América do NorteDicas e artigos

Melhores destinos nos EUA para aproveitar o sol de inverno

Andy Murdock

Do ponto de vista do viajante, há duas respostas razoáveis frente à perspectiva de um longo e frio inverno: abraçar o frio, procurando os mais espetaculares destinos de inverno, ou seguir o calor, onde quer que ele esteja.

Se você está enjoado de andar em calçadas congeladas e ficar em prédios superaquecidos, ninguém o julgará por escolher a segunda opção. Aqueles que viajam nos Estados Unidos nem precisam sair do país para abandonar os cachecóis e as luvas. Não importa se você busca uma escapada na praia, ou aventuras selvagens, ou uma dose de cultura das grandes cidades, selecionamos lugares onde você encontrará o sol no inverno.

 

Palm Springs é o lugar ideal para uma festa na piscina neste inverno © Gregobagel / Getty Images

Palm Springs, Califórnia

Palm Springs é quente o ano todo e não apenas no termômetro. As noites de inverno podem ter um pouco do frio seco do deserto, mas a média da temperatura máxima nunca é abaixo dos 21ºC. Não é segredo que Palm Springs seja um oásis de inverno: essa é a alta temporada no Coachella Valley, mas a variedade de motéis à moda antiga e casas dos anos 1950 para alugar para sua festa na piscina quer dizer que nunca faltam opções. Para aqueles que desejam mais ação do que relaxar em uma piscina, o Parque Nacional Joshua Tree e o charme esquisito de Salton Sea (com atrações como o Museu Internacional da Banana) estão a menos de uma hora de distância.

 

Clima fenomenal e flora peculiar são certezas em Phoenix © Desert Botanical Garden

Phoenix, Arizona

Há uma razão para 15 times de beisebol da Major League se instalarem na área da grande Phoenix para treinos antes da temporada real começar: o clima é fenomenal. Phoenix tem, em média, 299 dias de sol por ano. No meio do verão, quando as temperaturas frequentemente passam dos 37ºC, talvez você anseie por um pouco menos de sol, mas os dias claros e por volta dos 20ºC do fim do inverno são perfeitos para se divertir ao ar livre. Se você não gosta de beisebol, pode, ao menos, comprovar com os próprios olhos por que os jogadores a chamam de “Liga dos Cactos”, ao visitar o Desert Botanical Gardens, onde suculentas e plantas espinhosas do deserto dividem o espaço com exposições de arte. Ou, então, faça uma trilha e explore as formações de arenito do Parque Papago e do Parque South Mountain, lugares favoritos dos trilheiros.

 

O inverno é uma ótima época do ano para ver a fauna das Everglades © AlpamayoPhoto / Getty Images

Everglades, Flórida

Parece que esses times de beisebol sabem das coisas, porque, enquanto parte da liga está no Arizona, o resto está se aquecendo na Flórida. É comum que a Flórida tenha as temperaturas mais quentes dos Estados Unidos continental durante o inverno: o estado mais quente em geral, a cidade mais quente e as praias mais quentes. O parque nacional mais quente do sistema, exceto pelo Havaí, é frequentemente Everglades. É também a estação de seca, o que torna essa uma das épocas do ano mais populares entre os visitantes e uma das melhores para ver a fauna. Os mangues secos fazem a vida selvagem se concentrar em áreas menores, e os pássaros migratórios estão fazendo o mesmo que você: voando para a Flórida em busca de um clima mais quente. Dirija pela Southern Everglades Highway, na direção sul, até chegar ao fim do continente, em Flamingo, um ótimo lugar para ver peixes-boi.

 

St. John tem sol tropical o ano todo © cdwheatley / Getty Images

St. John, Ilhas Virgens Americanas

Procurando calor e a sensação de estar muito longe de casa? St. John pode ser uma boa opção. O Parque Nacional das Ilhas Virgens cobre dois terços da ilha, preservando vários quilômetros de costa, além de habitats submarinos de corais. Vai viajar com as crianças? Experimente a Maho Bay, conhecida por suas águas calmas e rasas, popular entre os praticantes de snorkel e as tartarugas verdes. No momento da pesquisa, a recuperação dos danos causados pelos furacões Irma e Maria, do fim de 2017, ainda acontecia, mas a maioria dos resorts está aberta ou planeja reabrir em 2019, e as ilhas certamente estão recebendo visitantes.

