Colômbia

Conheça a Colômbia

A Colômbia voltou. Após décadas de conflito civil, ela agora está segura para os viajantes, que podem descobrir, enfim, o que estavam perdendo. A diversidade do país pode surpreender você. Cidades modernas com arranha-céus e casas noturnas? Tem! Lindas praias no Mar do Caribe? Sim, senhor! Caminhadas e safáris na selva amazônica? Tem também. Além disso, há cidades coloniais, ruínas arqueológicas, trilhas em montanhas, observação de baleias, plantações de café, mergulho, surfe... e a lista continua.

Não à toa, o realismo mágico do autor colombiano Gabriel García Márquez nasceu ali: há um traço onírico na Colômbia, como se estivéssemos passeando por um sonho. Sobre a linha do Equador, o sol brilha eternamente, a terra sob os seus pés é fértil, em todas as direções os panoramas são de fazer parar o coração, e os habitantes locais oferecem uma hospitalidade única – pode ser difícil ir embora desse país.

A cultura colombiana, como o clima do país, varia conforme a altitude. A essência da Colômbia reside nas montanhas de suas metrópoles Bogotá, Medellín e Cali, e nas cidades menores da Zona Cafetera. Este é o coração industrial do país. O isolamento geográfico manteve a língua relativamente intocada ao longo do tempo: o espanhol falado aqui é preciso e fácil de entender. A infraestrutura na região montanhosa é boa; a água, potável; as estradas, bem cuidadas. Em meio ao calor da costa caribenha, a vida é mais lenta e a cultura, mais tranquila. O sotaque é arrastado como o mar da bacia do Caribe e a infraestrutura, infelizmente, ainda precisa ser melhorada.

Em tempos mais difíceis, as pessoas costumavam dizer: “se não fosse pela violência e as drogas, a Colômbia seria um paraíso”. As drogas podem até continuar, mas a maior parte da violência se foi, pelo menos por ora, e o país tornou-se, de fato, o paraíso. É fácil se apaixonar por ele, e muitos viajantes se apaixonam. Pode até se tornar o seu país preferido na América do Sul.

 

Última atualização: 18 de Novembro de 2014