Bolívia

Andes e White Lagoon, Bolívia

Bem vindo à Bolívia

Um tanto rústica, superlativa em belezas naturais, complexa, opressora e às vezes um pouco exaustiva, a Bolívia é uma das mais diversificadas e impressionantes nações da América do Sul.  

Aventura

Todos os segundos de todos os dias são repletos de aventura na Bolívia. Encontrar o seu caminho pelas cidades e fora delas já pode ser um desafio. E há picos, rios, trilhas, selvas, as descidas de mountain bike de tirar o fôlego e toda a amplitude remota e impenetrável, que arrasta você ainda mais para o seu lado selvagem. É um lugar que pede ousadia e coragem, aquela gana que moveu os primeiros exploradores rumo ao próximo nascer do sol no horizonte e a próxima curva do rio. Para escaladores, os picos íngremes oferecem adrenalina para uma vida toda. Descendo dos Andes à beira do Amazonas, há viagens de vários dias que seguem antigas trilhas incas, tornando esse um dos melhores destinos do mundo para trilheiros. Em passeios pelo coração da Amazônia, você passa por bandos de macacos e uma biodiversidade generalizada, que deixa qualquer um boquiaberto.

Cultura

A profundidade e a riqueza culturais, históricas e espirituais da nação mais indígena da América Latina são incríveis. Oficialmente declarada um Estado Plurinacional, a Bolívia é um lugar para se visitar e também para aprender com a experiência do contato com uma grande diversidade de pessoas. Há culturas sob risco de desaparecimento e línguas que podem sumir nas próximas décadas, além de tradições e crenças do tempo dos reis incas e do centro cosmológico de Tiwanaku. Há pastores e mineradores nas montanhas que expressam orgulho por suas raízes originárias de Quechua, Aymará e Uru, formando uma colcha de retalhos de tradições culturais. Nas profundidades das florestas e nas planícies, você encontrará a atmosfera tranquila das tribos guaranis, que aos poucos estão mudando e se adaptando à chegada de colonizadores mestiços falantes do idioma Quechua. Nas cidades, a cultura pode variar de quarteirão em quarteirão – ou, ao contrário, mudar lentamente – conforme você se embrenha nessa sociedade nitidamente estratificada, com ricos e pobres, educados e desfavorecidos. A cada esquina, uma nova foto, uma nova quebra de paradigma e de imagem que você já teve em sua mente. 

Natureza

A Bolívia é um lugar selvagem. E os amantes da natureza, estetas e poetas encontrarão, cada qual ao seu modo, paisagens, vistas e experiências raramente presentes em outros lugares do planeta. A diversidade geográfica, topográfica, climática e biológica é arrasadora. E, claro, você pode avistar macacos brincando, as elegantes e reclusas vicunhas pastando nas montanhas e as mais de mil espécies de pássaros sobrevoando a sua cabeça, inspirando e elevando você a uma nova proximidade com o mundo natural. 

Última atualização: 19 de Novembro de 2014