 

O inverno pode ser a baixa temporada, mas há sempre alguma festa acontecendo em Nova Orleans © Daniel Grill / Getty Images

Nova Orleans, Louisiana

Os invernos de Nova Orleans não são exatamente quentes e ensolarados – a média de temperatura é entre 15ºC e 20ºC em janeiro e fevereiro –, mas é certamente bem mais quentinho que qualquer lugar coberto de neve; além disso, a cidade não está tão lotada antes do início do Mardi Gras. Em todo caso, é Nova Orleans, então, há sempre alguma festa acontecendo, mesmo no inverno. Fogueiras são acesas nas margens do rio toda véspera de natal, uma tradição que supostamente ajuda a guiar a chegada do Papa Noël, o Papai Noel cajun. O festival anual Tet Fest é organizado pela Igreja Mary Queen of Vietnam e celebra o ano novo vietnamita (fim de janeiro ou início de fevereiro), e é um dia importante para a grande população vietnamita de Nova Orleans, além de uma ocasião festiva repleta de comidas deliciosas para todos. Os dias amenos do inverno também são agradáveis para explorar as ruazinhas da cidade em um de seus muitos tours de bicicleta.

 

Esqueça a tristeza do inverno na praia de Ulua, em Maui © Ron Dahlquist / Getty Images

Kihei, Maui

As ilhas havaianas são mais chuvosas no inverno, quando ficam um pouco mais frescas. Mas vamos ser honestos: o “fresco” inverno de Kihei significa uma média máxima de 27ºC em vez de 30ºC. Kihei tem uma média de 276 dias de sol por ano. Aqui você não precisará de capa de chuva. Algumas dicas simples para escolher onde ficar no Havaí durante o inverno: 1 - Opte pelas costas sul e oeste de cada ilha para aumentar suas chances de sol; 2 - As ondas podem ser mais fortes no inverno, mas há sempre opções mais calmas, como o Kalepolepo Beach Park, para as crianças, ou a praia de Ulua, para prática de snorkel; 3 - Os preços, em geral, sobem durante as festas, mas há sempre ofertas para o início do inverno e antes das férias de primavera, especialmente para Oahu e Maui, destinos da maioria dos voos diretos.

 

Contemple, mesmo no auge do inverno, o amanhecer e o pôr do sol espetaculares de Jekyll Island © BrianLasenby / Getty Images

Costa da Geórgia

Os adoradores do sol que seguem para Geórgia poderiam muito bem parar em Savannah e não sair mais. Siga, porém, um pouco mais até a costa e encontre um mundo de ilhas de recifes e canais a explorar. A Tybee Island e suas praias populares ficam a apenas meia hora de carro de Savannah e são o começo de uma série de ilhas subtropicais que descem a costa da Geórgia, todas com invernos amenos, mas cada uma com sua própria personalidade. Sapelo Island é o lar de uma pequena vila de Geechee, descendentes de escravos africanos que trabalharam nas plantações da região até o século 19. Os amantes da natureza podem fazer tours pela vida selvagem nos estuários de Sapelo, através do Sapelo Island National Estuarine Research Reserve Visitors Center. A histórica e multicultural Brunswick serve como porta de entrada para as Golden Isles da Geórgia, que incluem os balneários de St. Simons e Jekyll Island, historicamente uma área de lazer para as famílias mais ricas da América.

 

Chegue antes das férias de primavera, e você terá a ensolarada South Padre Island só para você © DenisTangneyJr / Getty Images

South Padre Island, Texas

Chegue a South Padre antes das férias de primavera, e você encontrará esse popular balneário texano em sua versão mais quieta. Os 20 hectares do South Padre Island Birding & Nature Center, com diversas vitrines, uma torre de observação e uma passarela nas dunas, é o lugar ideal para observar nossos amigos emplumados que passam o verão em South Padre, além de ver crocodilos e tartarugas marinhas. A praia do Parque Estadual de Isla Blanca é a mais popular, devido ao acesso a lojas e restaurantes, mas você pode ser recompensado com um pouco de tranquilidade ao explorar as dunas do Parque Estadual Edwin King Atwood ou as longas faixas de areia no North End.

Este artigo foi publicado em Janeiro de 2020 e foi atualizado em Janeiro de 2020.

América do Norte

Destaques