Egito

Egito

Bem-vindo ao Egito

Talvez nenhum outro povo do mundo diga “Bem-vindo!” com tanta frequência – e sempre sinceramente. A antiga civilização do Egito ainda impressiona, mas seus habitantes atuais também são espetaculares.

Pirâmides e muito mais

Com tumbas cobertas de areia, pirâmides enigmáticas e templos faraônicos grandiosos, o Egito desperta o explorador que existe em todos nós. Conheça o Vale dos Reis em Luxor, onde foi desenterrada a tumba de Tutancâmon, e confira as brilhantes descobertas do Museu Egípcio no Cairo. Navegue pelo Nilo para visitar um templo à beira-rio, ou aventure-se pelo deserto para encontrar vestígios do antigo comércio romano. Nunca se sabe – seu burrinho pode tropeçar em outra grande descoberta, como já aconteceu muitas vezes.

Duas religiões

O Egito já foi a sede de um império em Al-Qahira – Cairo, a Cidade Vitoriosa. Essa metrópole é lotada de minaretes imponentes, escolas medievais e mesquitas, das quais algumas representam a mais grandiosa arquitetura do Islã medieval. Ao mesmo tempo, os cristãos nativos do Egito, os coptas, mantêm vários aspectos de suas tradições ligados ao tempo dos faraós, como o idioma litúrgico da igreja e o calendário tradicional. Mergulhe na história nos velhos monastérios e nas antigas igrejas.

Praias e outras águas

Aquela praia deserta com nada mais além de uma tenda à luz de velas e mar apinhado de recifes de coral: ela está à sua espera no Egito. A costa do Mar Vermelho tem uma beleza rústica e desértica fora da água e um colorido psicodélico dentro dela – é, no mínimo, melhores locais para mergulho do planeta, ou pelo menos tirar uma tarde para praticar snorkel ao longo do paredão de corais.

A beleza do deserto

Seja assistindo ao pôr do sol do alto do Monte Sinai (Jebel Musa) ou observando o horizonte cintilante no conforto de uma terma do Oásis de Siwa, o fascínio do deserto do Egito não tem fim – o que é uma ótima notícia, já que se estende por 95% do país. Em uma terra em que o tempo é marcado por dinastias, e a distância é medida pelo sol poente, há muitas oportunidades para relaxar na paisagem infinita de areia e mar.

Simpatia

Dos países do Oriente Médio, o Egito é o mais acolhedor com turistas. Isso significa que há passagens de ônibus baratas e lugares econômicos para passar a noite e que se fala inglês, ainda que pouco, em quase todo lugar. E não falta uma boa cerveja gelada! Significa, ainda, que, se tiver problemas, é bem provável que um egípcio se disponha a ajudá-lo. Mas um egípcio sempre estará lá também para vender papiro e perfume – não há como o turista fugir disso. Entretanto, o assédio dos vendedores é uma irritação menor diante da chance de conhecer um dos povos mais generosos do mundo.

Última atualização: 27 de Maio de 2014

Dicas e artigos

  1. Vista do monte Sinai

    Egito: tudo que você precisa saber e conhecer no país

    13 de Julho de 2015

    Com tumbas cobertas de areia, pirâmides enigmáticas e templos faraônicos grandiosos, o Egito...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Egito