignon Blancs e brinde à beleza pastoral. Mais de duzentas vinícolas povoam os trinta quilômetros de extensão do Napa Valley ao longo de três estradas principais. Lotada aos fins de semana, a Hwy 29 abriga vinícolas famosas. Paralela a ela, a Silverado Trail é mais rápida, passando por enólogos refinados, arquitetura bizarra e o celebrado Cabernet Sauvignon. A oeste, rumo a Sonoma, a Hwy 121 (Carneros Hwy) tem vinhas notáveis, especializadas em vinhos espumantes e Pinot Noir.

 

Yosemite National Park

O Yosemite deixa o visitante totalmente sem fôlego
Foto: kavram/iStock/ThinkStock

 

Mais deslumbrante dos parques nacionais dos Estados Unidos, o Yosemite atrai a devoção de todos que o visitam. Das paredes de granito raiado destacando o Yosemite Valley verde‑esmeralda até as sequoias gigantes altivas como antigos sentinelas em Mariposa Grove, você sentirá um misto de temor e reverência por ver tanta beleza natural em um só lugar. O derretimento de neve na primavera transforma as famosas cachoeiras do vale em cataratas estrondosas; a maioria se reduz a pingos no fim do verão. Yosemite Falls é a mais alta da América do Norte, caindo de 740 metros em três níveis. Uma trilha acessível a cadeira de rodas leva ao fundo da cascata ou, para ficar só e ter outra perspectiva, você pode subir a cruel trilha em zigue‑zague para o topo (onze quilômetros e meio ida e volta). Não perca esse paraíso para hikers, pintores e fotógrafos de paisagens.

 

 

Esta matéria faz parte do Guia Descubra os Estados Unidos, da Lonely Planet. Vai visitar a Califórnia e quer o guia ideal como companhia? A Lonely Planet Brasil está produzindo o Descubra a Califórnia, que será lançado ainda em 2015. Fique ligado!

Este artigo foi publicado em Abril de 2015 e foi atualizado em Abril de 2015.

Estados Unidos

Destaques