Esfahan

Conheça Esfahan

Esse é o destino número um do Irã e é fácil ver o porquê. A profusão de avenidas arborizadas, jardins persas e edifícios de arquitetura islâmica oferece a Esfahan um apelo visual incomparável a qualquer outra cidade iraniana, e os muitos artesãos que trabalham no local confirmam a reputação da cidade como um museu de cultura tradicional. Caminhar pelo seu bazar histórico, pelas suas pontes pitorescas e pela praça classificada pela Unesco como patrimônio mundial serão com certeza pontos altos da sua viagem.

A grandiosidade de Esfahan é tanta que é fácil concordar com a rima do século 16 “Esfahan nesf-e jahan” (Esfahan é metade do mundo). Robert Byron, autor do diário de viagens de 1937 The Road to Oxiana, foi um pouco mais específico em termos geográficos quando classificou Esfahan como “um lugar raro como Atenas ou Roma, que são repousos da humanidade”.

No entanto, há coisas nada repousantes em Esfahan. Essa é a terceira maior cidade do país, com muitas indústrias pesadas, incluindo siderúrgicas e uma polêmica usina nuclear. Os engarrafamentos também são uma constante.

Última atualização: 13 de Outubro de 2014