Califórnia

Yosemite National Park

Bem-vindo à Califórnia

Beleza natural

Não se deixe enganar pela perpétua jovialidade e pela atitude entusiástica: a Califórnia é mais antiga do que parece. A costa escarpada e os picos cobertos de neve resultam de milênios de drásticas mudanças tectônicas que ameaçam, até hoje, separar a Califórnia do continente. Após desenfreada mineração no século 19, desmatamento e perfuração de poços de petróleo que quase arruinaram o esplendor natural do estado, os ambientalistas pioneiros salvaram cerca de 10 milhões de km² de bosques nativos com árvores de 150 a 5.000 anos. O trabalho de John Muir e o Sierra Club, seu grupo de conservacionistas, resultou na criação do Yosemite National Park, do Redwood National Park e do Redwood State Park, reconhecidos pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A experiência é de tirar o fôlego.

 

Comida e bebida

Para iniciar uma conversa na Califórnia, não tente o tradicional “Belo dia, não?”. É óbvio que o tempo é bom, estamos na Califórnia. Em vez disso, vá até qualquer grupo e pergunte: “Alguém sabe onde encontro um taco decente por aqui?”. Aí a conversa engrena. Como a Califórnia produz a maior parte dos produtos frescos e das carnes especiais nos EUA, as mais insignificantes decisões sobre comida têm impacto nacional. Sempre que um californiano senta para comer, instala-se um dilema moral: certificação orgânica versus produção livre de agrotóxicos, animais criados no pasto ou em confinamento, direto da fazenda versus produção de jardim, vegano versus animais criados com cuidado. Mas não importa o que se peça, é provável que seja local e criativo – e é melhor que seja bom. Californianos compartilham compulsivamente a melhor e a pior experiência gastronômica via Facebook, Twitter e Yelp, todos criados no estado. Aproveite e veja como se bebe por lá: a Califórnia produz 99% da uva americana e seus mais prestigiados vinhos. Além disso, tem três vezes mais cervejarias que os outros estados americanos.

 

Ideias fabulosas

Da Corrida do Ouro à Internet, a Califórnia sobreviveu aos mais extremos booms, e, na atual recessão americana, os californianos mais uma vez avançam por conta própria. Hollywood ainda produz sozinha a maioria dos filmes e programas de TV, alimentada por uma classe artística vibrante que está nos estúdios, nos parques ou equilibrando-se em balcões de bar pelo estado. Tendências nascem na Califórnia não pelas mãos de magnatas em seus escritórios, mas por multifacetada multidão de surfistas, artistas e sonhadores que desenvolvem ideias atrás de pranchas de skate, na arte interativa e na biotecnologia. O instituto de pesquisa Classe Criativa prevê que a Califórnia tem talento, tecnologia e tolerância para enfrentar outro atordoante renascimento econômico – e se você se deixar ficar pelos seus cafés e galerias poderá ver o futuro chegando.

Última atualização: 08 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. Morro Bay, Califórnia

    A melhor viagem de carro: Central Coast da Califórnia

    17 de Novembro de 2014

    Californiaaaaaa, here we come!

    Leia mais

  2. São Francisco

    O melhor da Califórnia: 5 atrações imperdíveis na parte mais ensolarada dos EUA

    06 de Abril de 2015

    Com sua costa cinematográfica, vinhedos banhados pelo sol e picos cobertos de neve, a Califórnia...

    Leia mais

  3. Vale de Sonoma

    Napa e Sonoma: conheça o Wine Country da Califórnia

    21 de Março de 2016

    Saiba o que visitar da região californiana para amantes do vinho

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Califórnia