Passeios em China
de 1
-
Passeios de Barco em Tai O
($20 por 30min) Há um século, esta vila predominantemente tanka, na costa oeste de Lantau, era um importante porto pesqueiro e mercantil, exportando sal e peixe para a China. Hoje, Tai O está em declínio, exceto talvez como destino turístico, oferecendo um vislumbre intrigante da vida de uma tradicional vila de pescadores. Tai O fica parte em Lantau e parte numa ilhota a cerca de 15m da praia. Até meados da década de 1990, a única forma de travessia era por meio de uma balsa cujo cabo de reboque era puxado por idosas hakka. Isso, mais o grande número de sampanas no pequeno porto, conferiu a Tai O o apelido de “Veneza de Hong Kong”. Embora hoje a estreita passarela de ferro de Tai Chung abranja o canal, a balsa de cabo de reboque é ressuscitada em alguns fins de semana e feriados – deixe $1 na caixinha ao desembarcar. Há também passeios curtos de barco pelo rio partindo da passarela.
-
Passeios de sampana
Os passeios de sampana são uma maneira divertida de conhecer partes do litoral da ilha, e é fácil encontrar operadores de sampana circulando pela extremidade leste da Aberdeen Promenade. Eles normalmente cobram cerca de HK$68 por pessoa por um passeio de 30min (cerca de HK$120 até Sok Kwu Wan, e HK$150 até Yung Shue Wan em Lamma).
Se você só quer dar uma olhadinha nas docas, pode pegar a pequena balsa até a Ilha de Ap Lei Chau (adulto/criança abaixo de 12 anos HK$2/1.10), que também é uma destino possível para aqueles à procura de pechinchas, atraídos pelos outlets. Alternativamente, embarque na balsa gratuita até o Jumbo Kingdom Floating Restaurant e volte.
O passeio marítimo é de fácil acesso a partir do terminal rodoviário de Aberdeen. Para chegar lá, vá pela passagem subterrânea de pedestres sob a Aberdeen Praya Rd.