ÁsiaDicas e artigos

China no sossego: aventuras na ilha tropical de Hainan

Ilha Hainan, China

Dora Whitaker

A vista do divertido bar de praia é um clássico: o sol da tarde brilha sobre areias açucaradas conforme o oceano avança depressa e rola por cima delas. Um grupo de adolescentes, depois da aula, passa correndo em suas roupas de mergulho, segurando a prancha firme contra a barriga conforme se jogam nas ondas. Um deles está usando um revelador chapéu de palha amarrado em volta do queixo.

Não é a Califórnia ou a Costa Dourada da Austrália; é Hainan, a maior ilha tropical da China e um parque de diversões contornado de praias.

 

Ao visitar Hainan hoje, é incrível pensar que essa ilha do tamanho da Bélgica era uma área isolada apenas algumas décadas atrás. Suas florestas úmidas, praias de areias brancas e clima tropical ficam a apenas alguns quilômetros da ponta da província de Guangdong, mas, até o boom econômico dos últimos 30 anos, permaneceu muito ignorada pela parte continental do país. Hoje, a ilha recebe mais de 35 milhões de turistas por ano (a maioria, chinesa) e a costa foi transformada; o principal resort de praia, Sanya, aparece no horizonte na forma de uma crista de prédios altos. Hainan é riquíssima e, atualmente, um dos destinos de férias mais famosos e luxuosos da China.

A impressionante Yalong Bay Beach, em Sanya
Foto por: Camille_Massida/ThinkStock

 

Tudo isso significa que alguns dos hotéis mais opulentos do país podem ser encontrados na costa sul de Hainan e, com vôos regulares e uma conexão de trem de alta velocidade entre a capital Haikou e Sanya, os charmes da ilha são fáceis de alcançar. Quando você cansar de passear pelos locais históricos e as cidades frenéticas da China continental, tire um tempo para descansar nas praias Hainan. Pratique paddle nas ondas quentes da capital do surfe na China, jante com o povo tanka, moradores de barcos, passeie de bicicleta pelas frescas terras rurais altas ou simplesmente observe o sol afundar sobre o Mar da China Meridional enquanto respira um dos ares mais limpos do país.

 

Diversão nas ondas da capital do surfe na China

Hainan é o centro da cena de surfe nascente da China e, embora suas ondas não se comparem às gigantes do Havaí, suas baías oferecem um misto de breaks que são desafiadores o bastante para o local que receba quatro competições de surfe anuais. E ainda é possível você ter as ondas só para si, em especial ao sol do meio do dia. A Baía do Sol e da Lua (日月湾; Rìyuè Wān) e a Baía Shimei na costa leste são os melhores lugares, com point breaks e beach breaks para agradar tanto iniciantes quando os mais experientes. Dadonghai e Houhai, mais ao sul, têm águas mais plácidas, mas mais quentes, e são adequadas para os totalmente iniciantes.

Faça acontecer Aluguel de pranchas e aulas de surfe com um instrutor certificado da ISA estão disponíveis na Surfing Hainan, que também tem quartos no estilo de alojamentos. Aluguel e aulas básicas também são oferecidos em Sanya, na Sanya Backpackers.

 

Jantar em uma vila de barcos tanka

Comunidades de tankas que vivem em barcos existiram nas províncias do sul da China por séculos. Depois da proibição de viverem em terra, eles passaram a levar uma vida aquática em rios e estuários das regiões costeiras, montando suas animadas vilas para uma geração por vez. Restaurantes flutuantes na vila da Baía de Haitang são montados em grandes plataformas com cozinhas completas e contêineres submersos onde você pode observar seu pedido sair se debatendo da água ao seu lado. Você escolhe se quer a pesca preparada no vapor, frita ou feita como churrasco e, depois, devora os mais frescos caranguejos, peixes tigres siameses, lulas e camarões, todos temperados com um pouco de pimenta bode amarela de Hainan.

Faça acontecer Restaurantes na vila de barcos da Baía de Haitang em Tielugang são alcançados pelo píer de Houhai, a uma viagem de carro de 40 minutos de Sanya. Se você não souber o idioma, um passeio pode ser organizado com hotéis locais ou agências de turismo, já que os funcionários dos restaurantes não falam inglês. O Haitang Bay Impression Seafood Restaurant é uma das opções mais sofisticadas.

 

Estadas hedonistas

Hotéis de luxo estão brotando como cogumelos bem decorados em Hainan. Intercontinental, Marriott, Ritz-Carlton e St Regis (com uma marina para o seu iate privado, caso você precise) abriram filiais na ilha. O Westin Sanya Haitang Bay Resort está localizado longe da agitação turística de Sanya, mas exatamente ao lado do maior shopping duty free do mundo. Quartos e casas contornam um enorme jardim de água com piscinas em forma de lagoas, banheiras de hidromassagem, cabanas e uma piscina longa de onde você pode se deixar levar até a praia e voltar.

Este é o tipo de resort que está fazendo sucesso em Hainan
Foto por: Liufuyu/ThinkStock

 

Casais de férias são especialmente bem atendidos; há mais de 500 fotógrafos de casamentos na ilha. O silencioso e adorável Banyan Tree Sanya oferece a combinação de privacidade completa e deleite máximo: jantar na praia, massagens gratuitas, banheiras salpicadas de pétalas e outras extravagâncias babilônicas estão disponíveis.

Longe da praia, o Yalong Bay Earthly Paradise Bird's Nest Resort está localizado em uma floresta tropical onde casas separadas empoleiram-se como casinhas de pássaros luxuosas nas árvores. Banheiras ao ar livre, borboletas de voo rápido e uma piscina infinita acessada via uma série de caminhos pelo topo das árvores completam a experiência na selva.

 

De bicicleta em Hainan

O ar limpo, o pouco trânsito, os picos verdes e os belos vales com fazendas de Hainan são um excelente terreno para ciclismo. Pela costa norte, você pode pedalar ao longo de praias de areia fofa antes de fazer uma incursão para o interior, para encontrar cachoeiras, selva e vilas indígenas. As paisagens rurais e as vilas de pescadores da Ilha Haidian estão a uma curta pedalada de Haikou.

Imagina pedalar por aqui de manhã?
Foto por: Lu_Bi/ThinkStock

 

Faça acontecer Mountain bikes estão disponíveis para aluguel no Haikou Banana Youth Hostel por ¥50 por dia. Verifique informações detalhadas sobre o ciclismo por Hainan no site do hostel. Também há uma loja da Giant Bicycles em Haikou que aluga bicicletas.

Como chegar

Hainan tem dois aeroportos internacionais: o aeroporto de Haikou Meilan no norte e o Aeroporto Sanya Phoenix atendendo os resorts ao sul. Os dois têm boas conexões com as cidades principais da China, Hong Kong, Bangcoc, Singapura e Taipé. O Sanya também atende a Malásia, o Japão e a Rússia (na temporada).

Quando ir

De novembro a fevereiro é a estação mais seca e também a melhor época para surfar e pedalar no interior. Também é o principal período de férias para os turistas chineses. De abril a outubro, é a melhor época para conseguir um bom preço em hotéis, mas também são os meses mais quentes e úmidos. Hainan costuma ter pelo menos um tufão durante essa época, o que pode atrapalhar um pouco a viagem.

 

Dora Whitaker viajou para Hainan com o apoio da Secretaria de Turismo de Hainan. Colaboradores da Lonely Planet não aceitam presentes para fazerem uma cobertura positiva.

Este artigo foi publicado em Julho de 2015 e foi atualizado em Julho de 2015.

Ásia