Cuba

Todas em Cuba

‹ Anterior

de 1

Próxima ›
  1. Calle Mercaderes

    O calçadão de paralelepípedos da calle Mercaderes foi restaurado pelo Gabinete do Historiador da Cidade e hoje
    é quase uma réplica literal da esplêndida rua que foi no século 18. Intercalados com museus, lojas e restaurantes são verdadeiros projetos sociais. A maioria dos museus tem entrada grátis, incluindo a Maqueta de La Habana Vieja (Mercaderes, 114; visita sem guia/guiada CUC$1/2; 9-18h), uma maquete em escala de 1:500 de Habana Vieja acompanhada por uma autêntica trilha sonora que imita o som da vida na cidade. Também há a Casa de la Obra Pía (Obrapía, 158; entrada CUC$1; 9-16h30 ter-sáb, 9h30-12h30 dom), típica residência aristocrática cubana construída em 1665 que hoje abriga um dos projetos sociais mais importantes do departamento histórico da cidade: uma cooperativa de costura e bordado dentro de uma pequena loja que vende roupas e
    tecidos na Calle Mercaderes.

  2. Casa de la Música

    Das duas Casas de la Música existentes em Havana, essa filial, localizada no distante bairro de Miramar, é reconhecida pelos moradores locais como sendo a melhor. Talvez valha a pena economizar o dinheiro do táxi e desfrutar de um programa musical mais autêntico em um lugar menos turístico do que esse, apesar de a filial de Centro Habana ser bem divertida.

  3. Centro Cultural Antiguos Almacenes de Deposito San José Arte

    Em novembro de 2009, o mercado de artesanato a céu aberto de Havana mudou-se para um galpão de um velho estaleiro
    localizado na Av. del Puerto. Deixe seus ideais socialistas na porta, pois lá dentro há uma colmeia de livre comércio – o que é bastante raro de se ver em Cuba. Possíveis suvenires incluem pinturas, camisas guayabera, esculturas de madeira, objetos de couro, joias e inúmeras referências a Che.

  4. Cine Infanta

    Recentemente reformado, o Infanta é possivelmente o cinema mais sofisticado de Havana. Torna-se um ponto importante durante o Festival Internacional de Filmes.

  5. Coppelia

    Essa clássica meca de sorvetes atrai multidões durante o dia todo, está cheia desde as primeiras horas da manhã até a
    fechar – sua autêntica experiência havanesa fica localizada em frente ao Cine Yara, um ponto bastante frequentado por estudantes. Você pode acessar a sorveteria pela divisa na calle 23 ou ficar na fila para desfrutar da verdadeira experiência e pagar muito pouco.

  6. El Hurón Azul

    Se quiser topar com celebridades socialistas, divirta-se no clube social da Unión Nacional de Escitores y Artistas de Cuba (Uneac), a maior instituição cultural de Cuba. As apresentações acontecem no jardim. Às quartas-feiras, há rumba afrocubana, aos sábados, boleros cubanos autênticos e, em quintas-feiras alternadas, há jazz e trova.

  7. Hotel Santa Isabel

    Considerado um dos melhores hotéis de Havana, assim como um dos mais antigos (foi inaugurado em 1867), o Hotel Santa Isabel fica no Palacio de los Condes de Santovenia, derradeiro reduto de um conde espanhol decadente. Em 1998,
    essa beleza barroca de três andares ganhou status de cinco estrelas e, diferentemente de outros hotéis cubanos de luxo, chega perto de justificar seu preço. Os dezessete quartos emanam charme histórico e são decorados com mobília espanhola colonial e pinturas de artistas cubanos contemporâneos.

  8. Hotel Telégrafo

    Um charmoso estabelecimento azul no canto noroeste do Parque Central, essa beleza da Habaguanex mistura traços arquitetônicos à moda antiga com design futurístico que inclui sofás prateados, uma grande escadaria central e um
    intrincado mosaico na parede do café. Os quartos são elegantes.

  9. Museo Nacional de Bellas Artes

    A maior e mais impressionante coleção de arte de Cuba é abrigada em dois incríveis edifícios, conhecidos como Museo Nacional de Bellas Artes. O edifício principal, conhecido como Colección de Arte Universal (esq. Agramonte e San Rafael), abrigado no maravilhoso Centro Asturianas (antigo centro social espanhol), faz jus ao título de coleção nacional de arte, exibindo de esculturas gregas e mosaicos romanos a quadros de El Greco e Gainsborough. A Colección de Arte Cubano (Trocadero entre Agramonte e Av. de las Misiones), na mesma rua, exibe arte puramente cubana, em um edifício novo, acessível para deficientes e arquitetonicamente peculiar. Se puder visitar apenas uma galeria de arte em Cuba, escolha ela. Procure os trabalhos de Collazo, Blanco e Wilfredo Lam. Reserve com antecedência os tours guiados.

  10. Pablo Rodríguez

    Outro lindo clássico colonial, esse local possui afrescos originais parcialmente descobertos nas paredes. Valeriam milhões em outro lugar, mas você pode alugar um dos dois quartos com banheiro de Pablo (um é suíte, o outro tem banheiro exclusivo do lado de fora), ventilador e geladeira por uma pechincha de CUC$30 a diária.

  11. Paladar La Guarida

    Localizado no último andar de um imóvel residencial dilapidado de Havana, o La Guarida tem uma grande reputação por já ter sido cenário de filme (Morango e chocolate foi filmado ali). A comida, como se pode imaginar, é considerada uma das melhores servidas em Havana, pelo uso da Nueva Cocina Cubana em pratos como o delicioso perca em redução
    de coco e o frango com molho de mel e limão. É necessário fazer reserva.

  12. Promociones de Icaic

    Nesse lugar, há uma fantástica seleção de pôsteres originais de filmes cubanos (CUC$10) em oferta no Cine Yara. Podem ser ótimos suvenires. Você encontrará também outras opções de compras como as camisetas (CUC$7) e os
    tradicionais filmes cubanos em vídeo e DVD. Outra filial fica dentro do Café Fresa y Chocolate (esq. calle 23 e calle 12).

  13. Real Fábrica de Tabacos Partagás

    Localizada atrás do Capitólio, essa fábrica construída em 1945 é a única que se pode visitar com facilidade. O tour pelo local oferece um vislumbre do mais famoso produto de exportação de Cuba e da vida de simples trabalhadores cubanos
    em uma fábrica. Poucas pessoas deixam de se impressionar pelo controle de qualidade do local. Começando pelo térreo, onde as folhas são selecionadas, o tour segue para os andares de cima, onde o tabaco é enrolado, prensado, etiquetado e encaixotado. Ostours (em inglês, francês ou espanhol) terminam em uma visita à loja da fábrica.

  14. Restaurante El Templete

    Seja bem-vindo a uma rara pérola cubana: um restaurante que poderia competir com qualquer um! O Templete é
    especializado em peixes especiais: frescos, suculentos e preparados de maneira simples, sem grandes pretensões. É um pouco caro, mas vale cada centavo.

  15. San Cristóbal Agencia de Viajes

    A melhor agência, de longe, é a San Cristóbal Agencia de Viajes, ligada ao Gabinete do Historiador da Cidade, que oferece tours gerais e especializados. Recomendamos suas excursões arquitetônicas, a Art and Colour e a Social Projects.