Barcelona

Parc Güell

Bem-vindo a Barcelona

Beijada pelo sol e banhada pelo Mediterrâneo, Barcelona é um dínamo onde as pessoas trabalham e se divertem muito. Ímã para apreciadores de arquitetura, comida e vida noturna, é um prazer para todos os sentidos.

 

A vida pulsa intensamente nas ruas dessa cidade marítima. Potência econômica, “Barna” revela gosto pela vida, gênio artístico e estilo aos quais poucas metrópoles podem igualar. Também parece viver em estado de permanente autorrenovação, graças aos “tratamentos de beleza” constantemente oferecidos a bairros que foram negligenciados.

O boom de Barcelona no período medieval a deixou com um dos mais impressionantes legados góticos da Europa. Séculos depois, os modernistas, liderados por Antoni Gaudí, espalharam pela cidade exemplares art nouveau sem precedentes. Hoje, arquitetos internacionalmente reconhecidos somam edifícios do século 21 a essa herança impressionante.

A visita a esses monumentos pode despertar muito apetite. Felizmente, nesse “caldeirão”

de atividade culinária se encontram, lado a lado, restaurantes de frutos do mar, tradicionais e outros, mais finos, comandados pelos chefs avant-garde da cidade.

O temperamento hedonista de Barcelona contamina a todos, dos elegantes senhores que jogam dominó nas praias de La Barceloneta aos fisiculturistas gays que tomam sol logo ao lado. À noite, os estudantes lotam tavernas centenárias enquanto fashionistas bebem caipirinhas em bares da moda antes de ir para os clubes da cidade.

 

A vida em Barcelona

Com 1,62 milhão de habitantes (e mais 3,4 milhões na Grande Barcelona), essa é a segunda maior cidade da Espanha. Compacta e densamente habitada, consegue exalar, ao mesmo tempo, um ar metropolitano e provinciano. Tem alguns trunfos invejáveis: um belo núcleo medieval, as loucuras deliciosas da arquitetura modernista e ruas ensolaradas.

A maioria dos barcelonins não viveria em outro lugar. E muitos estrangeiros parecem concordar com isso, tanto que o número dos que vivem na cidade triplicou entre 2000 e 2008, para depois cair um pouco, principalmente porque a crise mundial atingiu a Espanha duramente. Dos 286 mil estrangeiros que residem oficialmente em Barcelona (cerca de 17,5% da população), quase a metade vem da América Latina e um quarto de outros países da União Europeia.

O turismo acrescenta outros milhões. Apesar da queda a partir de 2007, em 2008 estiveram em Barcelona 6,7 milhões de turistas. O setor emprega cerca de 80 mil pessoas e gera até € 8 bilhões por ano.

As autoridades de Barcelona a promovem como um centro de negócios, conferências e pesquisa. Em março de 2010, o acelerador de partículas Síncroton Alba era um dos centros de pesquisa científica mais importantes da Espanha. Metade dos visitantes vem a negócios e Barcelona só perde para Milão em espaço para feiras comerciais da Europa.

A questão da identidade regional catalã está presente nos debates políticos espanhóis. Um novo estatuto (Estatut) de autonomia de 2006 foi suspenso na Corte Constitucional quatro anos depois, quando o Partido Popular, de direita, apelou contra sua constitucionalidade. Provavelmente irritadas com isso, centenas de cidades e vilas da região realizaram (em três momentos) referendos simbólicos sobre a independência catalã entre dezembro de 2009 e abril de 2010. Pouco mais de 20% dos eleitores compareceram, ainda que 95% deles tenham votado a favor da independência. Barcelona não participou.

Outra fonte de controvérsia é o túnel do trem-bala que hoje cruza seis quilômetros no centro da cidade, ligando Estació Sants com a estação Sagrera. O túnel corre sob as ruas, flanqueando duas obras-primas de Antoni Gaudí: La Sagrada Família e La Pedrera.

Em 2010, o prefeito Jordi Hereu anunciou que Barcelona tentaria sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. No mesmo ano faleceu Juan Antonio Samaranch, 89 anos, pai do esforço olímpico de 1992 e antigo presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Última atualização: 08 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. La Sagrada Familia

    18 coisas gratuitas para fazer em Barcelona

    22 de Janeiro de 2016

    Barcelonatem o suficiente para deixar os mais vorazes por cultura e os gourmands mais comodistas...

    Leia mais

  2. La Rambla com decoração natalina

    Guia para Natal e Ano Novo em Barcelona

    22 de Dezembro de 2015

    Há poucos lugares na terra com tanto clima de festa quanto o centro medieval de Barcelona – tão...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Barcelona