Onde comer em Bélgica
de 1
-
De Groote Witte Arend
Mantendo a arcada de pedra toscana do prédio que foi um convento do século 15 ao 17, essa joia central combina a diversão de uma boa cervejaria com a satisfação da boa cozinha. Preços acessíves e pratos flamengos.
-
De Stove
Apesar das constantes críticas favoráveis, esse calmo restaurante familiar continua amistoso, confiável e criativo, sem o menor apelo turístico. O cardápio que muda todo mês privilegia o peixe fresco. Quase tudo é feito lá, do pão ao sorvete.
-
Den Gouden Harynck
Atrás da fachada coberta de hera, esse restaurante com estrelas Michelin acumula elogios consistentes e não machuca tanto seu bolso quanto os concorrentes mais famosos. Localização encantadora: central e calma.
-
Fin de Siècle
Dos carbonade (cozido de carne) e frango com cerveja de cereja até mezzes e tandoori, as comidas são tão ecléticas quanto a decoração desse lugar cult de pouca luz. As mesas são rústicas, a música constante, o teto é roxo e os preços convertidos dos
francos belgas. Para citar o barman, “não tem telefone, nem reservas, nem placas na entrada… fazemos de tudo para colocar
as pessoas para fora, mas elas continuam vindo”. Filas são comuns. -
Het Vermoeide Model
Essas agradáveis, embora meio turísticas, casa medieval e restaurante têm salas de tijolos à vista e música ao vivo no piano em alguns finais de semana do inverno. Mas a surpresa “secreta” é uma íngreme escadaria rangente que conduz a um pequeno terraço, para o qual é preciso reservar no verão. O menu inclui bifes, costelas, waterzooi e, às vezes, mexilhões em calvados.
-
In ’t Nieuwe Museum
Esse lugar agradável e familiar é assim chamado devido a sua coleção de placas de cerveja e cofrinhos. Serve almoço a ótimos preços (€7 a €12,50) e jantares com carnes suculentas preparadas em uma lareira do século 17, além de hambúrgueres vegetarianos, pratos com enguia e cremosas vispannetje (caçarola de peixe). Para encontrá-lo, siga a Hoogstraat/Langestraat a oeste, passe o famoso de Karmeliet, vire à direira e caminhe por uma quadra depois da Ganzenstraat.
-
Kathedraalcafe
Essa obra-prima medieval, coberta de hera, tem o interior surpreendente, adornado com anjos, santos, púlpitos
e diversas e deliciosas piadas visuais sacrílegas. -
Mer du Nord
Essa peixaria com boa reputação tem fila e oferece lanches rápidos e almoços em mesas externas de metal.
-
Restobières
Combina cervejas com pratos típicos belgas em um restaurante delicioso, apesar de um pouco apertado. As paredes são cheias de garrafas, moedores e antigas latas de biscoitos com cenas da realeza belga.