Todas em Bogotá
de 1
-
Bardot
O Bardot é o lugar mais badalado de Bogotá no momento, onde celebridades e VIPs se reúnem para exibir a sua riqueza e beleza. O ambiente é “escuro e no estilo Elton John”, como bem descreveu um habitante local: cadeiras Luís XV forradas com veludo roxo e preto e lâmpadas em estilo rococó dominam a decoração. Na trilha sonora, os ritmos são house, techno, reggae e reggaeton. Mas já avisamos: sem nome na lista, não há chance de entrar. Prepare-se para aprontar um barraco na porta.
-
Bogotá Bike Tours
Administrada por um californiano apaixonado pelas magrelas, Mike Caesar, a operadora oferece uma maneira fascinante de conhecer Bogotá sobre duas rodas, sobretudo bairros que seriam proibitivos para qualquer pessoa sensata. Os tours partem todos os dias às 10h30 e às 13h30 (COP $30,000) do escritório deles em La Candelaria. Entre os destaques do tour estão, claro, La Candelaria, e também um mercado de frutas – fique de olho nos vendedores de temperos! – e a Plaza de Toros de Santamaría, além do Cemitério Central e o Distrito da Luz Vermelha. O gringo também aluga bicicletas.
-
Central Cevicheria
Essa cevicheria não nega o seu renome: os ricos e poderosos da capital colombiana encontram-se aqui, assim como ceviches deliciosos, divididos nas categorias picante e não-picante, cada qual com uma dúzia de opções bem criativas. Escolhemos o picoso picante, nadando em três tipos de pimentões, coentro e milho fresco. Mas não para aí: há variados tiraditos (ceviches em tiras sem cebola), tartares e pratos mais caros de frutos do mar. Resumindo: é uma verdadeira celebração da culinária litorânea da Colômbia.
-
Destino Bogotá
Oferece muitos passeios divertidos pela cidade e proximidades. Bogotá mal assombrada? Pular de balada em balada em um ônibus-balada? Aulas de salsa? Tem tudo isso, além de programações mais básicas, como a ótima excursão de um dia para Guatavita/Zipaquirá. A maioria dos passeios exige um mínimo de duas ou quatro pessoas; os preços de city tours começam em COP$ 40.000 por pessoa; as excursões de um dia, em COP$ 110.000. Às vezes, custa até menos.
-
Observatório Astronômico
Concebida pelo celebrado botânico colombiano José Celestino Mutis, essa torre de 1803 é, acredita-se, o primeiro observatório astronômico construído no continente. É possível visitá-lo de segunda a sexta às 11h e 13h, mas é preciso reservar com uma semana de antecedência. Mande um e-mail com o seu nome, nacionalidade e número do passaporte para museos@unal.edu.co para reservar uma data.
-
Plaza Central de Usaquén
Logo ao norte da praça principal, no bairro de Usaquén, que mais parece um vilarejo, você encontra barraquinhas de comida, bolsas coloridas, artesanatos variados e saxofones de bambu – há outra concentração de barracas a alguns quarteirões a leste também.
-
Rafael
Os amantes da boa culinária em Bogotá, assim como outros chefs de cozinha, são quase unânimes ao eleger o cardápio do chef peruano Rafael Osterling o mais consistentemente inovador da cidade. O ambiente contemporâneo do restaurante adota uma estética fria, com teto de concreto, mas possui também um jardim íntimo e agradável, e a comida não deixa ninguém ir embora insatisfeito. Entre os destaques, há o arroz de pato cozido na cerveja e o cochinillo (porco crocante) em molho de mikakami confit. O cardápio, porém, muda constantemente, e é bom deixar um espaço para a sobremesa: o trio de limón suspiros (com camadas recheadas de doce de leite) e o cheesecake de banana da terra sob uma cobertura de Nutella são finais perfeitos para uma refeição deliciosa.
-
The End
Quando o restante de Bogotá vai dormir, a vida continua nesse reduto badalado, no 30º andar. Tem vistas incríveis, de 360º, da cidade, e o público é bem diversificado (em outro lugar, essas pessoas jamais se cruzariam). Divirta-se até o sol nascer.