ÁsiaDicas e artigos

Japão com crianças: dicas e destaques de atrações para os pequenos

Piquenique em Harajuku

O Japão é um ótimo lugar para se viajar com crianças. Os proble­mas que os pais geralmente têm com segurança e higiene simples­mente não existem no Japão, com sua ultrassegurança e limpeza. Você vai ver que os japoneses adoram crianças e serão muito carinhosos com elas, chamando-as de kawaii (gracinhas).

A maioria das cidades pequenas ou grandes possui pequenos playgrounds e parquinhos que divertirão bebês e crianças. Crianças um pouquinho maiores também vão se divertir com as mesmas coisas que as crianças japonesas: centros de jogos, parques de diversão, áreas para compras no centro e cinemas. Algumas crianças poderão até gostar das mesmas coisas que seus pais: santuários, templos e museus. Além disso, há caminhadas, esqui, snowboard e esportes marinhos.

É sempre bom planejar bem a viagem quando as crianças acompanham. Algumas dicas importantes são: não esquecer medicamentos tomados com frequência; os livros favoritos delas; e garfos e colheres de plásticos, pois alguns restaurantes não fornecem.

 

Melhores regiões

 

Tóquio

A Disneylândia de Tóquio e as mecas da juventude, Shibuya e Harajuku, são apenas o começo das atra­ções para seus filhos em para Tóquio.

Kansai

Nara oferece um parque gigante, com vistas de encher os olhos, como o Grande Buda; há um restaurante onde as crianças podem almoçar e, ao mesmo tempo, “operar” um trem.

Okinawa e as ilhas do sudoeste

A areia branca, águas quentes e um coral lindo. Se o tempo estiver fechado para mergulhar leve seus filhos para um dos melhores aquários do mundo.

Quioto

Templo Kiyomizu-dera
©Zik Teo/Lonely Planet

 

Andar de bicicleta pelas ruas, passear pelas lojas de jogos, fazer piquenique no rio e caminhar pelos montes vai agradar a garotada. E Kiyomizu-dera é o templo mais adaptado de todos às crianças.

Sapporo e Hokkaidō

Se seus filhos sabem esquiar ou praticar snowboard, eles vão adorar Hokkaidō.

 

Destaques

Família andando de barco em Ueno
Lonely Planet ©

 

Convenhamos: até mesmo as crianças mais precoces poderão eventualmente se cansar de templos, jardins e santuários. Aqui estão algumas dicas para a diversão dos pequenos.

Parques de diversão

 O Japão é famoso por seus parques de diversão, incluindo a famosa Disneylândia de Tóquio e o Universal Studios do Japão.

Trens

As crianças vão adorar os trens do Japão, seja viajando no shinkansen (trem-bala) ou simplesmente olhando da estação.

Centros de jogos

Num dia chuvoso, quando as crianças estão entediadas, um bom centro de jogos pode ser a salvação. Localizam-se nos shopping de todo o país.

Cinemas

Filmes de Hollywood (e, às vezes, outros) estão geralmente legendados em inglês no Japão.

Shōtengai

Nos shōtengai (centro de comércio) das cidades – com lojas de ¥100 e centros de jogos – há muita diversão para as crianças.

Esqui e snowboard

Se visitar o Japão no inverno, seus filhos vão adorar passar o dia nas pistas de esqui.

Praias

Se por um lado, Okinawa possui a melhores praias do Japão, há também praias ótimas nas costas da maioria das ilhas do Japão.

 

Esta matéria faz parte do guia Japão, da Lonely Planet Brasil. Também disponível em e-book.

Este artigo foi publicado em Julho de 2015 e foi atualizado em Julho de 2015.

Ásia