Deli

Túmulo de Humayun

  • Endereço
    • Metrô JLN Stadium

Resenha da Lonely Planet

Com as proporções mais perfeitas e um dos mausoléus mais atraentes de Deli, o túmulo de Humayan parece flutuar acima dos jardins que o rodeiam. Construído em meados do século 16 a mando de Haji Begum – a mulher mais velha do imperador Humayun, nascida na Pérsia –, o túmulo reúne elementos persas e mughal, criando um modelo que influenciou fortemente o Taj Mahal.

A fachada de arcos tem faixas de mármore branco e arenito vermelho, e o edifício segue rigorosamente as regras da geometria islâmica, com ênfase no número oito. Animado por periquitos verdes, os jardins ao redor contêm os túmulos do barbeiro favorito do imperador e de Haji Begum. Foi aqui que o último imperador Mughal, Bahadur Shah Zafar, buscou refúgio antes de ser capturado e exilado pelos britânicos em 1857.

À direita de quem entra no complexo, o túmulo de Isa Khan é um belo exemplo da arquitetura da era Lodi, e foi construído no século 16. Mais ao sul fica o monumental túmulo de Khan-i-Khanan, saqueado durante o império Mughal para construir o túmulo de Safdarjang.