AmsterdãDicas e artigos

O básico de Amsterdã

O básico de Amsterdã

Canais bucólicos, pontes charmosas e atmosfera relaxada: há muitas razões para adorar ‘Dam (para os íntimos). Então como aproveitar ao máximo a sua visita?

Carregue um guarda-chuva

O clima de Amsterdã é notório por sua inconsistência. Felizmente as pancadas costumam ser rápidas.

Leve grana

Várias lojas, restaurantes e bares só costumam aceitar dinheiro ou cartões de débito holandeses.

Coma arenque

Hollandse Nieuwe (arenque fresco) é uma especialidade holandesa. De maio a julho acontece o apogeu da temporada do arenque. Experimente, mas não balance-o sobre a boca como eles fazem nos panfletos turísticos. Os locais comem arenque de uma forma muito mais civilizada – picado e servido num prato de papel com cebolas e picles doce, usando um palitinho de dentes como talher, ou enrolado num pãozinho branco macio (broodje herring).

Vá ao mercado

Faça uma visita culinária ao multicultural Albert Cuypmarkt. Experimente queijos, azeitonas, frites, stroopwafels recheados com caramelo e muito mais enquanto vê o movimento.

Alugue uma bicicleta

Arrume uma bicicleta para a sua estadia. A maioria das pessoas aluga por um dia e gostaria de ter tido uma o tempo todo. É barato, ecológico e é como os moradores da cidade circulam – por que não juntar-se a eles? Tenha ainda mais consciência ecológica e alugue uma na Recycled Bicycles.

Preste atenção por onde caminha

Não ande na ciclovia, a menos que você queira ser machucado, xingado ou ambos. As ciclovias têm claras marcações em vermelho. Encare-as como uma rua movimentada – olhe para os dois lados e atravesse rapidamente. E, se houver um semáforo, espere pelo sinal verde para pedestres.

Siga a etiqueta dos cafés

Os cafés de Amsterdam são lendários. Se você visitar um deles, lembre de três coisas importantes: 1) A maconha não é legalizada (mas vender e portar pequenas quantidades é tolerado). 2) Desde a proibição do fumo do tabaco, você não pode fumar um cigarro ou um baseado contendo tabaco dentro de um café. Resumindo: baseados de maconha são OK, cigarros de tabaco, não. 3) Você não pode comprar ou beber álcool num café.

Experimente a torta

O doce mais famoso da Holanda é uma torta de maçã – servida com um bocado obsceno de chantilly. A Winkel, em Jordaan, tem a melhor da cidade.

Compre

As Negen Straatjes (Nove Ruas) são o lugar certo para compras de butique – mas várias das lojas fecham aos domingos e/ou às segundas. Para uma experiência mais agradável, vá para lá num sábado alvoroçado e tome um café numa das cafeterias do entorno.

Não entre em pânico

Aceite o fato de que vai se perder. Todo visitante se perde – Amsterdã é uma teia de canais e pontes. Não se preocupe, é tudo parte da diversão. Quando você finalmente usar seu mapa para encontrar o caminho, não se surpreenda caso alguém ofereça ajuda com as direções – os holandeses ficam felizes em serem úteis.

Caras vermelhas

Não tire fotos das prostitutas nas vitrines do De Wallen (o Red Light District, a zona de meretrício) – é desrespeitoso e você corre o risco de ter sua câmera atirada num canal. Para mais informações sobre o bairro, confira o Red Light District Tour oferecido pelo Prostitution Information Centre.

Maiores informações

Visite o tópico sobre a Holanda no fórum Thorn tree para encontrar respostas a todas as suas perguntas sobre Amsterdã. Novas leis dos cafés? Comer fora a preços razoáveis? Está tudo lá (em inglês).

Ex-editora do escritório de Londres da Lonely Planet, Caroline Sieg (www.siegcaroline.com) é escritora e editora, meio suiça, meio americana, especializada na Europa e nos EUA. Siga-a no Twitter: @carolinesieg.

 

Este artigo foi publicado em Maio de 2013 e foi atualizado em Novembro de 2014.

Amsterdã