Chile e Ilha de Páscoa

Chile

Bem-vindo ao Chile

Conheça uma terra de extremos

Absurdamente estreito e bastante comprido, o Chile se estende do centro até a ponta da América do Sul, indo do deserto mais árido da Terra para os campos glaciais mais vastos do sul. É a natureza em uma escala sinfônica. Paisagens diferentes se estendem por uma faixa de 4.300km: dunas, vales férteis, florestas antigas, rios cristalinos, geleiras maciças e fiordes. Para o viajante, há maravilhas em cada detalhe. Trace os contornos esculpidos de uma geleira, veja um condor deslizar por entre falésias escarpadas ou escale os Andes para contemplar 360o de vista sem qualquer presença humana. E é surpreendente como tudo isso permaneceu intacto por tanto tempo. A busca humana por desenvolvimento pode colocar esses tesouros em perigo rapidamente. Mas, por enquanto, o Chile guarda partes do planeta que permaneceram intocadas e que não se deve perder.

La buena onda

No Chile, fronteiras próximas trazem intimidade. Aonde quer que você vá, sempre se sentirá em casa. Amparado pelos Andes e pelo Pacífico, o país possui, em média, apenas 175km de largura. Não é à toa que se tem a impressão de as pessoas do local serem conhecidas. É só relaxar em um lugar, e logo se sentirá à vontade. Talvez porque tenha chegado ao final do continente, uma coisa se destaca: a hospitalidade. Buena onda (energias boas) significa apresentar uma atitude de boas-vindas. Enquanto em muitos destinos o viajante tem a sensação de ser uma commodity, lá você é um convidado. Na cidade, os convivas se sentam à mesa sem pressa e têm longas conversas regadas a garrafas de vinho. Os nativos da Patagônia compartilham sucessivas rodadas de mate. Tais rituais são partes tão integrantes da vida local que quase não são percebidos. Relaxe e aproveite ao máximo.

Aventura desacelerada

No Chile, você vai encontrar aventura depois de aventura. Pedale sobre o cascalho da Carretera Austral e partilhe a balsa com veículos e carros de boi. Pegue um desvio e encontre o paraíso em um pomar. Planeje sua viagem, mas tente se manter aberto a novas experiências. Prepare-se para encarar a solidão dramática do deserto, escale os picos escarpados dos Andes ou vagueie pelas florestas sagradas do poeta Pablo Neruda. Surfe, reme ou veleje pela costa nesse litoral aparentemente infinito. Explore os mistérios da Ilha de Páscoa, observe as estrelas, banhe-se nas fontes naturais de água quente ou assista às geleiras se desprenderem. E se puder ficar parado por tempo suficiente, o Chile pode presenteá-lo com momentos epifânicos.

Última atualização: 27 de Maio de 2014

Dicas e artigos

  1. Santiago

    Santiago, sua história e suas atrações imperdíveis

    15 de Maio de 2015

    Surpresa: a capital chilena de repente ficou descolada. Santiago sempre teve seu charme reconhecido...

    Leia mais

  2. Carretera Austral

    Na estrada pelo Chile: formas de conquistar a Carretera Austral

    02 de Março de 2016

    Seja a pé, em duas ou quatro rodas, aCarretera Austral é um desafio icônico e uma jornada pelas...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Chile e Ilha de Páscoa